Perigo, perigo! Dicas para não queimar o filme na festa da firma

Não tem jeito: inevitavelmente, o fim de ano traz a famigerada festa da firma, encontro de confraternização dos funcionários promovido pela maioria das empresas. O que deveria ser um momento de descontração e alegria, no entanto, pode encher o vivente de dúvidas: como se comportar, que horas chegar e ir embora, como se vestir, ingerir ou não bebidas alcoólicas… Mas talvez a primeira e principal dúvida seja a fatídica: ir ou não ir?

pensadorEIS A QUESTÃO

A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria e comemora as conquistas, além de propiciar um encontro descontraído. Esses momentos também são grandes canais “networking”, com uma aproximação entre todos independentemente dos níveis hierárquicos. Portanto, estar presente torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, pois demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando ser taxado de antissocial ou alguém que não gosta do ambiente de trabalho.

MARI KALIL: Algumas regrinhas de etiqueta para levar a sério no WhatsApp

Apesar de ser importante a ida, é preciso estar atento aos excessos, que podem causar transtornos para a imagem perante os colegas de trabalho. Em tempo de smartphones e redes sociais, essa recomendação deve ser ainda mais seguida, já que as situações vexatórias podem cair na rede e não causar má impressão apenas nos colega, mas também a futuros contatos de trabalho.

Confira 10 dicas e cuidados a serem tomados para não queimar o filme na festa da firma:

1. Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável.
2. Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente.
3. Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos: lembre-se de que não se trata de uma balada.
4. Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa: beba com responsabilidade e não dirija depois.

binge_1563054aPORQUE DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR…

5. Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misturando-se e evitando grupinhos.
6. Use roupas discretas e condizentes com o ambiente: às mulheres, recomenda-se evitar comprimentos muito curtos e decotes mais ousados, enquanto aos homens a dica é nada de camisas abertas ou chinelos de dedo.

havaianas-urban-001NÃO, POR FAVOR, NÃO!!

mh_interna_jaca1NÃO, POR FAVOR, NÃÃÃOOO!

7. Seja cordial com todos os presentes, independentemente de ter ou não contato próximo, e busque falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas.
8. Caso perceba que algum colega está exagerando, ajude-o, retirando-o de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura.
9. Não seja o último a sair da festa: ainda que isso não seja exatamente uma regra, é uma atitude que costuma evitar exageros.

vassoura_gari_36_furos(1)NÃO SEJA VASSOURINHA….

10. Evite sair junto com os superiores, para não passar a impressão de que estava na festa apenas para aparecer a eles.

Fonte: Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.