Você sabia que ao comprar um cosmético pode incentivar práticas sustentáveis? Pois é. Quem faz esta provocação é Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Buona Vita, empresa vencedora de duas edições do Prêmio Casem de Gestão Sustentável e três do Prêmio Internacional de Sustentabilidade Socioambiental do Instituto Chico Mendes. Diz Isabel:
– No ranking mundial, 96% dos consumidores brasileiros detêm mais conhecimento sobre o conceito de biodiversidade. Por causa disso, deve haver uma preocupação constante com o meio ambiente por parte das marcas de cosméticos, para que ofereçam soluções adequadas de formulação em produtos industriais para reduzir o impacto na natureza.
Ela indica quatro ações sustentáveis que as marcas de cosméticos deveriam seguir. Espia!
ATIVOS E MATÉRIAS-PRIMAS ECO-FRIENDLY
A questão central e principal que as marcas de cosméticos deveriam seguir é a escolha de ativos Eco-friendly, que minimizem ou eliminem os impactos negativos sobre o meio ambiente. Os óleos minerais usados em cosméticos, por exemplo, não são biodegradáveis e proporcionam um grande risco, pois podem causar sérios problemas ambientais. A substituição por óleos vegetais garantem absorção total, não passando o sensorial “grudento”, o que por si só dispensa a utilização de papel toalha para retirada ou mesmo o banho.
Outro ponto importante com relação aos ativos e que deve ser falado é a questão do uso do polietileno em esfoliantes. O polietileno é uma partícula plástica, que não penetra na pele. Ao ser eliminada pelo ralo após utilização, devido ao seu tamanho, não consegue ser filtrada pelo sistema de tratamento de água e nem pode ser reciclada, gerando contaminação de oceanos, rios e lagos e prejudicando ecossistemas marinhos. A substituição, na Buona Vita, é feita com microesferas vulcânicas.
EMBALAGENS COM MELHOR REAPROVEITAMENTO
É importante cobrar dos parceiros certificações e materiais sustentáveis. Embalagens como as PET’s tem melhor facilidade de reaproveitamento e isso, a longo prazo, ajuda a reparar os impactos negativos e criar impacto positivo sobre o meio ambiente.
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS SEDES DAS EMPRESAS
Nesse quesito, uma série de atitudes devem ser tomadas, a fim de que os critérios de consumo consciente também estejam presentes nas instalações. A sede da Buona Vita, por exemplo, tem arquitetura ideal, com amplas janelas, que dão vazão à claridade natural e contribuem para a economia de energia elétrica; as lâmpadas são econômicas; a água da chuva é armazenada em cisterna e reaproveitada para limpeza e abastecimento da fonte existente no jardim do hall de entrada da empresa; os materiais gráficos contam com impressões feitas com tinta de soja; além do reaproveitamento de papel.
INCENTIVAR A DESTINAÇÃO CORRETA DAS EMBALAGENS VAZIAS
Disponibilizar aos clientes a logística reversa, com os postos de coletas de embalagens vazias de produtos, mostrando que a ciência e a beleza podem ser aliadas do meio ambiente. As embalagens coletadas seriam direcionadas para catadores, cooperativas e empresas que fazem a reciclagem do material. Ou seja, o processo de impactos positivos é completo: da produção ao pós-venda.