Mari Kalil: Regrinhas de etiqueta para levar (muito!) a sério no Whats App

São poucas as pessoas que se preocupam com a forma de usar o WhatsApp. Ando ouvindo cada história envolvendo grupos de WhatsApp capaz deixar qualquer cidadão que goze de boa saúde mental de queixo caído. Em primeiro lugar, o que este aplicativo significa para mim: uma ferramenta de comunicação rápida e eficiente para enviar ou receber recados de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Ponto. Talvez venha daí todo meu espanto com alguns casos que vivencio e outros me chegam aos ouvidos.

scared-woman-679x4991VERDADEIRAS ABERRAÇÕES!

Digamos que você faz parte de um grupo de mães que foi criado para falar algo pontual sobre a escola do seu filho. Então, você abre os olhos de manhã e tem 85 mensagens não lidas de “bom dia” na tela do seu celular. Elas apresentam as mais criativas variações de escrita e entusiasmo: “Bom diaaaaa!!”, “Bom dia, mamães!!!!”, “Bom dia, vidaaaaa!!”. Minha pergunta é: você ligaria à 7h da manhã para alguém para dar “bom dia?”.

woman confusedNÃO, NÉ?

whatsapp-640A MESMA REGRA VALE PARA O WHATS APP!

Outro caso recorrente e abominável é o tricô entre duas amigas em pleno grupo. Aconteceu com uma amiga minha. O grupo havia sido criado para servir de ponto de encontro com o propósito de organizar happy hour da turma e, de repente, transformou-se num ti-ti-ti sem fim entre duas delas. Resultado: celular abarrotado de mimimi. O que fez a pobre infeliz que não tinha nada a ver com aquela história? Saiu do grupo – e ainda pagou de malcriada. Deseja conversar com sua amiga? Simples! Manda um mensagem para o perfil pessoal dela.

Woman-Asking-Question-20-749x4991NÃO PARECE ÓBVIO?

Outra dica que considero relevante diz respeito à exigência do imediatismo nas respostas. O que precisa ficar claro é que nem sempre aquele que visualizou e leu a mensagem está disponível para respondê-la na hora. O óbvio seria pedir a compreensão de quem enviou para este fato, mas não. Sabe o que as pessoas estão fazendo para evitar que o ansioso do outro lado fique cobrando a resposta? Colocando o celular no modo avião.

chocada61HÃ?
mulher-chocada2
COMO ASSIM, MARIANA?

É mais fácil sair do ar e abrir mão do acesso à internet do que enfiar na cabeça dos agoniados de plantão que a resposta não virá um segundo depois como eles esperam.

olivia10CONTA DOS BARULHOS NOTURNOS

enxaqueca115TEM MAIS ESSA…

Até pouco tempo atrás, esquecia de silenciar o telefone antes de dormir e era acordada no meio da madrugada pelo maldito assobio do WhatsApp (e aqui entram episódios de mensagens via Facebook também).

bento1125IMAGINA O HUMOR DELA

O que tenho a dizer é simples: respeite o horário de descanso dos outros. Se você estiver sofrendo de insônia, substitua o desejo incontrolável por uma companhia e vá beber um chá de camomila, algumas doses de Maracugina, meditar, rezar, tomar um banho, pensar na vida…

mulher-doidissima5-594x4994MAS NÃO INTERROMPA O SONO DE QUEM NÃO TEM NADA A VER COM ISSO!!!

Neste link, você pode assistir a entrevista que concedi ao programa Jornal do Almoço, da RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, sobre etiqueta digital.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/etiqueta-digital-saiba-como-se-comportar-nas-redes-sociais/5904781/

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

8 Comentários
  1. E o que dizer de quem é medico e precisa deixar o celular ligado 24 h enquanto pessoas ansiosas nao param de enviar msgs completamente nao urgentes em horarios inadequados?
    Compromete o sono e o humor…

  2. Em tudo haverá pontos com os qusistemas concordamos ou não. Por exemplo, dar bom dia de madrugada para qualquer grupo fará com que os membros ,quando acordarem e virem ,tenham um cumprimento já bem desejado. Se não desligaram o aparelho ou não dormiram, aí é outra história. Bom dia!

  3. Sem esquecer daquelas pessoas que diariamente mandam mensagens morais, espirituais ou religiosas longas e chatas que nada tem a ver com a minha crença ou momento de vida!

  4. Olá, Mariana….sempre iniciava a leitura do caderno Donna pela sua coluna…. Simplesmente perdi o interesse pelo caderno, com sua saída….vou te acompanhar por aqui…. Compartilho de suas opiniões e posições, além de te achar hilária…. Teus peludos dão um toque “familiar” ao texto…um abraço

  5. Acrescento uma coisa:
    Aquela pessoas amiga e próxima que chega no whatsapp é apenas diz:
    “Oi! Tudo bem?” e mais nada! Horas depois, ativa está o “oi! Tudo bem?”
    Gente, o whatsapp é um instrumento para comunicação rápida e prática.
    Você já pode introduzir o assunto. Não é falta de educação.
    A pessoa visualiza o que você tem para comunicar e responde assim que possível.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.