Como guardar folhas frescas de manjericão da nossa horta caseira

Você deu o primeiro passo e criou um recanto em casa para ter um pé de manjericão para chamar de seu, certo? Então, chegou a linda hora de colher as folhinhas para salpicar na salada, naquele molho de tomate, no sanduíche com pão croc croc. Então, chegou a hora de ver que seu pé de manjericão cresceu, apareceu e você precisa colher as folhas e guardá-las para usar na hora que bem entender, sob pena de elas murcharem e morrerem sem sua principal serventia – o bel prazer do nosso paladar. Mas como conservar folhas de manjericão? É simples. Espia!

Na geladeira
Depois de lavar e secar as folhas, coloque o manjericão fresco em um saco de polietileno e guarde. Simples e eficaz assim.

Congelando o manjericão
Retire todas as folhas dos galhos. Os talos podem ser descartados. Enxágue bem as folhas, tomando cuidado para não danificá-las. Remova o excesso de água das folhas usando um secador de saladas ou colocando-as sobre uma toalha. Guarde em um recipiente e congele.

pestoMOLHO PESTO: OUTRA MANEIRA DE CONGELAR O MANJERICÃO

Outra opção é congelar o manjericão começando um molho pesto. Coloque uma ou duas porções de manjericão no processador e triture as folhas com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal. Cobrindo os pedaços de manjericão com óleo protegerá as folhas do ar, para que conservem a cor e o sabor. Coloque a mistura em um pequeno recipiente com tampa e coloque um pouco mais de azeite de oliva por cima. Depois de descongelar o manjericão, coloque no processador novamente adicionando seus ingredientes favoritos para finalizar o pesto.

Salt-Salt_Sense_SaltshakerSAL AJUDA A CONSERVAR AS FOLHAS

Salgando o manjericão
(Trata-se de um método tradicional de pré-refrigeração para conservar o manjericão)

Salpique 1cm de sal em um recipiente limpo e seco que tenha tampa. Prepare as folhas, que devem estar limpas e secas. Então, coloque uma camada de folhas no recipiente. Polvilhe uma camada leve de sal sobre cada folha. Continue o processo até ter usado todas as folhas. A cada 10 camadas, pressione-as delicadamente para que fiquem firmes, mas não quebre as folhas.

Encha o recipiente até ficar com cerca de 5 cm livres na parte de cima. Pressione as folhas de forma delicada, mas firme. Conclua colocando mais sal para compactar tudo. Agite um pouco o recipiente para que o sal atinja todas as camadas. Guarde o recipiente em local seco e fresco (pode ser dentro do armário). Para usar, simplesmente retire quantas folhas quiser do recipiente, retire o sal das folhas e use como desejar.

olive-oil-sevilleBANHO DE OLIVA PARA A SAÚDE DAS FOLHAS

Mergulhando o manjericão no azeite de oliva
Limpe as folhas e seque bem. Coloque-as em um recipiente. Salpique sal e agite o recipiente para que todas sejam cobertas pelo sal. Encha o recipiente com azeite de oliva. Tampe o recipiente e coloque-o na geladeira. As folhas ficarão em ótimo uso para serem usadas pelos próximos meses. Quando quiser usar, basta pescar as folhas necessárias dentro do azeite e voilà!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. OLA MARI…A-D-O-R-O a sua forma de comunicar com humor,seus textos sao “deliciosos”,e me levam ate o ULTIMO PEDACO,ou sera a ULTIMA MORDIDA??? ABRACOS,Sucesso e Vida Longa!!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 🍻🥂🍷
  • Maxi brinco (amo!) inspirado nos planetas (amo!). Resultado: nada pode ser mais a cara de Mariana. Conclusão: aceitamos de aniversário 👌🏻 #coliseujoalheria #ComAmorColiseu #Pianeti https://www.coliseu.com.br/mobile/listas/mariana-kalil
  • Que parte da frase “tu tem a casa inteira para deitar, não precisa ser exatamente em cima dos meus tênis” tu não entendeu, Gorda? 🐶
  • Meu convite para desconectar neste domingo, olhar menos para a tela do celular e mais para o horizonte ao nosso redor. 🙌🏻💥🌞#carpediem #curtaomomento #aproveiteodia
  • ... Então as gurias saíram para passear de Maricota amarela e suas alças multiuso.💛 #maricota19  #bolsamk #ppacessorios
  • Só na contagem regressiva pelas muitas taças de vinhos e boas companhias no @vinhonapraca neste sábado na Praça Mauricio Cardoso. Vamos?! Óbvio, Mari! 🍷🍷🍷#vinhonapraca #vineria1976 #petfriendly #espaçokids #foodtrucks #muitovinho