Sucos de caixinhas têm tantas calorias quanto refris?

Não estranho que Relatos Selvagens tenha sido indicado a melhor filme estrangeiro. A película argentina, bancada pela produtora El Deseo, de Pedro Almodóvar, é sublime. Comentei sobre ela no post POR QUE O CINEMA ARGENTINO É TÃO INCRÍVEL, E RICARDO DARÍN TÃO ESPECIAL. Aqui no Uruguai e também na Argentina é só no que se fala, sobretudo depois que o filme teve 9 indicações aos prêmios Goya, o Oscar espanhol, incluindo a indicação de melhor ator para Darín.

Darín não sai das páginas dos jornais uruguaios e argentinos. Leio notícias sobre ele quase todos os dias aqui em Punta. Ele acaba de finalizar uma temporada aplaudidíssima em Buenos Aires da peça Escenas de la Vida Conyugal (Cenas da vida conjugal, em livre tradução). Atua ao lado da atriz Érica Rivas, que também participa do filme Relatos Selvagens. Atualmente, estão em cartaz em Mar del Plata. Oxalá um dia desembarcassem em Porto Alegre.

35283_recA DUPLA EM FOTO PROMOCIONAL DO ESPETÁCULO
Eu daria tudo para assistir
. Érica também é sensacional!

A peça é baseada na obra de Ingmar Bergman, adaptada para o palco argentino por Fernando Masllorens e Federico González del Pino. A direção tem a grife de outra celebridade daquele país, Norma Aleandro. A estreia em Mar del Plata teve os 1360 lugares ocupados. Mudando de saco pra mala, já que não tenho nada mais a declarar sobre o assunto, já que não vi a peça, não posso comentar e agora não me resta mais nada além de torcer (muito!) pela vitória de Relatos Selvagens nos Goya e no Oscar, venho por meio desta manifestar pouca surpresa diante de outra notícia que andei lendo: sucos de caixinha têm tantas calorias quanto refrigerante e batata frita.

chocada61HÃ?

chocada-loira2TÁ FALANDO SÉRIO, MARIANA?

Seríssimo. Eu sempre desconfiei de suco de caixinha e nunca entendi muito bem a história de crianças tomarem suco de caixinha como se não houvesse amanhã. Pois agora tenho minha suspeita comprovada – e agravada. Três copos de suco industrializado têm aproximadamente 300 calorias, o que equivale a uma porção média de batata frita e a um refrigerante. Muitos dos sucos de caixinha vendidos em supermercado são na verdade néctares – e neles a maior parte da bebida é uma mistura de açúcar, água e aditivos químicos (sempre paro para ler a quantidade de substâncias que desconheço descritas nas embalagens e fico chocada).

De acordo com uma reportagem que li na Folha de S.Paulo, O Ministério da Agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha de 30% a 50% de suco, e os fabricantes não são obrigados a divulgar quanto de suco há no produto. Acho engraçado isso. Os fabricantes são obrigados a divulgar tanta coisa e uma das informações mais importantes, no meu entender, é dispensada: a quantidade de suco que existe em uma caixinha de… Suco!

 No ano passado, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor fez alguns testes e descobriu que, além de pouca fruta, muitos néctares têm açúcar demais. Um produto de uva chegou a ter 20 gramas de açúcar em 200ml de suco. Os mesmos 200ml de Pepsi ou Coca-Cola tem 21 gramas de açúcar.

surprise1UUUOOOUUU!!!

Para minha sorte, bebo pouquíssimo, só em estado de extrema necessidade, os tais sucos de caixinha. Já refrigerante, para minha sorte ainda maior, não gosto. Alguns defensores do suco versus o refri irão dizer que o açúcar do suco é frutose e que não há problema algum nisso. Não é bem assim. Excesso de frutose também pode ser prejudicial, pois trata-se de um carboidrato de alto índice glicêmico. Para sair um pouco do terreno suco de caixinha e abranger outros sucos, o alerta é o mesmo: suco tem que ser bebido de forma moderada, sejam eles integrais, sem adição de açúcar, naturais ou feitos em casa. De outra maneira, engorda. Aprendi muito isso nas muitas consultas que já fiz com endócrinos e nutricionistas.

: TRÊS RECEITAS DE SUCOS PARA QUEM NÃO TEM TEMPO DE FAZER SUCOS

Muuuito buzinei sobre esse perigo para a dieta nos ouvidos da minha adorada mãezinha, como relatei no post SUCOS: AMIGOS DA SAÚDE E INIMIGOS DA BOA FORMA. Finalmente, ela se convenceu e aprendeu a beber água saborizada no almoço e no jantar. Avisa a nutricionista Cláudia Lobo, na reportagem da Folha: “Quando a fruta vira suco, ela se desvirtua, perde fibras e a quantidade de açúcar é concentrada”. Para as crianças, isso é ainda pior, pois o doce pode dar uma falsa sensação de saciedade. Se ela trocar água por suco, vai perder a fome, pode ficar obesa e desnutrida por consumir um alimento de alto teor calórico, sem fibras e outros nutrientes. Para o pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, os integrais são indiscutivelmente mais satisfatórios do que os néctares.

: RECEITA DE SUCO VERDE PARA QUEM TEM PREGUIÇA DE FAZER SUCO VERDE

Por fim, uma informação que me deixou bastante impressionada: sucos de soja, além de adoçantes (leia-se veneno), possuem isoflavona, fitoesterol semelhante ao hormônio feminino. “O consumo teria relação com maturação sexual precoce”, observa a nutricionista Neiva Souza. Como é que tu costuma falar mesmo, Tulio?

tulioNÃO HÁ O QUE NÃO HAJA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.