Bem-vindos ao Butão!

Você que me lê: já foi ao Butão? Eu, infelizmente, ainda não. Mas tenho vontade. Muita vontade. Sou movida a conhecer destinos exóticos e fora da curva tradicional dos guias turísticos – e o Butão está inserido nesta minha filosofia de vida. Sabe onde fica o Butão?

doubtHUUMMM… BUTÃO???

Woman-confused3NEM IDEIA, MARIANA!

O Butão, oficialmente conhecido como Reino do Butão e também chamado de País do Dragão, está localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Faz fronteira ao norte com a China e ao sul, leste e oeste com a Índia. A capital é Thimphu, a 2329 metros acima do nível do mar.

 Taktshang_BEM-VINDOS AO BUTÃO!

O butão tem um rei chamado Jigme Khesar Wangchuk. Ele tomou posse em 2008. É jovem, tem 35 anos, bonito, casado, amado pela população e educado na Europa.

tmbhutanO REI E SUA RAINHA

bento1PARECE GALÃ DE NOVELA INDIANA

O rei Jigme Khesar Wangchuk governa de maneira única no mundo. Coloca o bem-estar do povo acima de qualquer interesse econômico. No Butão, o PIB (Produto Interno Bruto) não tem a importância da FIB (Felicidade Interna Bruta). O país figura entre as nações mais pobres do mundo, segundo a ONU. O salário mínimo gira em torno de US$ 100. Mas isso não é o mais importante.

woman-yelling-istock-de20DINHEIRO NÃO É IMPORTANTE NO BUTÃO, MARIANA?

Não, não é o mais importante. O Butão é regido por seu rei com extrema sensibilidade e ostenta uma sofisticada filosofia de desenvolvimento que coloca a felicidade do povo acima dos índices de seu PIB. Existe o Ministério da Felicidade – responsável por planejar a alegria de sua população. A Felicidade Interna Bruta é avaliada pelo governo com o uso de nove indicadores: bem-estar psicológico, padrão de vida, saúde, educação, uso do tempo, desenvolvimento econômico sustentável, preservação das tradições, conservação do meio ambiente e vitalidade da comunidade. Cada projeto implantado tem como base esses nove critérios.

DILMA - COM CANETA NO OUVIDOESTÁ OUVINDO, PRESIDENTA?

olivia10ELA BOTOU A CANETA NO OUVIDO

Woman Shouting with BullhornPODE TIRAR A CANETA DO OUVIDO, PRESIDENTA?

DILMA-ROUSSEFFO QUE FOI AGORA?

Respondeu o rei do Butão, ao ser questionado por líderes europeus como fazia para medir a felicidade de seu povo: “Não medimos a felicidade, mas sim a existência do habitat para que a felicidade possa existir”. Não por acaso, o Butão aparece entre as 10 nações mais felizes do mundo segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. O país tem índices baixíssimos de violência, não tem mendigos, fome zero e não há registro de corrupção administrativa.

1912-CongressoESTÃO OUVINDO??

mother-shouting1ESTÃO OUVINDO?

Angry Businesswoman Shouting At PhoneALÔ, BRASÍLIA, CÂMBIO?

bento1NINGUÉM ESCUTA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.