Projeto café da manhã 2014

Então, meu ano começou. Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis (inspirador, não?), o ano de 2014 me deu boas-vindas – e eu a ele.

closeup of cross-eyed woman with nostrils pinched shutÉ HORA DE VOLTAR À LABUTA

Minhas resoluções já começaram cedo, no café da manhã. Como disse no post No quinto dia, meu ano começou, estou ainda mais determinada no sentido de colocar alimentos saudáveis para dentro do meu corpo a partir de agora. Minha alimentação é exemplar. Pelo menos eu acho isso. Não costumo comer frituras (exceto nas férias), não bebo demasiadamente (companheiro Alex Bach, sem piadinhas por favor), tenho predileções por frutas, verduras e legumes.

woman-questionO QUE MAIS FAZER, ENTÃO, MARIANA?

A leitura do livro de Laura Pires, O Sabor da Harmonia, me mostrou que há muito mais o que fazer: cortar enlatados, embutidos e processados, por exemplo. Açúcar, um dos maiores vilões do organismo, segundo Laura e a medicina ayurvédica, eu já pouco como mesmo (exceto alguns brigadeiros, claro, pois ninguém é de ferro e muito menos a Mariana).

Mulher depressao PBNÃO ME EXIJAM TANTO, POR FAVOR!

 Farinha branca, outro vilão, começou 2014 com seus dias bem contados na minha vida. Eu amo pão, não vivo sem pão, sou infeliz sem pão. Mas não preciso comer pão todos os dias. Então, assim como carne, quando bater aquela vontade desesperadora de comer, vou comer. Se não bater, vou evitar. Neste Dia de Reis, tenho a honra de apresentar meu primeiro café da manhã valendo de 2014.

Apresentador de circoSENHORAS E SENHORES

tamborBAM BAM BAM BAM BAM

Apresentador de circoCOM VOCÊS O CAFÉ DA MANHÃ 2014 DA MARIANA!

Uma primeira introdução: ontem no fim do dia, Chico e eu fomos ao Zaffari e ao Machry com o intuito de sermos seres mais evoluídos alimentarmente falando. No Machry, eu parei diante da geladeira e exclamei:

– Iogurtes Edith Travi!
– Não inventa moda – disse o Chico.
– Como assim?
– Me diz em que momento do teu dia tu vai ter tempo de levar todos os vidros vazios até a Edith Travi pra substituir por cheios.
– Eu vou ter tempo. É minha resolução de 2014. Uma delas – respondi.
– Tá bom.

foto-654COLOQUEI TRÊS VIDRINHOS IGUAIS A ESTE NA CESTINHA
“Só não esquece que cada vidrinho custa R$ 6″, insistiu o Chico

Mulher DoidissimaEU VOU DEVOLVER

Fui para o setor de granolas e comprei um saquinho. Pedi sem açúcar e a atendente ficou me olhando como se eu fosse louca.
– Não tem granola sem açúcar? – perguntei.
– Não. Só com açúcar.

Comprei mesmo assim. E também um bolinho natureba de maçã com canela.
Olha!

foto-658NHAM NHAM!

No Zaffari, Chico passou a mão em três iogurtes Do Tambo, cuja nova embalagem vinha com o enunciado bem grande: IOGURTE SEM AÇÚCAR.
– Esse que eu te falei, olha! É o melhor – mostrou.
– Sim, eu conheço. Mas quero comer os iogurtes da Edith Travi. Acho que são mais naturais.

Hoje de manhã, cada um montou seu devido composto alimentar.

foto-655CADA IOGURTE NA SUA CUMBUCA
O meu é o de cima; o dele, o de baixo
O dele é visivelmente mais cremoso que o meu

– O teu é bem mais cremoso do que o meu – eu disse.
– Sem dúvida.
– Posso provar?
– Claro!

Então experimentei o Do Tambo.
– Nossa, é muuuuuito mais doce do que o meu.
– Sério?
– Experimenta.

Então, Chico pegou uma colherada do meu.
– Nossa! Como é que pode ser tão mais doce se o meu não leva açúcar?
– Pois é aí que eu meu refiro….
– Tu pode perguntar para a Do Tambo por que o iogurte natural é doce se não leva açúcar?
– Posso.

03mulher-nova-gritando-feliz-thumb89432486Iogurtes Do Tambo, o que vocês fazem para serem doces se não levam açúcar?

Na gororoba matinal, foram incluídos três elementos básicos.

foto-656CHIA, GRANOLA DO MACHRY E FARINHA DE LINHAÇA DOURADA

foto-657TUDO JUNTO E MISTURADO
O meu ficou uma delícia, pois o docinho da granola contribuiu para eliminar um pouco o azedume do iogurte

Dava a última colherada quando a campainha tocou e o animal se parou a latir. Era a Rosa.

bento clássicaSEMPRE LATO PRA ROSA E PERSIGO ELA ATÉ A LAVANDERIA

Eu não sei o que se passa na cabeça do Bento, mas três vezes por semana, durante todo o ano, o animal se coloca a latir para a Rosa e a perseguir o calcanhar dela pela casa até a lavanderia. Isso que a Rosa dá comida, leva para passear, dá dos ossinhos dos brancos…

bento clássicaÉ MAIS FORTE DO QUE EU

Muito feio isso. O jornal que é bom tu não busca, né?

bento clássicaJÁ CANSEI DE DIZER QUE VIM AO MUNDO A PASSEIO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Oi Mari, bem vinda de volta!!!
    Eu sou uma grande consumidora de iogurtes, tanto Do Tambo quanto da Edith Travi (aliás, devo concordar com o Chico, é MUITO mais fácil pegar os Do Tambo ali no Zaffari do que levar os potinhos de vidro – eles passeiam muito no meu carro antes de serem trocados!).
    Os Do Tambo são mais docinhos porque são adoçados com Sucralose… se é melhor ou pior pra saúde não sei… mas são mais gostosos e cremosos mesmo. Bem que eles poderiam nos dar essa explicação né? Usa tuas influências Mari! :-)
    Uma outra coisa legal que tem no Do Tambo é que eles entregam em casa, com uma quantidade mínima, e os valores são melhores do que comprando no super.
    Ah, mais uma dica – conhece a granola sem glúten Geração Saúde (se não me engano é isso)? Conheci na Alecrim e tem no Zaffari também. Leva um pouco de açúcar mas é leve, saborosa e “croc-croc”, deliciosa!! Não consigo mais comer nenhuma outra, acho tudo meio farinhento sabe??
    Como tu pode ver, a alimentação saudável também está sendo prioridade em 2014, com algumas pequenas concessões né, ninguém é de ferro! HEHE
    Beijos e bom retorno!
    Paula

  2. Adoro os iogurtes da Edith! Só como eles ( são muito mais saldáveis q os de mercado)! Meu namorado tem uma teoria, quanto mais cedo o alimento estraga, melhor ele era (claro q nao levando a teoria a exageros, o q ele quer dizer é q menos conservantes, pesticidas etc o alimento tinha, ou seja, mais natural). Tenho 12 vidrinho da edith (isso mesmo, 12)! Mas, não é loucura ou exagero. Como moro na zona sul, sempre tenho no carro uma sacola térmica com 6, assim quando, por um acaso, eu passo pelo Edith eu estou sempre preparada para repor o estoque, acho uma judiaria ter q comprar as embalagens plásticas de iogurte lá. Recomendo tb o bolo de maça q vende na Edith (chega nas terças) ,a granola com canela q compro la, e os sucos concentrados (vem numas garrafinhas) q eu misturo no iogurte (adoro o de mirtilo e o de uva). Tudo natureba! Os pães tb são uma delícia! Te joga Mari!
    Bjs.

  3. Ah, esqueci de dizer, tem tele entrega na Edith! E tu já provastes os iogurtes batidos com frutas? São muito bons, mas acho q tem açúcar neles! Acabei ontem de ler o livro “em busca da cura” e já quero comprar o livro de receitas da Laura! Bjs

  4. Mariana, um livro que pode reforçar sua dieta é o do cardiologista americano William Davis: Barriga de Trigo. Estou com esta dieta no glúten e estou super bem coisas que eu sentia sumiram após abolir o glúten: me sentia cheia de gases, sem disposição,memória fraca,digestão lenta,sono intranquilo. Vou procurar este livro que vc cita aqui e quando voltar em Poa procuro o iogurte da Edith.

  5. Mariana, caso você não conheça esta receita de molho de salada… iogurte natural, azeite de oliva e mostarda (quantidades conforme o gosto) – maravilhosa !!! Abraço.

  6. Na banca 12 do Mercado Público tem granola sem açúcar. Estou tentando uma dieta sem gluten porque pão me incha horrores, mas substituí o pão pela tapioca, fácil de fazer e muito gostosa, dá pra rechear com qualquer coisa (até banana com canela) ou só passar uma manteiguinha. E granola todo dia com iogurte enjoa e é bom variar com alguma outra coisa. Na 12 também tem o preparado pra tapioca (1kg=R$10,90). Vale a pena investir em comida saudável, tô economizando em Luftal… kkkkkkkk bj a todas

  7. Betina e colegas vou diexar vcs uma receita que faço p substituir o pão no café da manhã:
    1 xícara de chá de leite
    1/4 xícara de azeite
    1/4 xícara de oleo
    2 ovos grandes
    2 xícaras de polvilho azedo
    1 colher de chá de sal
    50g de queijo parmesão ralado.
    bata tudo no liquidificador e utilize como massa de panquecas, confesso que só uso 1/4 de xícara de azeite aboli o oleo, de vez enquanto coloco provolone p dar um gosto diferente. O bom é que vc pode guardar na geladeira por uns 2 dias !

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.