Há dois dias ouço falar incessantemente sobre a campanha de Dia dos Namorados do Boticário e a polêmica que o comercial gerou na internet. Quando falo em polêmica, me refiro a reações homofóbicas pelo fato de o comercial mostrar casais gays (duas mulheres e dois homens) e também um casal heterossexual trocando presentes. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) anunciou ontem que abriu um processo para analisar a peça após ter recebido mais de 20 reclamações.
Um relator deverá avaliar o conteúdo e verificar se as queixas têm fundamento. Ele vai se manifestar em voto, a favor ou contra, que pode indicar a suspensão da veiculação do comercial ou pode a alteração de alguns trechos. O Conselho de Ética do Conar também vai debater a denúncia em até 45 dias.
INACREDITÁVEL
Inacreditável que a gente viva ainda um preconceito desse nível nos dias de hoje. Inacreditável que essa gente se utilize da religião para emanar sua homofobia. Até onde minha capacidade de interpretação de religião permite, o amor está acima de todos os deuses e de todas as crenças. E promover a homofobia, desculpem, não tem nada a ver com amor – consequentemente, não tem nada a ver com religião. Portanto, excluam seus deuses dessa polêmica.
FALEM POR VOCÊS E POR SEUS PRECONCEITOS!
No YouTube, onde a campanha também foi divulgada, o vídeo conta com mais de 160 mil avaliações negativas e 270 mil positivas, tendo sido visualizada mais 1,8 milhão de vezes. Nos comentários, internautas fazem ameaças de boicote à marca. Em sua página no Facebook, o Boticário também recebeu diversas manifestações e muitas mensagens de apoio e elogios à iniciativa.
Olha o comercial!
O site Reclame Aqui também foi usado para protestar contra a campanha da marca. Mais de 90 queixas foram abertas na página. Em resposta, o Boticário reafirma seu posicionamento e diz que acredita na beleza das relações.
“O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha ‘Casais’, que estreou na TV aberta no dia 25 de maio, é abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.”
Palmas para O Boticário!
CLAP, CLAP, CLAP, CLAP
Aproveitando, deixo um último recadinho aos interessados em boicotar O Boticário por questões de homofobia: aproveitem a viagem, sejam coerentes e boicotem também centenas de outras marcas que, tenho certeza, farão bastante falta na vida. Se você odeia LGBTs, comece cancelando sua conta no Facebook, jogue seu iPhone, seu iPad, seu iPod, seu iMac e seu Macbook no lixo, pois a Apple, cujo presidente é gay, está na lista das empresas que assinaram um documento enviado à Suprema Corte Americana em apoio à união civil entre pessoas do mesmo sexo.
HOMOFÓBICOS JOGANDO SEUS Is FORA AGORA!
Outras empresas que assinaram o documento enviado à Suprema Corte Americana: HP, Intel, Microsoft, Symantec, Dropbox, Google, Coca-Cola, Pepsi, Starbucks, Visa, Mastercard, American Express, Jonhson&Johnson, Kimberly Clark, Colgate-Palmolive, Levi’s, Nike.
SÃO TODOS A FAVOR DOS GAYS, VIU??
BOA ESSA DO CELSO DOSSI!
Hey, você que pleiteia boicote ao Boticário! Você utiliza produtos Always, Blondor, Fusion, Gillette, Gillette Feminina, Head & Shoulders, Koleston, Mach3, Naturella, Olay, Oral-B, Pantene, Pert Plus, Prestobarba, Pro-Vital, Salon Professional, Seiva de Alfazema, Soft Color, Tampax, Wella Professionals, Ace, Ariel, Downy, Duracell, Eukanuba, Febreze, Hipoglós, Metamucil, Pampers, Pop e Vick? Pois saiba que todos fazem parte da Procter & Gamble, que também apoia o casamento igualitário.
ACABARAM-SE BOAS OPÇÕES DE HIGIENE PRA VOCÊS!
E não adianta xingar muito no Twitter. Eles também estão com os LGBT. E se for reclamar na Justiça, não tire nenhuma cópia com a Xerox. A lista de 397 empresas que enviaram o documento em prol da união entre pessoas do mesmo sexo à Suprema Corte Americana é apenas referente às que estão pressionando a Suprema Corte a legalizar o casamento igualitário, mas há muitas outras – como Ford, McDonalds, United Airlines, Absolut e Smirnoff– que já fizeram campanhas em prol da igualdade de direitos.
Deu nervoso diante de tanta privação?
Tenta comer um docinho, então, pra melhorar o nível de serotonina.
Mas cuidado, muito cuidado!
OREO NÃO PODE!