Você já ouviu falar que pessoas se identificam com… pessoas? Parece óbvio, mas sempre que me refiro a engajamento nas mídias sociais e exemplifico que quando postamos uma foto em que aparecemos, esta foto tem muito mais curtidas e comentários que outras em que não aparecemos. Puxando a brasa pro meu assado, as marcas pessoais, isso é humanizar a nossa marca.
A humanização das marcas não é uma estratégia nova, embora pouco utilizada pelas marcas empresariais em geral. Gerar identificação com pessoas é um poder fenomenal. Costumo dizer que nossos defeitos fazem um tremendo sucesso quando compartilhados de forma adequada.
Pois neste tema vou me apropriar do exemplo de marca pessoal da Mariana Kalil pra humanizar este assunto. Mariana tem um talento incrível para escrever (ponto fortíssimo dela) e já conseguia, com a coluna semanal em jornal diário, abordar temas do cotidiano com uma linguagem bem-humorada, descontraída.
MARIANA KALIL: NA ESCRITA E EM VÍDEOS NO STORIES, A VIDA COMO ELA É
Quando começou a utilizar a própria imagem em vídeos para o Stories do Instagram (@mari_kalil), concretizou a humanização da sua marca pessoal. Quem acompanha a Mariana (e o Chiquinho, o Bento e a Papaqui) sabe que o mundo não é perfeito, que os perrengues do dia a dia acontecem com todo mundo, que ela tem seus medos, superações e vitórias. Vida real faz sucesso.
Carol Bassi também está aí para provar que humanização da marca é poder. Carol Bassi vende seu mix de produtos sem ter site próprio, o valor das peças é alto, mas a estratégia dá certo porque há empatia. Mesmo quem não é cliente fica viciado em acompanhar a novelinha da vida real pelo Stories. O valor da marca Carol Bassi é traduzido em informação que ela passa (de graça!) sobre moda, viagens, filosofia de vida.
CAROL BASSI: SUCESSO DE VENDAS SEM A NECESSIDADE DE SITE PRÓPRIO
Termino este texto sobre humanização com uma confissão: acordei com uma tremenda dor de cabeça mas não me deixei vencer pela vontade de voltar pra cama e me fechar no escuro até a enxaqueca passar. Gravei meus vídeos lá no Instagram, soltei a inspiração sobre este tema aqui e a vida segue.
A vida mais real e menos comercial de margarina é muito mais saborosa.