Páscoa além do chocolate

Há muito tempo venho achando que a humanidade perdeu bastante o sentido original das datas comemorativas e transformou tudo em um grande comércio, o que lamento, diga-se. A Páscoa, por exemplo, é imediatamente associada a chocolates. Não que isso seja ruim, pelo contrário, mas há algo de muito maior na origem da data e que, na minha opinião, deve ser sempre celebrado.

duvida-perguntaPODE EXPLICAR MELHOR?

​A Páscoa, comemorada este ano no dia 5 de abril, é para a maioria dos brasileiros uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo. Por trás dessa celebração, há algumas questões desconhecidas.

woman-yelling-istock-de20QUAIS SÃO ELAS, MARIANA?

Qual é a verdadeira história da Páscoa?
Por que presenteamos familiares e pessoas queridas com ovos de chocolate?
Por que o coelho é o símbolo da data?

olivia10POR QUE NÃO É O CACHORRO?

bento1POR QUE NÃO SOU EU?

enxaqueca9A MEGALOMANIA DO BENTO NÃO TEM LIMITE

Compilei algumas curiosidades que a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados listou sobre a Páscoa.

chapolin-coloradoSIGAM-ME OS BONS!

1) O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia.
2) Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava apenas o fim do inverno e a chegada da Primavera no Hemisfério Norte.
3) Antes, os ovos de Páscoa não eram de chocolate e sim de galinha, que, na tradição, eram tingidos e pintados com cores da primavera para presentear os amigos.

ovos
NÃO SÃO LINDOS?

A tradição de dar ovos decorados como presente começou na China, nas festas de primavera, e era uma comemoração para celebrar a vida e os encontros. É que, durante o rigoroso inverno, as pessoas ficavam resguardadas em casa, assim como os animais que precisavam hibernar nesta época para se proteger do frio intenso. Quando a primavera chegava todos podiam “sair de casa” e reencontrar seus familiares e amigos.

amizade-animal-021OH, QUE SAUDADE!!!

4) A lenda mais tradicional diz que o Coelhinho da Páscoa foi trazido à América por imigrantes alemães em meados de 1.700. Segundo eles, o animal visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam que encontrar na manhã de Páscoa.
5) Há outra lenda que diz que a simbologia do Coelho de Páscoa estaria na fertilidade que eles possuem, porque geram grandes ninhadas. Além disso, o animal representaria a renovação de uma vida que traz boas novas, além de dias melhores.

mulher-questionando1-202x300QUANDO SURGIU O CHOCOLATE, MARIANA?

No século 19, com o advento da indústria do chocolate, os ovos pintados à mão foram substituídos pelos ovos de chocolate. Em muitos países da Europa, até hoje, existe a crença de que comer ovos de chocolate no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o ano. Em outros lugares do mundo acredita-se que colocar na mesa um ovo de galinha, na Sexta-feira Santa, afasta doenças.

eggSAÚDE!!

bento1PREFIRO UM BIFE MAL-PASSADO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.