Shampoo sólido: a tendência da indústria cosmética tem muitas vantagens

A tendência começou nos Estados Unidos, principalmente entre mulheres executivas que primam pela praticidade e que vivem para cima e para baixo em viagens de avião. Com a proibição pelas companhias aéreas de levar líquidos na bagagem, elas começaram a aderir ao shampoo sólido, em barra, na hora de arrumar a nécessaire. Não tardou para as empresas de cosméticos, entre elas a Lush, perceber o filão que começava a vingar – e o investimento passou a crescer exponencialmente. O chamado shampoo sólido não é novidade, mas só agora começa a ganhar certo protagonismo. Explica Gloria Pavía, diretora de marketing da Lush na Espanha.

– Ele surgiu de forma acidental, enquanto experimentávamos um novo tipo de base para sabonete que produzisse mais espuma do que os tradicionais. Isso permitiu que adicionássemos muitos outros óleos essenciais e ingredientes benéficos, como frutas e plantas. Assim nasceu o shampoo sólido, que logo a Lush patenteou como invenção.

champu-solido-635x480SHAMPOO SÓLIDO DA LUSH: DESCOBERTA ACIDENTAL E PATENTEADA

Por ser sólido, não tem água, não tem conservante e também nenhum frasco plástico, o que o torna ecologicamente correto. Lavar o cabelo com ele não tem mistério. Basta seguir os passos:

1 – Molhe seu cabelo.
2 – Esfregue a barra no cabelo alguma vezes para fazer espuma. Ou, se preferir, esfregue a barra nas mãos, fazendo espuma, e depois leve as mãos à cabeça.
3 – Massageie o couro cabeludo e o cabelo, como você faria com um shampoo líquido.
4 – Enxágue e use condicionador conforme necessário.
5 – Importante é deixar a barra em um local aberto para secar

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O shampoo sólido ainda é pouco encontrado no mercado – pela questão de patente e também pela dificuldade em mudar os hábitos da consumidora. Mas algumas empresas já começam a arriscar os primeiros passos nesse setor. É o caso da Herbal Bionature , que produz seus produtos com óleos 100% naturais, sem sulfatos e parabenos

SAM_3447PRODUTO ORGÂNICO DA BIO NATURE: LIVRE DE SULFATOS E PARABENOS

O apelo da sustentabilidade deste tipo de shampoo em relação aos produtos tradicionais, em embalagens plásticas, é inegável. Na Lush, conta sua diretora de marketing, cada ano são vendidos 1,9 milhão de shampoos sólidos, o que significa uma economia de fabricação e transporte de 5,7 milhões de garrafas plásticas. São 142 toneladas de plástico a menos na superfície terrestre. Um gesto verde que evita com que se transmita 484 toneladas de CO2 na atmosfera.

Outro forte apelo diz respeito à economia. Cada barra dura em torno de 80 a 100 lavagens, o que significa o triplo do shampoo convencional. Por esta razão, quem começa a se arriscar na fabricação dessa nova onda não hesita em afirmar que, apesar de custar mais caro à primeira vista, não deixa de significar uma grande economia no final do mês.

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5 Comentários
    1. Oi, Leticia. Confesso que ainda não encontrei em Porto Alegre, pois pouquíssimas marcas estão fazendo ainda. Vou ficar de olho porque também fiquei muito a fim de experimentar. O que eu vou fazer é comprar pelo site da Lush, que tem loja em SP. Se quiser, faz o mesmo. Daí experimento e conto como é. Tive essa ideia agora, ao te escrever. Haha! Beijo. Mari

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