Aprenda a manter as plantas lindas e irrigadas durante as suas férias

Com o período de festas e férias chegando, é preciso elaborar um esquema funcional para manter as plantas vivas durante nossa ausência. Um dos erros mais comuns é encharcar o vaso, colocando muito mais água do que a planta precisa na tentativa de compensar os dias que ela não receberá nada. Detalhe: a planta só absorve a quantidade de água necessária. O resto fica acumulado no fundo do vaso ou no prato, o que pode causar o apodrecimento das raízes e até a morte da coitada.

Foi para esclarecer dúvidas e não deixar que o pior aconteça que fomos ouvir a arquiteta e paisagista Lucia Manzano. Ela deu dicas preciosas para manter as plantas verdes e lindas até voltarmos para casa. Espia só!

 

Dry-WaterGEL: TRANSFORMADO EM LÍQUIDO, ELE LIBERA LENTAMENTE A UMIDADE

Uma dica legal é o uso de um gel (composto por 98% de água e 2% de celulose). Ao ser enterrado e entrar em contato com as bactérias do solo – durante o processo de quebra de seus compostos – há a transformação do gel para o estado líquido, liberando lentamente a unidade. Esse processo pode durar de 30 a 90 dias.

GARRAFA-PETGARRAFA PET: MÉTODO TRADICIONAL

Se a viagem for curta, feriado ou final de semana, por exemplo, uma garrafa de 500ml deve bastar. Detalhe: para até uma semana, a indicada é a garrafa de 2 litros. Para utilizar essa técnica basta encher a garrafa pet com água, fazer um pequeno furo na tampa e enfiar de cabeça para baixo na terra até que ela possa ficar em pé sozinha. Para retirar a pressão do ar, faça até três furos pequenos no fundo da garrafa. Dica importante: jamais coloque a garrafa na terra muito molhada ou muito seca.

cadarçoalgodao1CADARÇO DE ALGODÃO: SOLUÇÃO PARA PEQUENOS VASOS

Este método é ótimo para aqueles vasos pequenos com furinhos na base: passe um cadarço ou linha grossa de algodão pelos furos (imagem do meio) e deixe as pontas caídas para baixo. Coloque o vaso da flor sobre uma vasilha cheia de água e coloque as pontas do cadarço que estavam para baixo dentro da água do recipiente. O que vai acontecer? A planta vai sugar a água através do cadarço sempre que precisar.

plantas-dentro-de-casa-que-especies-usarILUMINAÇÃO NATURAL

As plantas de dentro de casa precisam ficar em lugares com iluminação natural (sem insolação direta) e boa circulação de ar. Não hesite em mudá-las de lugar, se este não for o caso, durante a sua ausência.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.