A tendência começou nos Estados Unidos, principalmente entre mulheres executivas que primam pela praticidade e que vivem para cima e para baixo em viagens de avião. Com a proibição pelas companhias aéreas de levar líquidos na bagagem, elas começaram a aderir ao shampoo sólido, em barra, na hora de arrumar a nécessaire. Não tardou para as empresas de cosméticos, entre elas a Lush, perceber o filão que começava a vingar – e o investimento passou a crescer exponencialmente. O chamado shampoo sólido não é novidade, mas só agora começa a ganhar certo protagonismo. Explica Gloria Pavía, diretora de marketing da Lush na Espanha.
– Ele surgiu de forma acidental, enquanto experimentávamos um novo tipo de base para sabonete que produzisse mais espuma do que os tradicionais. Isso permitiu que adicionássemos muitos outros óleos essenciais e ingredientes benéficos, como frutas e plantas. Assim nasceu o shampoo sólido, que logo a Lush patenteou como invenção.
SHAMPOO SÓLIDO DA LUSH: DESCOBERTA ACIDENTAL E PATENTEADA
Por ser sólido, não tem água, não tem conservante e também nenhum frasco plástico, o que o torna ecologicamente correto. Lavar o cabelo com ele não tem mistério. Basta seguir os passos:
1 – Molhe seu cabelo.
2 – Esfregue a barra no cabelo alguma vezes para fazer espuma. Ou, se preferir, esfregue a barra nas mãos, fazendo espuma, e depois leve as mãos à cabeça.
3 – Massageie o couro cabeludo e o cabelo, como você faria com um shampoo líquido.
4 – Enxágue e use condicionador conforme necessário.
5 – Importante é deixar a barra em um local aberto para secar
+BELEZA: Condicionador a seco: tudo sobre a nova febre que dá mais brilho aos fios
O shampoo sólido ainda é pouco encontrado no mercado – pela questão de patente e também pela dificuldade em mudar os hábitos da consumidora. Mas algumas empresas já começam a arriscar os primeiros passos nesse setor. É o caso da Herbal Bionature , que produz seus produtos com óleos 100% naturais, sem sulfatos e parabenos
PRODUTO ORGÂNICO DA BIO NATURE: LIVRE DE SULFATOS E PARABENOS
O apelo da sustentabilidade deste tipo de shampoo em relação aos produtos tradicionais, em embalagens plásticas, é inegável. Na Lush, conta sua diretora de marketing, cada ano são vendidos 1,9 milhão de shampoos sólidos, o que significa uma economia de fabricação e transporte de 5,7 milhões de garrafas plásticas. São 142 toneladas de plástico a menos na superfície terrestre. Um gesto verde que evita com que se transmita 484 toneladas de CO2 na atmosfera.
Outro forte apelo diz respeito à economia. Cada barra dura em torno de 80 a 100 lavagens, o que significa o triplo do shampoo convencional. Por esta razão, quem começa a se arriscar na fabricação dessa nova onda não hesita em afirmar que, apesar de custar mais caro à primeira vista, não deixa de significar uma grande economia no final do mês.
Achei a idéia sensacional!!! Quero experimentar!!
Mari, muito bacana!!
Obrigada por dividir com a gente mais essa novidade!
Onde podemos encontrar em Porto Alegre?
Beijos
Oi, Leticia. Confesso que ainda não encontrei em Porto Alegre, pois pouquíssimas marcas estão fazendo ainda. Vou ficar de olho porque também fiquei muito a fim de experimentar. O que eu vou fazer é comprar pelo site da Lush, que tem loja em SP. Se quiser, faz o mesmo. Daí experimento e conto como é. Tive essa ideia agora, ao te escrever. Haha! Beijo. Mari
Adorei. Eu viajo muito e essa ideia é maravilhosa. Como faço para adquirir? Ainda não vi nas ilhas.
Esse shampoo sólido da Lush é simplesmente maravilhoso!