Aos 17 anos, Leilane Sabatini foi convencida pelos pais a estudar administração de empresas em vez de investir em sua verdadeira paixão: moda. Tal decisão resultou em uma carreira de 10 anos no mercado de energia. A insatisfação e a vontade de voltar a perseguir o antigo sonho, porém, resultaram no @cansei_vendi, site em que é possível adquirir produtos Chanel, Louboutin, Louis Vuitton e outras marcas de luxo com valor até 80% abaixo do original.
O @cansei_vendi nasceu no Instagram, onde Leilane passou a anunciar roupas, sapatos e bolsas que há muito não saíam do seu closet.
– Tentei revender meus desapegos em sites tradicionais, mas não deu certo. Então me veio a ideia de criar um Instagram e tentar por lá. E funcionou, vendi tudo! – conta.
Com o sucesso das primeiras vendas, a empreendedora passou a anunciar peças da mãe, da cunhada, das amigas. Em junho de 2015, nasceu o site do @cansei_vendi e, junto com ele, um catálogo de produtos de alta-costura com preços muito abaixo do mercado, onde Leilane anuncia itens de quem está desapegando. Em 2016, a empreendedora deixou seu emprego para se dedicar full time à profissionalização do negócio.
LEILANE SABATINI: A IDEALIZADORA DO @CANSEI_VENDI
Diz Leilane:
– No começo o faturamento mensal variava de R$ 15 mil a R$ 20 mil. No mês de novembro de 2017 chegamos a 130 mil por mês, conseguimos aumentar em sete vezes o faturamento na comparação com o ano anterior, encerrando 2017 com o faturamento de R$ 700 mil reais.
A nova meta a ser alcançada é ainda mais ambiciosa: mais que dobrar o faturamento em 2018, ou seja a expectativa é de faturar neste ano R$ 1,8 milhão de reais.
Para anunciar um produto, é preciso que ele esteja em bom ou ótimo estado e conste em um portfólio de marcas predeterminadas – é possível consultar a lista no próprio site.
– Analisamos costuras, fechos, tecidos e outros aspectos da peça para atestarmos sua autenticidade e conservação – explica Leilane.
O dono do artigo define o preço e o portal cobra uma comissão sobre a venda
– Chegamos ao mercado para democratizar o luxo. É necessário criar rotas alternativas para o consumo de alto padrão, já que economizar é prioridade para qualquer um no atual cenário econômico – observa.
BOLSA CHANEL À VENDA NO SITE: PREÇOS ATÉ 80% MAIS BAIXOS
Ao menos duas vezes por ano, Leilane realiza eventos para expor as peças disponíveis no site para as consumidoras.
– Queremos trazer o palpável para as clientes. Isso ajuda a criar confiança e, consequentemente, a fidelizar.
O potencial apontado pelos números de crescimento do negócio de Leilane chamou a atenção de investidores, resultando em um aporte de R$ 400 mil em dezembro de 2016.
– Embora nossos investidores-anjo não tenham histórico de aporte a startups, os dados de faturamento, os prognósticos e meu background executivo de mais de dez anos fez com que eles apostassem no cansei – conta ela.
CHANEL BICOLOR À VENDA N0 @CANSEI_VENDI
O aporte está sendo utilizado para desenvolver novas ferramentas para a plataforma, como a “calculadora de revenda”, em que os usuários descrevem a peça e estimam seu preço aproximado no mercado.
– A ideia é facilitar a vida dos interessados em vender seus itens, oferecendo uma prévia do valor que podem receber e ajudando a ponderar se vale a pena revendê-los ou não – ela explica.
Outra ferramenta implementada é voltada a quem já decidiu passar o seminovo adiante. Por meio dela, o internauta cadastra as informações, faz o upload das fotos e posta o produto para o @cansei_vendi avaliar suas condições e a autenticidade antes de colocá-lo à venda. Para facilitar esse processo, a marca disponibiliza postos de coleta em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
SCARPIN LOUBOUTIN DISPONÍVEL PARA COMPRA ONLINE
Além das novas funcionalidades, o marketplace também inaugurou duas novas seções: a de liquidação, com peças de preços ainda mais reduzidos – os itens do site já são, em geral, 80% mais em conta –, e a masculina.
– Quem disse que homem não gosta de luxo? Eles só disfarçam bem! Por isso decidimos criar uma página só para eles.
LEILANE NA COMPANHIA DAS DUAS NOVAS DIRETORAS: CAROL LEONHARDT (MARKETING) E ANA CAROLINA DARDE (OPERAÇÕES)
Outra iniciativa que permeia o negócio é a consciência ambiental e o incentivo ao consumo consciente, que visam à reutilização de produtos. A marca oferece a possibilidade de os anunciantes doarem até 65% do valor arrecadado a ONG’s parceiras, como Arcah, Make-a-Wish Brasil e Sietar – o @cansei_vendi também repassa uma parte de seu lucro a essas instituições.
Contando com o apoio das novas diretoras, Carol Leonhardt (marketing) e Ana Carolina Darde (operações), Leilane pretende alcançar R$ 720 mil de faturamento em 2017.
Como adquirir estes produtos???
Amei!!!! Gostaria de ver as peças.