Violeta Inspirado, a Cor de 2013

Dia desses, minha amiga Livia me mandou uma mensagem via Facebook. Queria me mostrar o trabalho em bijus e máxicolares de uma amiga dela, a Carol Clio.

E ME LEVOU EM MÃOS ESTE LINDO EXEMPLAR
(começa a perder a graça essas manchas no meu iPhone)

As pétalas das flores são de tecido, e a correntinha tem pedrinhas de um tom violeta. Humm… Violeta… Email da Paulinha… Azul índigo…

DE REPENTE, TUDO SE ENCAIXOU

Alguns dias atrás, Paulinha, outra amiga, leitora assídua do seriado 50 Tons de Tudo que protagonizamos nas dependências deste blog, mandou o seguinte e-mail:

“Oi Mari! Tava lendo teu post sobre as cores de 2013 e também o das roupas que vocês escolhem pra usar na redação, e lembrei de um estudo que a Coral (de tintas) usa pra definir as cores tendência do ano seguinte, não sei se tu chegou a ver. É realizado por um centro de estética na Holanda, que reúne uma equipe pra discutir as tendências gerais de comportamento no mundo e tentar traduzir isto em cores”.

UUUOOOUUU!!
SÉRIO? NÃO SABIA!

Continuou a Paulinha:

” Esses dois links falam sobre isso: http://www.colourfutures.com/pt_index.jsp e http://followthecolours.com.br/tag/colour-futures. Achei esses sites procurando que cor eu queria usar no Ano Novo. E achei. Chama-se Violeta Inspirado.

UUUOOOUUU!
QUE NOME LINDO!
VIOLETA INSPIRADO!

Fui averiguar. E depois de ler sobre o Violeta Inspirado e sobre todo seu significado para 2013, resolvi que também será minha cor do Ano Novo. Vou te imitar, viu Paulinha?

O QUE DIZ SOBRE O VIOLETA INSPIRADO

A cor do ano 2013 é um índigo que possui influência do violeta, nobre, sábio e profundo associado à honestidade. Trata-se de uma cor contundente, mas de fácil assimilação, que transmite sensação de tranquilidade e estabilidade, mas podendo adicionar uma força elegante e surpreendente. Dentro de uma paleta de cores, este índigo se torna versátil. Combina com tons brilhantes do mesmo nível de saturação, com cores cítricas ou com neutros mais quentes, como também com outros roxos, azuis e verdes.

UUUOOOUUU!
Eu gostaria que o mundo não acabasse em 21 de dezembro de 2012 para eu poder usar um vestido Violeta Inspirado
com acessórios cítricos!

Eis um mundo de possibilidades em que o colar da Carol Clio contempla perfeitamente.

PERCEBEM COMO TUDO VAI SE ENCAIXANDO?

Um dos educativos links sugeridos pela Paulinha, que explica como as cores do ano são escolhidas pelas empresas para explicar moda, design, decoração e produtos, diz o seguinte:

“Tudo começa com uma grande equipe de pessoas que trabalha em cima de tendências e momentos em que o mundo está vivendo. São antropólogos, designers, arquitetos, marketing, estilistas, que podem ser chamados de coolhunters: essas pessoas através de pesquisas, antecipam as informações para o mercado, o que está por trás de algo que muitas vezes não tem sentido para a maioria do público. Elas ouvem além de escutar e enxergam ao invés de simplesmente olhar. Há uma leitura semióticapor trás de cada movimento: cultural, local, global”.

UUUOOOUUUU!
VIOLETA INSPIRADO NÃO SAIU DO NADA!

“A Tintas Coral tem como a Cor do Ano 2013 o tom Violeta Inspirado.

Para chegar a esse resultado, o Centro de Estética Global, na Holanda, faz um estudo de 9 meses todos os anos. A equipe de consultores especialistas se reúne para discutir as tendências gerais de comportamento no mundo e “traduzi-las” em cores. Enquanto 2012 teve como tema “Possibilidades”, para 2013 a empresa enxerga a comunidade, os indivíduos e a vida moderna centrada em “Conexões”.

O TOM DIVULGADO PELA CORAL É ESTE DA PAREDE

Continua a explicação:
“São 5 conceitos que inspiram a paleta de cor para serem trabalhados em 2013: paixão coletiva, desconectando, arte da compreensão, feito em casa e conforto visual.

UUUUOOOUUUU!
Quanta informação para uma terça-feira de manhã!

Sim, eu também fiquei um pouco estonteada, mas achei tão, tããããooo interessante que não podia deixar de passar adiante a informação. Por aqui me despeço no momento com mais um serviço da série

OU INUTILIDADE PÚBLICA
Vai da maneira de cada um encarar a vida

Quanto a mim?
Vestido Violeta Inspirado, aí vou eu!

 

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

12 Comentários
  1. Segundo a nota de divulgação da marca: “Essa tonalidade é interpretada como ligada ao crescimento, renovação, prosperidade, unidade e cura. No que diz respeito à estética, ela remete à ideia de luxo e sofisticação”
    Dizem ainda que o olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor no espectro.

    Achei bacana.

  2. Segundo a nota de divulgação da marca: “Essa tonalidade é interpretada como ligada ao crescimento, renovação, prosperidade, unidade e cura. No que diz respeito à estética, ela remete à ideia de luxo e sofisticação”
    Dizem ainda que o olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor no espectro.

    Achei bacana.

  3. O Violeta Inspirado saiu de uma pesquisa feita pela Coral, Adriana. Mas Verde também é a cor. Usa o que tu te sentir melhor! Eu usei verde no ano passado, me adiantei demais…Hehe. Bjo. MK

  4. O Violeta Inspirado saiu de uma pesquisa feita pela Coral, Adriana. Mas Verde também é a cor. Usa o que tu te sentir melhor! Eu usei verde no ano passado, me adiantei demais…Hehe. Bjo. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado