Mas vem cá, hein?! Por que o açafrão é tão caro e tão bom para a saúde?

Ele está entre os ingredientes mais caros do mundo – e há quem diga que um grama do tempero vale mais do que a mesma quantidade de… ouro! Dá para acreditar? Eu acredito. Basta olhar o preço nos supermercados e casas especializadas. Foi então que, um belo dia, olhando para aquele envelope mínimo com quase nada da especiaria dentro e um preço de ler cinco vezes para ver se não estava míope, me peguei pensando: mas por que isso é tão caro, Jesus?

Eis a explicação: o açafrão é obtido a partir do pistilo da flor Crocus sativus, de onde vem o perfume, a coloração e o sabor especial que dá aos alimentos. Para produzir um quilo da especiaria, é preciso colher cerca de 250 mil flores, e todo o processo é realizado manualmente. Um quilo deste açafrão pode custar R$ 70 mil.

acafrao3O AÇAFRÃO SÃO ESSES FILAMENTOS VERMELHOS DA FLOR

Faz sentido, portanto, que todo o prato que leva a especiaria asiática na composição tenha valor mais elevado. Para se ter uma ideia, o milk shake mais caro do mundo, vendido por apenas um dia na Inglaterra, saiu por 50 pounds, o equivalente a R$ 245 à época. O que continha de tão especial? Açafrão.

Justamente pelo alto valor da especiaria, vale o alerta: é importante não confundir o açafrão verdadeiro com o chamado açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma –  e bem mais popular no Brasil. A cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, que é amarelo escuro ou laranja. É ela que contém curcumina, o antioxidante super poderoso.

Já escrevi vários posts sobre os benefícios da cúrcuma, inclusive foi tema de uma de minhas colunas no programa Band Mulher. Consumo todos os dias uma colher de chá (que é o máximo recomendado).

Beneficios-do-acafrao-da-terraATENÇÃO: CÚRCUMA NÃO É AÇAFRÃO

Mas, afinal, por que o açafrão de pistilos faz bem à saúde? Há séculos empregado para fins medicinais, os benefícios da planta vêm sendo estudados em relação à prevenção do câncer de cólon, fígado e ovários. Seus antioxidantes também atuam muito bem junto ao sistema nervoso e ajudam a preservar e melhorar a memória – além de colaborar na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Quer mais? Há estudos que relacionam o açafrão como um poderoso antidepressivo. Atua no sistema digestivo e auxilia pessoas com problema de apetite. Por conta de suas propriedades antibacterianas, ajuda a clarear manchas na pele quando misturado com leite e até a reduzir a acne. Também é fonte de vitaminas A e B2.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.