Vai ter mais suco dentro das caixinhas! Viva!

Semana passada, publiquei um texto meio incrédulo sobre a notícia de que sucos de caixinha tem praticamente a mesma caloria de refrigerantes. Para quem perdeu o post, o link está aqui: SUCOS DE CAIXINHA TÊM TANTAS CALORIAS QUANTO REFRIS. Pois agora pela manhã, ao abrir meu email, dou de cara com a repercussão que essa notícia, amplamente divulgada em vários veículos, provocou país afora. Tanto que, a partir de agora, néctares deverão conter no mínimo 40% de suco de fruta. Trata-se de uma nova determinação do Ministério da Agricultura.

Os fabricantes de sucos de caixinha devem aumentar a quantidade mínima de suco de fruta nos néctares de uva e laranja a partir deste mês. Pela nova regra, que entra em vigor no próximo dia 31, o percentual passa de 30% para 40%, chegando a 50% a partir de 31 de janeiro de 2016.

03mulher-nova-gritando-feliz-thumb89432486PALMAS PARA A NOVA REGRA!

palmas-1CLAP CLAP CLAP CLAP!!

A mudança, além de ser uma resposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aos pedidos de produtores de frutas, é uma adaptação dos padrões brasileiros à legislação internacional expressa no Codex Alimentarius (Código Alimentar), documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O Brasil é signatário do código e autor do capítulo sobre néctares.

“Quem ganha com isso é o consumidor, que terá uma bebida com mais conteúdo de fruta, mais autêntica, original e com menos mistura. O impacto também será positivo na cadeia produtiva, com uma demanda maior de variedades de uvas híbridas e americanas”, avalia o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani.

httpwpclicrbscombrporaifiles201304bob-esponja-okgifFALOU E DISSE, PAVIANI

Conforme a pesquisadora Caroline Dani, o aumento no percentual de suco de fruta nos néctares trará benefícios à saúde. “Quanto mais suco, mais polifenóis estarão presentes neste produto. Estes compostos estão presentes nas frutas e seus derivados e proporcionam benefícios a quem os ingere. No caso da uva, um desses polifenóis é o resveratrol, encontrado principalmente na casca e na semente”, salienta a doutora em Biomedicina e estudiosa do suco de uva brasileiro.

mulher-positivoFALOU E DISSE, DOUTORA CAROLINE

Desde o mês de dezembro de 2014, o consumidor já pode perceber algumas diferenças nas embalagens. As novas regras do Mapa também determinam a obrigatoriedade de informar os percentuais de ingredientes nos rótulos de bebidas não alcoólicas. O objetivo é tornar clara a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presentes nos produtos.

desenho-professora
VAMOS APRENDER A INTERPRETAR OS RÓTULOS?

O exemplo é com os sucos de uva!

Suco 100% integral = 100% uva, sem adição de água e açúcar na sua concentração natural.
Suco 100% = 100% uva, sem adição de corantes ou aromatizantes, reconstituído com adição de água.
Bebida/Refresco = 30% de fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente.
Néctar = a partir de 40% de uva, diluído em água e adoçado.
Em pó = pode não conter uva em sua composição.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.