Pimenta Caiena: como consumir este santo remédio contra doenças e ganho de peso

Quente, saborosa e cheia de saúde. A Pimenta Caiena é um daqueles ingredientes que, de tempos em tempos, ganha status de sensação na nutrição funcional. Seus benefícios são muitos. A capsaicina é uma substância que está presente nas pimentas, que dá aquele sabor ardido que todo mundo conhece. O “calorzinho” não traz apenas mais sabor, mas também valoriza a ação antioxidante e anti-inflamatória. A pimenta caiena tem esta característica de sobra e por isso aumenta a proteção do coração, alivia as dores e combate os radicais livres, que previnem o envelhecimento da pele.

Como se não fosse o bastante, a principal característica da pimenta caiena é a redução do apetite, em razão da liberação de uma substância chamada catecolamina. Outro motivo para ajudar no emagrecimento é a sua ação termogênica, que faz o organismo queimar mais calorias. Além disso, seu uso proporciona bastante vitamina A e vitaminas do complexo B, C e E.

pimentacaienaecancerPIMENTA CAIENA: AÇÃO TERMOGÊNICA CONTRIBUI PARA QUEIMA DE CALORIAS

Se você faz treinamentos na academia ou gosta de correr, a caiena é ainda mais importante, já que o coração precisa estar em dia – e o exercício físico constante causa um estresse oxidativo. Então a pimentinha ajuda a reduzir as chances de um processo inflamatório exacerbado. Para consumir, você pode usar três gramas (uma colher de café) do pó da pimenta. Misture aos alimentos de acordo com a sua preferência. Outra opção é colocar a pimenta no azeiteiro e consumir o azeite extra virgem aromatizado na salada. Fica uma delícia!

colher-de-azeite1PIMENTA NO AZEITE: MISTURE NO AZEITEIRO OU POLVILHE SOBRE O PRATO

Para não enjoar da comida com caiena todos os dias, também é possível fazer um chá de pimenta. Olha que bacana! Basta acrescentar o suco de meio limão, o pó e água quente. A caiena vai bem até com doce. Quem gosta de tomar uma batida de banana com whey, por exemplo, pode experimentar colocar o pozinho vermelho na mistura. Confia que vai ficar uma delícia!

fruit-shakeCAIENA ATÉ NO WHEY: FICA UMA DELÍCIA E AJUDA NO TREINAMENTO

Outra opção é mandar fazer cápsulas manipuladas, com a ajuda do seu nutricionista. Essa é a forma preferida por aquelas pessoas que não gostam de pimenta, pois evita-se o contato com o paladar e ainda é possível consumir uma quantidade maior e com substâncias mais qualificadas para a saúde.

Em um mês de consumo regular, já é possível notar seus efeitos. Entretanto, a consulta a um nutricionista é fundamental para a adoção de uma dieta funcional de qualidade. Ressalto isso, pois há contraindicações: a pimenta caiena pode agravar casos de gastrite, se consumida em grandes quantidades, por exemplo.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.