Quem é usuário do Instagram percebe que muitas marcas que utilizam a rede como forma de divulgação dos seus produtos não incluem os preços. O comum é o potencial cliente interessado no produto postado comentar perguntando o preço e a pessoa que está gerenciando o Instagram da marca responder: “valores inbox”. Imagino que o raciocínio seja dificultar a operação de venda e não facilitar a vida do cliente. Só pode.
Se o produto é bom, se tem valor agregado, se tem conceito, se é bonito, se é útil, por que não publicar quanto custa? Precificar não espanta comprador. Tenho ouvido muitas críticas sobre esse tema, por isso acho válida a discussão. Conheço empreendedores que vendem apenas pelo Instagram, que não têm site de venda dos produtos. A divulgação do produto é por foto, com email ou número de WhatsApp para mais informações (preço e valor do frete, por exemplo) na descrição da postagem.
Sigo algumas marcas que me interessam e outras apenas com o intuito de observar como trabalham a imagem e a relação com o público. Esta, por exemplo, vende camisetas e quase sempre informa o preço.
Em outros casos, quando a marca tem site de vendas, geralmente coloca a informação na descrição, mas o interessado tem que entrar no site via link na “bio” ou externo mesmo. Veja o exemplo na foto postada pela Style Market:
Sigo uma loja de acessórios maravilhosos que não tem site, não vende por e-commerce. O Insta é a vitrine. Sem preço, claro. Quem realmente quiser comprar tem que ir à loja porque, sequer, respondem o valor do produto.
Estratégia? Medo da concorrência? Aposta? Os três, ou nenhuma destas respostas está correta?
Outro dia procurei etiquetas pra colar em vidros de mantimentos. Fiz o caminho contrário. Encontrei primeiro o site da Ateliê Estro, comprei pelo e-commerce (nota 10!) e depois os segui no Instagram. Eles também não precificam, mas como gostei dos produtos e minha experiência foi positiva, se preciso me dou ao trabalho de procurar o preço no site, que eles indicam nas postagens. Veja:
Como consumidora, minha teoria é: preço é informação básica para quem se dispõe a vender. Quem quiser comprar um produto, compra, independentemente de o preço estar ou não exposto.
O que vai diferenciar o meu produto do produto da concorrência (que talvez precifique o mesmo produto nas redes sociais) é a alma do meu negócio, é como a minha empresa se posiciona em relação ao seu público consumidor. Informa corretamente? É clara? É coerente? Responde comentários, emails, demais canais de comunicação? Tem alma?
Acho que se eu tivesse um e-commerce colocaria os preços e prefiro saber quanto custa em vez de ter que acessar um site para buscar a informação.
E você, o que acha?
Tenho também uma loja e não coloco preço disponível a todos, aos que se interessam respondo o mais breve possível com os valores e mais informações do produto inbox; dessa maneira tenho acesso a quem tem interesse para poder negociar… além de aumentar o alcance da publicação com os comentários pedindo valor da peça!