Mari Kalil: A nostalgia de uma romance a ser escrito nas cadernetas mais lindas que há!

Passei o dia me sentindo meio melancólica até resolver verificar ipsis litteris o significado da palavra melancolia e me dar conta de que não estava melancólica coisa nenhuma. A pessoa quer se sentir com alguma coisa e nem sabe o que é…. Sabe o que é melancolia? Confunde com nostalgia? Eu confundo tudo. Então, na falta de algo melhor para fazer (estou enrolando para escrever minha coluna deste fim de semana para o jornal), fui ao site Significados para esclarecer as ideias. Eis o significado de melancolia:

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém. A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.

Woman-prayingGRAÇAS A DEUS NÃO ESTOU COM ISSO

É um termo com origem no grego melancholia que expressa uma tristeza persistente, muitas vezes sem razão aparente. Fisicamente, o estado de melancolia se reflete na aparência sempre abatida, emagrecimento e olhar fixo no infinito.

happy-womanGOSTEI DO “EMAGRECIMENTO”

manaCREDO

Na psiquiatria, a melancolia é uma síndrome mental que se caracteriza pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, falta de apetite, ansiedade, insônia e ideias constantes de morte. Melancolia é um dos sintomas da psicose maníaco-depressiva.

praying-the-rosary-724621GRAÇAS A DEUS NÃO ESTOU COM ISSO

bento1124ELA QUE PENSA

Para Freud, a melancolia é um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida. O tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.

a woman is praying to god with hopeGRAÇAS A DEUS NÃO FAÇO ESSE TIPO

O que eu venho sentindo nos últimos dias é nostalgia. Sabe o que é nostalgia? O site Significados me ajudou também!

Nostalgia significa o estado de profunda tristeza causado pela falta de algo. É a sensação de saudade originada pela lembrança de um momento vivido no passado ou de pessoas que estão distantes. É um sentimento melancólico geralmente produzido em pessoas que se encontram longe da sua terra natal e sentem saudade da sua pátria, do seu lar e de coisas que lhe são familiares.

Etimologicamente, a palavra nostalgia é formada pelos termos gregos nostós (que significa regresso a casa) e álgos (que significa dor). Esse sentimento de tristeza é causado em um indivíduo pela distância em relação a um lugar, pessoas ou coisas. Esse afastamento em relação a elementos queridos provoca abatimento e uma vontade extrema de voltar a esses momentos e lugares ou de estar com algumas pessoas. É um sentimento semelhante à saudade mas tende sempre a aumentar.

mulher-cara-de-nojo1NÃO É MUITO BOM SENTIR ISSO

Então, me peguei pensando por que raios eu ando nostálgica. Odeio sentir algo e não entender os motivos. Um sentimento, seja ele qual for, sempre tem um ponto de origem. De repente, não mais que de repente…. Touché! Descobri! Culpa do meu novo livro.

bento1124ESTÁ BEM DIFÍCIL CONVIVER COM ELA

A questão toda é a seguinte: resolvi tirar da caixola um desejo antigo, porém para o qual ainda não me sentia pronta: escrever meu primeiro romance. Até então meus três livros tinham abordado fatos reais (apesar de alguns parecerem ficção, como ter vomitado na cara da Lady Di).

livros-na-feiraOLHA QUE LINDO O TRIO NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE!

Pensei que demoraria mais um tempo até maturar a ideia, mas foi tomando café da manhã no sábado, sozinha na cozinha, que me veio um frenesi incontrolável e todo o início da história começou a se desenhar na minha cabeça. Saí correndo atrás da caderneta que guardo há anos à espera deste momento para anotar tudo o que a mente produzia freneticamente

Olha!

caderneta-livroSÉSAMO ABRIU-SE!!!

Então, tudo fez sentido. Desde sábado, ando vivendo as emoções da minha personagem (procuro um nome pra ela), e o estado de espírito dela no momento não é, digamos assim, dos mais tranquilos e favoráveis. Foi então que comecei a me misturar com os ânimos da personagem, comecei a me enredar na teia de emoções, Mariana e a personagem foram ficando uma coisa só e, quando vi, arrastava os pés pela casa. Até chorar chorei…

bento1124SEMPRE DISSE QUE ELA NÃO ERA CERTA

Não, meu primeiro romance não será uma deprê sem fim. Até porque não faz meu estilo. Terá amor, saudade, encontros, reencontros, vazios, distância, mas também boas risadas. Só que vai demorar mais do que os outros, que escrevi em 30 dias cada um. Só espero que não demore muito, um ano no máááááximo, porque viver com dupla identidade não anda muito nos meus planos suportar, sabe assim?

bento1124MUITO MENOS NOS MEUS

Bento está sendo um cachorro super tolerante com este novo momento, como podem perceber. Aliás, nada que fuja muito do comportamento natural do animal. Aproveitarei o ensejo da lenga lenga deste post que até agora não disse muito a que veio no quesito trazer algum conhecimento relevante para a vida das leitoras para terminar com algum serviço de utilidade pública – no caso, minha caderneta.

caderneta-livroNÃO É LINDA?

Faço coleção. Tenho vááááááárias! Aliás, sabiam que há toda uma nostalgia (olha ela aí de novo!) quanto a cadernetas de papel? Há todo um movimento surgindo de retorno deste hábito? Eu amo de paixão e sempre tenho uma caderneta na bolsa. Seja no cinema, na mesa de um restaurante, na cabeceira, dirigindo… As ideias brotam nas horas que parecem mais impróprias. Se não anoto, babau! Tenho memória de formiga, o que lamento profundamente. Para quem vive de escrever, memória de formiga é um desastre.

Então, senhoras e senhoritas, venho por meio desta apresentar a marca de cadernetas Paper Blanks. Resistam se forem capazes. Eu já gastei fortunas. Vamos começar com o lançamento de agendas slim para 2017.

Olha!

Eu adorei esta prata com azul por motivos óbvios. É igual à minha, só que a minha tem um tom rosado. Se fosse comprar uma, escolheria a rosinha para um 2017 mais amoroso!

Agora as agendas mais rechonchudas!

Não sou muito de agendas grandes, prefiro cadernetinhas menores. Mas seu fizesse meu estilo, ficaria com a primeira! Agora me diz se é fácil escolher entre todas essas aqui!

notebooks-paperblanks-william-morris-honeysuckle-journal-2ME DIZ!!???

rose-garden-stackHEIN??

pME DIZ??

planners-paperblanks-2016-week-at-a-time-planner-midi-filigree-floral-ivory-5_2d36552a-0613-4837-8f26-8288d41e4cf1HEIN??

planners1ME DIZ??

notebooks-paperblanks-monet-bridge-journal-9HEIN?!

hysteria13ME DIZ??

bento1124É MUITA PERTURBAÇÃO NUMA CABEÇA SÓ

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs
  • Primeiro fim de semana na Fazenda Tapera, da família do meu então novo namorado, @carloseduardosperotto. Primeiro mês de volta ao RS depois de largar o emprego no Rio porque tinha certeza de que Chiquinho seria meu futuro marido. E não é que acertei?!♥️ #7dejunho #2007 #tbt #quintafeiradoretorno
  • #desafioaceito #todoscontraocancerdemama #euapoioessacausa Vamos fazer uma corrente por esta causa? Então compartilha uma foto tua em preto e branco para demonstrar apoio à luta contra o câncer de mama. Não precisamos esperar outubro quando é nossa saúde que está em jogo. O câncer de mama tem chances altíssimas de ser curado quando descoberto em estágio inicial #cancerdemamatemcura #ligafemininadecombateaocancer #imama #voluntariaspelavida
  • Né?! #vidaquesegue