Procura-se o óbvio

Não há o que reclamar a respeito do atendimento nessas grandes redes de lojas de eletrodomésticos. A gente chega, escolhe o forno elétrico, a geladeira, o ar condicionado, enfim, aquilo mais necessitamos no momento, os vendedores são extremamente solícitos, nos convidam a acompanhá-los até o caixa, tiram a nota fiscal, passam nosso cartão de crédito na máquina, nos levam até a porta, garantem que a mercadoria chegará dali uns dias em nossa residência, nós retribuímos o aperto de mão camarada de até logo, saímos da loja, chegamos a dar um suspiro de felicidade pela conquista daquela compra e então….

filmedeterrorÉ CHEGADA A HORA DO PESADELO

The_Tasmanian_DevilUUUUUHHAHAHAHAHAHAHAH!!

Até a compra na loja, até o aperto de mão camarada, até a mercadoria chegar (quando chega) sem sobressaltos na nossa casa – até aí está tudo certo. Mas então, um belo dia, a peça da geladeira que valeu uma fortuna, aquela pecinha responsável pelo comando do Ice Maker, a peça que garante a produção de gelo da geladeira, esta maldita peça para de funcionar. Simplesmente não trabalha mais.

bento1FAZ COMO EU QUE VEIO AO MUNDO A PASSEIO

É o momento, então, de acionar a garantia da geladeira. Depois de algumas semanas de espera sem gelo, o técnico faz a visita. Constata que o problema é realmente no tal Ice Maker. Ele avisa que terá que levar a geladeira inteira embora. Ele leva a geladeira inteira embora (quem precisa de uma geladeira e casa, não é mesmo?). Uma semana depois, volta com outra geladeira. Duas semanas depois o mesmo Ice Maker estraga. Só que agora não existe mais garantia.

27 panic460NEM PEÇA NO MERCADO

– A sua geladeira é o modelo X? – pergunta a vendedora da assistência técnica da marca, indicada pela loja onde a geladeira foi comprada.
– Sim, é este modelo.
– Hiii… Roubada! Todas as geladeiras desta marca e deste modelo dão o mesmo problema.

hysteria10É PRA ACHAR ISSO NORMAL?

O tempo passa, a vida sem gelo vai seguindo seu curso – até que, alguns meses depois, numa cruzada pessoal atrás da peça, finalmente a encontramos. Tudo parecia voltar à normalidade, mas então chega a hora do ar condicionado. O ar condicionado adquirido da mesma maneira, com inúmeros sorrisos e apertos de mão, resolve não trabalhar mais.

bento1TODOS OS ELETRODOMÉSTICOS ME IMITAM LÁ EM CASA

A primeira ligação é para a loja onde o ar condicionado foi comprado. “A senhora deve ligar para esta assistência técnica que trabalha com a marca do seu ar”, responde o vendedor. Faz-se o indicado: “Não temos peça para esta marca de ar condicionado”, responde a moça do outro lado da linha. Busco me certificar:
– Vocês são responsáveis pela assistência técnica desta marca de ar condicionado e estão me dizendo que não trabalham com esta peça, é isso? – pergunto.
– Exatamente.

woman-yelling-13E QUEM PODERIA TRABALHAR??!

Recebo a orientação de ir a uma loja de peças de ar condicionados em geral localizada no bairro Navegantes. A fila é maior do que a do SUS. Retiro senha. Perco um turno inteiro à espera da chamada. Sou atendida.
– Esta peça está em falta no mercado – informa o vendedor.
– Sabe onde eu posso conseguir?
– Infelizmente, é o que todo mundo quer saber.

olivia10ELA CHEGOU EM CASA CUSPINDO FOGO PELA BOCA

Bebia um copo de água para me acalmar quando peguei um dos jornais de cima da mesa e quis o destino me mostrar que não estou sozinha nesse perrengue que se tornou o mundo dos serviços no Brasil. Leio que uma moça chamada Karem comprou no site Submarino um videogame Xbox 360 como presente para os filhos gêmeos.

LOJAESTA COISA LINDA!

Com o pacote em mãos, Karem reuniu as crianças na sala, mas, em minutos, a euforia deu lugar à decepção. Em vez do brinquedo, encontraram um tijolo dentro da caixa.

imagesESTA COISA BEM PARECIDA!

A empresa explicou que isso já havia ocorrido com outros clientes, porque a entrega é terceirizada e a fraude ocorre depois que o produto sai do depósito. No caso da Karem, enviaram outro videogame

olivia10E NO NOSSO CASO?

bento1VAMOS PASSAR O VERÃO SEM AR-CONDICIONADO?

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mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

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