Trauma de brócolis

Certa feita, minha mãe leu em algum lugar sobre as incríveis propriedades nutricionais do brócolis.

ESTE APETITOSO SENHOR!

Brócolis é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A e minerais como cálcio, selênio, potássio e ferro. Isso faz dele um ótimo protetor contra a baixa imunidade, infecções, doenças cardiovasculares, anemias, doenças dos olhos e até o envelhecimento da pele. Também é essencial para a manutenção do peso, para o fortalecimento dos ossos e dentes e para regular a pressão sanguínea.

CALMA!

ISSO É SÓ O COMEÇO

Brócolis ajuda a manter a elasticidade dos tecidos, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso central, tem alto teor de fibras, que regulam o trânsito intestinal, alto teor de bioflavonóides, sulforanos e outros antioxidantes, que são substâncias que protegem as células contra as mutações, os danos provocados por moléculas instáveis e bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores.

TEM MAIS AINDA!

O brócolis ajuda a prevenir diversos tipos de câncer como do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga. Estudos mostram que os sulforanos protegem os vasos sanguíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. Por isso, ele é indicado para prevenir o diabetes. Essa substância também tem o poder de reduzir inflamações e é excelente para o trato respiratório, combatendo a asma, a rinite e colaborando para uma boa expansão pulmonar, essencial na prática de atividade física.

MAS ISSO NÃO É BRÓCOLIS, MARIANA!

ISSO É UM MILAGRE!

Foi a mesma impressão da minha mãe. Com a certeza de que o milagre estava ao alcance das mãos, na prateleira do supermercado mais próximo, ela passou a pesquisar receitas de pratos com brócolis. Então, em uma bela primavera de alguns anos atrás, todos os pratos da casa, no almoço e no jantar, continham o vegetal brócolis.

AINDA BEM QUE EU TINHA RAÇÃO!

AINDA BEM QUE EU AINDA NÃO TINHA NASCIDO!

Arroz com brócolis, lasanha de brócolis, suflê de brócolis, creme de brócolis, brócolis gratinado, brócolis na manteiga, salada de brócolis, espaguete com brócolis, polenta com brócolis, brócolis ao molho… A criatividade não tinha limites – e chegou ao seu limite quando meu pai, entupido de brócolis até os ouvidos, sentou à mesa no domingo de noite e havíamos pedido pizza de brócolis.

HEIN??!!

COITADO DO VÓ KALIL

Ouviu- se, então, o grito às margens da Rua Quintino Bocaiúva.

INDEPENDÊNCIA DE BRÓCOLIS OU MORTE!

Nesse Dia dos Pais, meu pai sabe que não é preciso nenhum grande feito para que a gente lembre dele ontem, hoje e sempre. Basta passar pelo setor de hortifruti do supermercado. São as pequenas coisas do cotidiano que acionam os gatilhos mais queridos da memória. Quanto ao almoço de domingo, pode ficar tranquilo, pai.

FAREMOS CORDEIRO SEM BRÓCOLIS

AINDA BEM QUE ACABOU MINHA RAÇÃO

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Nossa,não sabia disso,minha mãe faz arroz com brócolis e eu sempre deixo de lado,tenho asma,rinite e o pior anemia,pois como não como carne eu opto por bastante legumes..
    Me diz uma coisa,qual a raça do Bento??Adoooroo vcs dois!!

  2. Mari, brócolis é tudo de bom! Tenho uma receita ótima que é lasanha de salmão com brócolis, até meu pai que não curte muito lasanha, adorou esse prato.

  3. Bah…desde ontem como brócolis aqui em casa e hoje fiz pizza com ele para arrematar, tipo aquelas pizzas com tudo em cima, à moda da casa de rodízio. #adoropizzadebrócoliscomcatupiri. As mulheres devem comer brócolis!!!

  4. Estou comendo brócolis seeempre…. E, embora não seja o post, deixo aqui o recado de que a diluição do xampu com água FUNCIONA mesmo!! Meu cabelo é normal e ficou bem mais leve e solto! E o da milha filha oleoso – lavar todos os dias – agora a cada dois dias!!1 obrigada pela dica! bjo. Raquel

  5. Olá …… concordo com a Lari, a Mariana, sempre ensina coisas boas para a gente, os fabricantes da BelVita e da Nhá Benta de frutas vermelhas deviam pagar comissão para ela pela propaganda que ela faz, aqui no escritório eu ensinei todo mundo a comer as bolachas da Belvita e todo mundo adorou, já o Nhá Benta, não dá pois está todo mundo de dieta… e o brócolis eu já conhecia e adoro, pizza de brócolis com bacon e borda de catupiry para comer numa sexta-feira sem culpa hummmmm, delícia…….. Boa semana a todos….. Beijos

  6. Seguindo a linha de coisas boas que a Mari ensina pra gente: tem alguma loja física/farmácia em Porto Alegre que venda L’apothicaire???? Estou precisando!!!! E sim..tb virei adepta da BelVita, da Nhá Benta, do D’Clean…hihihihi

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.