Meu xarope caseiro de folhas de louro contra tosse, gripe, febre e resfriado

Mudanças de temperatura promovem probleminhas respiratórios. Tosse, bronquite, rinite, laringite e todas essas “ites” que quem padece conhece muito bem (meu marido Carlos Eduardo, coitado!). Pesquisa daqui, pesquisa dali na tentativa de ajudá-lo a ter uma vida digna nessa estação, cheguei à folha de louro, profundamente aromática e utilizada na culinária do mundo inteiro (quem não adora colocar no feijão?). Mas não é só. Ela também apresenta excelentes propriedades medicinais, sabia?

A catequina, composto presente no louro, ajuda na batalha contra os germes e outros micróbios e também na circulação. Resultado: reduz o muco espesso e congestionante e  tem propriedades que aliviam e dão um efeito calmante sobre a garganta, contribuindo para fazer a febre baixar. Por essa razão, chá de louro é tão indicado para ajudar na saúde do sistema respiratório.

A medicina oriental indica, além do chá, o xarope de louro como remédio natural. Age instantaneamente sobre a tosse. Portanto, divido a receitinha deste xarope que tenho feito aqui em casa pra você usar com moderação quando e sempre que precisar. É super indicado em casos de tosse seca.

Laurer leafs in wooden bowlFOLHAS DE LOURO: EXCELENTE REMÉDIO NATURAL PARA O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Ingredientes
150ml de água
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 limão
6 folhas de louro (podem ser as secas)

Modo de preparo
Ferva a água. Quando levantar fervura, coloque as folhas de louro e deixe-as cozinhando com a panela tampada por cerca de seis minutos. Desligue o fogo. Espere esfriar. Retire as folhas de louro, transfira o líquido para um frasco, coloque o açúcar mascavo e esprema um limão. Misture tudo muito bem até o açúcar se derreter. Tome 1 colher (chá) do xarope de 3 a 5 vezes por dia. O xarope pode ser conservado na geladeira por no máximo três dias.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

5 Comentários
  1. Boa tarde! gosto muito de suas matérias, fico atenta a tudo que vc posta,sempre aprendo algo importante.. fiquei sabendo q vc esteve aqui pertinho, em Ivoti, moro em Novo Hamburgo, bem pertinho do Outlet.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.