Não tem jeito: inevitavelmente, o fim de ano traz a famigerada festa da firma, encontro de confraternização dos funcionários promovido pela maioria das empresas. O que deveria ser um momento de descontração e alegria, no entanto, pode encher o vivente de dúvidas: como se comportar, que horas chegar e ir embora, como se vestir, ingerir ou não bebidas alcoólicas… Mas talvez a primeira e principal dúvida seja a fatídica: ir ou não ir?
A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria e comemora as conquistas, além de propiciar um encontro descontraído. Esses momentos também são grandes canais “networking”, com uma aproximação entre todos independentemente dos níveis hierárquicos. Portanto, estar presente torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, pois demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando ser taxado de antissocial ou alguém que não gosta do ambiente de trabalho.
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Apesar de ser importante a ida, é preciso estar atento aos excessos, que podem causar transtornos para a imagem perante os colegas de trabalho. Em tempo de smartphones e redes sociais, essa recomendação deve ser ainda mais seguida, já que as situações vexatórias podem cair na rede e não causar má impressão apenas nos colega, mas também a futuros contatos de trabalho.
Confira 10 dicas e cuidados a serem tomados para não queimar o filme na festa da firma:
1. Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável.
2. Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente.
3. Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos: lembre-se de que não se trata de uma balada.
4. Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa: beba com responsabilidade e não dirija depois.
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5. Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misturando-se e evitando grupinhos.
6. Use roupas discretas e condizentes com o ambiente: às mulheres, recomenda-se evitar comprimentos muito curtos e decotes mais ousados, enquanto aos homens a dica é nada de camisas abertas ou chinelos de dedo.
7. Seja cordial com todos os presentes, independentemente de ter ou não contato próximo, e busque falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas.
8. Caso perceba que algum colega está exagerando, ajude-o, retirando-o de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura.
9. Não seja o último a sair da festa: ainda que isso não seja exatamente uma regra, é uma atitude que costuma evitar exageros.
10. Evite sair junto com os superiores, para não passar a impressão de que estava na festa apenas para aparecer a eles.
Fonte: Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.