Açúcar de coco: mais nutritivo do que o convencional, mas com moderação!

Uma das grandes novidades que está começando a dominar o cardápio das pessoas mais ligadas em saúde nutricional é o açúcar de coco. Por isso, o assunto é interessante de ser contemplado por aqui, para avaliarmos juntas os prós e contras deste alimento. Vamos começar lembrando um pouco sobre o que é o açúcar comum.

O açúcar é um carboidrato extraído da cana ou da beterraba, que, na sua forma refinada, não possui nenhum nutriente. Gente, é nada mesmo! Poder nutritivo = zero. Para ficar branco e soltinho, o açúcar naturalmente extraído é refinado, um processo que submete o alimento a inúmeros produtos químicos. O açúcar mascavo é menos nocivo, já que por sofrer menos este processo, ainda preserva ao menos 80 minerais originais.

sugarspoon-5ee1d9cf2615c976d34480051e0cba6762f7cf81-s6-c30AÇÚCAR BRANCO REFINADO: O VENENO DA SOCIEDADE MODERNA

O consumo em excesso do açúcar é muito prejudicial. Tanto que é conhecido como o “veneno da sociedade moderna”. Este problema tem sido alvo de diversos estudos que apontam que o açúcar causa até dependência – e por isso deve ser comparado ao consumo de qualquer droga. Os prejuízos do excesso de açúcar são diversos, mas os mais comuns são obesidade, resistência a leptina, síndrome metabólica, diabetes e todas as suas complicações.

Feitas as devidas advertências sobre o açúcar, agora vamos falar da novidade: o açúcar de coco. Ele é indicado atualmente como uma forma mais saudável de consumir doces. Opa, mas não vá se animando muito! Não podemos esquecer de forma nenhuma que, apesar de menos nocivo, ele ainda é açúcar. Portanto, evite excessos. Na verdade, trata-se de uma mistura de açúcares, composta de aproximadamente 79% de sacarose, 3% de glicose e 9% de frutose. Portanto, diabéticos devem, sim, ter muito cuidado ao consumir o alimento.

url1MODERAÇÃO NO AÇÚCAR DE COCO: APESAR DE MENOS NOCIVO, AINDA É AÇÚCAR

A seiva das flores de palmeira é fervida para perder água até a formação de cristais. Assim é produzido o açúcar de coco, que, por não passar por processos de refinamento, mantém algumas das vitaminas e minerais originais da planta. Essa é a principal vantagem em optar pelo novo açúcar: embora ele possua a mesma quantidade de calorias que o refinado, ele carrega maior valor nutricional.

+CARINA: Mil razões para preferir chocolate com alto teor de cacau

O açúcar de coco contém ferro, zinco, cálcio, potássio, além de alguns ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes. Além de conter também uma fibra chamada inulina, que pode retardar a absorção de glicose e explicar o índice glicêmico mais baixo do que o açúcar comum.

Alguns especialistas atribuem um menor índice glicêmico ao açúcar de coco quando comparado ao açúcar refinado. Esses indícios podem indicar a possibilidade de prevenção a diabetes. Entretanto, isso não significa que quem já possui a doença possa consumir o alimento. Afinal, como eu escrevi antes, ainda trata-se de açúcar, só um pouco menos nocivo.

É cada vez maior a quantidade de produtos presentes no mercado.
Dá só uma olhada nesta galeria de opções!


Vale lembrar que, mesmo alimentos de baixo índice glicêmico, também aumentam a glicemia e podem ser estocados como glicogênio (reserva de açúcares) ou triglicerídeos (reserva de gorduras). Isso acontece quando a quantidade de glicose liberada no sangue não é utilizada para suprir as necessidades energéticas imediatas do corpo. Trocando em miúdos: se você não gastar as calorias, vai engordar.

O açúcar de coco pode adoçar alimentos e bebidas – como sucos, chás, iogurtes, etc. – na mesma medida que o açúcar branco. Para ajudar a lembrar, mais um puxão de orelha da nutri: a medida é “bem pouquinho” ou “quase nada”. Em receitas de doces que levam o ingrediente, como bolos, pudins e doces, a regra é a mesma forma que o tradicional.

Resumo da ópera: as vantagens do açúcar de coco não irão encobrir os males do excesso. Não acredite em milagres. Bem como o açúcar refinado ou adoçantes, o consumo deve ser moderado e acompanhado de perto por um nutricionista.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Parrilla uruguaya! 👌🏻#puntadeleste
  • Melhor definição de “tomando todas”, vai dizer? 🤣🥂 #spritz #fasanopuntadeleste #fimdetarde
  • Rabas! #squidrings ♥️ #puntadeleste
  • Punta del Este, aí vamos nós! #ontheroad #uruguay #puntadeleste #partiu ♥️🙏🏻🐶🌞🥐🍾🍤🍺
  • Meu #tbthursday de hoje vai para o tempo em que achava divertido passar as madrugadas de #carnaval correndo atrás das celebridades nos camarotes da #marquêsdasapucaí. Ah, a #juventude 🤣 #istoegente #vidadereporter #riodejaneiro #carnaval2006 #tbt
  • Porque depois de trabalhar 12 horas ininterruptas numa #segundafeira de #janeiro em #portoalegre achei mais do que merecido 🍻🙌🏻 #umbrinde #saúde #sóosfortessobrevivem