Sou pontual. Bem feito pra mim

Quando eu era pequena, morei em Londres com meus pais – e acho que foi lá que instalaram sob a minha pele um chip de pontualidade britânica. Eu sou a pessoa mais pontual que conheço. Café da manhã às 9h? Às 9h em ponto estou sentada à mesa. Almoço às 13h30min? Às 13h30min, nem um minuto a mais nem a menos, lá estarei. Essa minha pontualidade me levou a desenvolver uma característica incrível: sei exatamente os minutos e segundos que gasto para me deslocar de um local a outro, para tomar banho, para passear com meu cachorro, para fazer minha ioga, enfim, para tudo. Essa característica me permite um sentido de organização do qual me orgulho bastante.
***
Não, não estou aqui escrevendo tudo isso porque hoje minha autoestima não está cabendo dentro de mim, não é isso. Quero falar sobre a política adotada pela Gol para passar os atrasadinhos na frente dos pontuais (como eu) na fila de embarque. Relato minha última experiência. Estava voltando de São Paulo e, já no hotel, fiz os cálculos de quanto tempo eu precisaria para tomar café, chamar um táxi e chegar a Congonhas com uma hora de antecedência – cumprindo a determinação das companhias aéreas (sim, eu sou certinha). Fiz tudo como manda o figurino. E, obviamente, entrei na fila.
***
Não era uma fila pequena. Era uma senhora fila. Mas ok, puxei meu pocket book e fiquei ali naquele anda-para-anda-para. Vira e mexe, a atendente da Gol passava gritando por passageiros da fila com reserva em voos que estavam prestes a sair. E esses passageiros – que estavam todos, sem exceção, no fim da fila – eram passados na frente.
***
Na quarta vez que isso aconteceu, eu fechei meu livro e fiquei pensando: “Então é isso. Essas pessoas chegam atrasadas, amargam o fim da fila e, como vão perder o avião, a Gol passa todos na frente dos otários que, como eu, são pontuais”. Comecei a ficar irritada. Porque sou daquelas pessoas que saem do sério com malandragem. Não resisti e chamei a tal atendente.

– Me explica uma coisa – falei. – Eu cheguei aqui com 1h de antecedência, como vocês pedem, e, desde então, a senhora passou na minha frente cinco passageiros, nenhum com mais de 60 anos. Qual é a razão?
– Eles estão em voos que partem mais cedo do que o seu – ela me respondeu.
– E por que eles não chegaram mais cedo do que eu? – eu quis saber
– Isso a senhora tem que perguntar para eles. O meu trabalho é seguir a política da empresa e não permitir que nenhum passageiro perca o avião.
– Deixa eu ver se entendi – respondi. – Digamos que o meu avião parte às 10h. Em vez de chegar às 8h45min e entrar civilizadamente na fila, eu resolvo chegar meia hora antes no aeroporto, quando já devia estar embarcando. Então, fico lá no fim da fila. Como estou prestes a perder o voo, a senhora passa, grita pelos passageiros que tem reserva naquele voo, eu levanto a mão e a senhora me passa na frente de todo mundo, é isso?
– Sim, meu trabalho é fazer com que a senhora não perca o voo.

Ahã. Tá entendido então: o trabalho é fazer com que a malandragem reine sobre a civilidade. Só pode ser isso. Porque, no país do jeitinho brasileiro, raríssimos devem ser os casos de pessoas que chegam involuntariamente atrasadas, isso eu posso apostar.

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Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Muito bom, Mariana! Algumas vezes também me sinto passada para trás, feito boba. É como o lanterninha que acompanha os atrasados no cinema e atrapalha os que na sala estão. Ou a anistia concedida pelo credor ao devedor. Longe de mim pregar radicalismos ou tentativa de moralização. Discordo do bônus ao bom pagador, mas ainda sonho com o dia em que ele receberá, ao menos, mais respeito. Imprevistos, emergências e surpresas SEMPRE ocorrerão, graças a Deus, e eu estou longe desta chamada perfeição. Mas algo de cultural muito estranho há numa terra em que os “expertos” são vistos como o futuro, e os corretos, tolos. “O homem chega a ter vergonha de ser honesto”, Rui Barbosa.

  2. Muito bom, Mariana! Algumas vezes também me sinto passada para trás, feito boba. É como o lanterninha que acompanha os atrasados no cinema e atrapalha os que na sala estão. Ou a anistia concedida pelo credor ao devedor. Longe de mim pregar radicalismos ou tentativa de moralização. Discordo do bônus ao bom pagador, mas ainda sonho com o dia em que ele receberá, ao menos, mais respeito. Imprevistos, emergências e surpresas SEMPRE ocorrerão, graças a Deus, e eu estou longe desta chamada perfeição. Mas algo de cultural muito estranho há numa terra em que os “expertos” são vistos como o futuro, e os corretos, tolos. “O homem chega a ter vergonha de ser honesto”, Rui Barbosa.

  3. Concordo 100% contigo. Enquanto existirem incentivos para isso, vai continuar acontecendo. quero ver se essa turma perde o voo e a $ da passagem. Na próxima chegam bem na hora. Abraço

  4. Concordo 100% contigo. Enquanto existirem incentivos para isso, vai continuar acontecendo. quero ver se essa turma perde o voo e a $ da passagem. Na próxima chegam bem na hora. Abraço

  5. Concordo plenamente com tuas colocações. Também sou pontual e, além disso, odeio quem faz uso da ‘esperteza’ para se dar bem, no trânsito, nas filas, em tantas ocasiões como esta que tu relataste.

  6. Concordo plenamente com tuas colocações. Também sou pontual e, além disso, odeio quem faz uso da ‘esperteza’ para se dar bem, no trânsito, nas filas, em tantas ocasiões como esta que tu relataste.

  7. Excelente ponto. Vou mais longe. Na terça-feira passada, voltando de São Paulo para Brasília, em um vôo da Gol, todos os passageiros que, de forma organizada e planejada, haviam comprado suas passagens para as 12:42, tiveram que aguardar aproximadamente 1 hora por passageiros de outros vôos que a empresa, por conveniência própria e sem nenhum aviso prévio, resolveu acomodar no mesmo vôo. Sem falar nas filas imensas que somos obrigados a enfrentar. Até hoje não entendo qual a vantagem de realizar o check-in on line ou no auto-atendimento, uma vez que mesmo assim temos que aguardar em filas enormes para despachar a bagagem. É uma total falta de respeito ao consumidor.

  8. Excelente ponto. Vou mais longe. Na terça-feira passada, voltando de São Paulo para Brasília, em um vôo da Gol, todos os passageiros que, de forma organizada e planejada, haviam comprado suas passagens para as 12:42, tiveram que aguardar aproximadamente 1 hora por passageiros de outros vôos que a empresa, por conveniência própria e sem nenhum aviso prévio, resolveu acomodar no mesmo vôo. Sem falar nas filas imensas que somos obrigados a enfrentar. Até hoje não entendo qual a vantagem de realizar o check-in on line ou no auto-atendimento, uma vez que mesmo assim temos que aguardar em filas enormes para despachar a bagagem. É uma total falta de respeito ao consumidor.

  9. Eu já saí de casa cedo, peguei um baita congestionamento imprevisto e cheguei atrasado no aeroporto. Se não fosse a chamada dos retardatários eu teria perdido o vôo. Não cheguei tarde por “malandragem”, mas seria injusto eu perder o vôo por causa do trânsito e da baita fila no check-in.

  10. Eu já saí de casa cedo, peguei um baita congestionamento imprevisto e cheguei atrasado no aeroporto. Se não fosse a chamada dos retardatários eu teria perdido o vôo. Não cheguei tarde por “malandragem”, mas seria injusto eu perder o vôo por causa do trânsito e da baita fila no check-in.

  11. Mariana, sou funcionário da Gol em Porto Alegre e posso lhe garantir que este critério será levado em conta em todos os aeroportos e com todas as empresas aéreas. Simplesmente porque todos os voos têm o atendimento encerrado no check-in 30 minutos antes da decolagem.

    Vou lhe dar um exemplo: aqui em POA temos de domingo a sexta, ao final da tarde, dois voos indo para Guarulhos (um com escala em Florianópolis saindo ás 17:45 h e outro sem escalas ás 18:00); um voo partindo para Brasília que decola ás 18:02, outro que vai para o Rio de Janeiro (Galeão) e sai ás 18:27 e um que vai para São Paulo (Congonhas) e decola ás 18:30. Considerando que os aviões usados pela Gol em sua maioria têm 184 poltronas, no caso destes voos estarem lotados seriam em média 180 passageiros x 5 aviões, ou seja, 900 pessoas para serem atendidas até ás 18:00. Com as atuais limitações do nosso aeroporto, a fila para o raio-x ao final da tarde também é imensa. O que é feito nesses casos se chama setorização para encerramento de voo. Fazemos filas separadas para voos que estão perto da hora de encerramento, e também não atendemos ninguém que chegar 28 minutos antes do seu voo decolar, por exemplo. Então, as pessoas atrasadas não são beneficiadas.

    Agora imagine você, saindo de casa no horário certo, tudo bem programado, mas por uma coisa que foge do seu controle (o trânsito da 3ª perimetral, por exemplo), você chega no aeroporto ás 17:26 para embarcar no voo das 18:00 e há uma fila imensa no check-in. Você acharia justo perder o voo e ter de pagar taxas de cancelamento e remarcação, sendo que ainda faltavam 4 minutos para encerrar o atendimento? É exatamente por isso que existem funcionários gritando nas filas do check-in. Então você iria para uma outra fila e seria atendida. E os outros da fila maior, do voo das 18:30, terão tempo hábil para fazer o check-in. No seu caso lá em Congonhas, você estava na fila maior.

    Espero ter sido claro. Empatia, Mariana, empatia.

  12. Mariana, sou funcionário da Gol em Porto Alegre e posso lhe garantir que este critério será levado em conta em todos os aeroportos e com todas as empresas aéreas. Simplesmente porque todos os voos têm o atendimento encerrado no check-in 30 minutos antes da decolagem.

    Vou lhe dar um exemplo: aqui em POA temos de domingo a sexta, ao final da tarde, dois voos indo para Guarulhos (um com escala em Florianópolis saindo ás 17:45 h e outro sem escalas ás 18:00); um voo partindo para Brasília que decola ás 18:02, outro que vai para o Rio de Janeiro (Galeão) e sai ás 18:27 e um que vai para São Paulo (Congonhas) e decola ás 18:30. Considerando que os aviões usados pela Gol em sua maioria têm 184 poltronas, no caso destes voos estarem lotados seriam em média 180 passageiros x 5 aviões, ou seja, 900 pessoas para serem atendidas até ás 18:00. Com as atuais limitações do nosso aeroporto, a fila para o raio-x ao final da tarde também é imensa. O que é feito nesses casos se chama setorização para encerramento de voo. Fazemos filas separadas para voos que estão perto da hora de encerramento, e também não atendemos ninguém que chegar 28 minutos antes do seu voo decolar, por exemplo. Então, as pessoas atrasadas não são beneficiadas.

    Agora imagine você, saindo de casa no horário certo, tudo bem programado, mas por uma coisa que foge do seu controle (o trânsito da 3ª perimetral, por exemplo), você chega no aeroporto ás 17:26 para embarcar no voo das 18:00 e há uma fila imensa no check-in. Você acharia justo perder o voo e ter de pagar taxas de cancelamento e remarcação, sendo que ainda faltavam 4 minutos para encerrar o atendimento? É exatamente por isso que existem funcionários gritando nas filas do check-in. Então você iria para uma outra fila e seria atendida. E os outros da fila maior, do voo das 18:30, terão tempo hábil para fazer o check-in. No seu caso lá em Congonhas, você estava na fila maior.

    Espero ter sido claro. Empatia, Mariana, empatia.

  13. Perfeito o comentário! Outro assunto que tira qualquer possibilidade de mantermos a calma é a política de algumas companias
    como a Gol por exemplo, que adiam o embarque com intervalos de 10 minutos diversas vezes. Além de sermos obrigados
    a esperar, nos tiram a chance de ao menos tomarmos um café, porque não sabemos quando o embarque será aberto.
    Não acredito que não seja possível prever a hora certa da chegada de uma aeronave em solo com toda a tecnologia que temos.

  14. Perfeito o comentário! Outro assunto que tira qualquer possibilidade de mantermos a calma é a política de algumas companias
    como a Gol por exemplo, que adiam o embarque com intervalos de 10 minutos diversas vezes. Além de sermos obrigados
    a esperar, nos tiram a chance de ao menos tomarmos um café, porque não sabemos quando o embarque será aberto.
    Não acredito que não seja possível prever a hora certa da chegada de uma aeronave em solo com toda a tecnologia que temos.

  15. Mariana, Esses dias tive o mesmo pensamento enquanto via os atrasados passarem na minha frente. Imprevistos realmente acontecem, ainda mais em função do trânsito caótico como em cidades como São Paulo. Mas era o primeiro voo da manhã! Eram 6h! Me irrito muito com os espertinhos! Em geral é isso o que mais estressa no trânsito! Aquela digníssima pessoa que acha que é melhor do que os outros e não pode esperar pacientemente na via como os mortais e anda pelos corredores de ônibus. Hoje li uma frase que dizia algo como educar a criança para não punir o adulto. Mas são os adultos que dão esse tipo de exemplos! Não sei se há saída…

  16. Mariana, Esses dias tive o mesmo pensamento enquanto via os atrasados passarem na minha frente. Imprevistos realmente acontecem, ainda mais em função do trânsito caótico como em cidades como São Paulo. Mas era o primeiro voo da manhã! Eram 6h! Me irrito muito com os espertinhos! Em geral é isso o que mais estressa no trânsito! Aquela digníssima pessoa que acha que é melhor do que os outros e não pode esperar pacientemente na via como os mortais e anda pelos corredores de ônibus. Hoje li uma frase que dizia algo como educar a criança para não punir o adulto. Mas são os adultos que dão esse tipo de exemplos! Não sei se há saída…

  17. Eu também sou pontual e cumpro a rigor meus horários e compromissos. Sempre chego no aeroporto com mais de uma hora de antecedência para despachar a bagagem. Entretanto, entendo que pessoas possam ter contratatempos, o que pode levar elas ao atraso. Hoje foi ele, mas amanhã pode ser e eu. E que mal tem em ceder alguns lugares na fila para pessoas que estão na eminência de um transtorno colossal, que é a perda de um voo? No que isso vai me afetar? Vou ganhar 5min pra ficar passeando no aeroporto (o que é um tédio, por sinal) ou sentado esperando a chamada para o embarque.
    Ainda: tu disseste que morou na Inglaterra. Pois bem. Da Europa trago o hábito de, por exemplo, quando chegar cedo a um compromisso, estacionar o carro não tão próximo do estabelecimento no qual irei, seja no trabalho ou onde for, deixando os lugares mais próximos do estabelecimento aos atrasados, pois eu estarei com tempo para caminhar até o prédio, ao contrário de atrasados, que já estarão correndo contra o tempo.
    Acredito que essas atitudes de deixar os atrasados passarem é algo que não faz diferença na minha vida, mas que pode fazer toda a diferença para quem precisa. Pense nisso. Pense no próximo.

  18. Eu também sou pontual e cumpro a rigor meus horários e compromissos. Sempre chego no aeroporto com mais de uma hora de antecedência para despachar a bagagem. Entretanto, entendo que pessoas possam ter contratatempos, o que pode levar elas ao atraso. Hoje foi ele, mas amanhã pode ser e eu. E que mal tem em ceder alguns lugares na fila para pessoas que estão na eminência de um transtorno colossal, que é a perda de um voo? No que isso vai me afetar? Vou ganhar 5min pra ficar passeando no aeroporto (o que é um tédio, por sinal) ou sentado esperando a chamada para o embarque.
    Ainda: tu disseste que morou na Inglaterra. Pois bem. Da Europa trago o hábito de, por exemplo, quando chegar cedo a um compromisso, estacionar o carro não tão próximo do estabelecimento no qual irei, seja no trabalho ou onde for, deixando os lugares mais próximos do estabelecimento aos atrasados, pois eu estarei com tempo para caminhar até o prédio, ao contrário de atrasados, que já estarão correndo contra o tempo.
    Acredito que essas atitudes de deixar os atrasados passarem é algo que não faz diferença na minha vida, mas que pode fazer toda a diferença para quem precisa. Pense nisso. Pense no próximo.

  19. para mim essa história de “me atrasei por causa do trânsito” não cola… as pessoas precisam prever que o transito pode não estar fluindo tranquilamente (ainda mais se for nos horários de pico) e sair de casa com mais antecedênca AINDA. Também sou pontualíssima, e detesto atrasos….

  20. para mim essa história de “me atrasei por causa do trânsito” não cola… as pessoas precisam prever que o transito pode não estar fluindo tranquilamente (ainda mais se for nos horários de pico) e sair de casa com mais antecedênca AINDA. Também sou pontualíssima, e detesto atrasos….

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