COLUNA DA MARI: “De pão em pão, o buraco quente que mora no meu coração”

Amo pão. Por conseguinte, amo sanduíche. Troco qualquer manjar internacional por um pão fresquinho, croc, croc, croc e recheado com qualquer coisa – queijo, presunto, tomate, alface, jamón serrano, rúcula, caponata, azeite de oliva, atum em lata, prego, parafuso… O que vier está valendo. Pedir para tirar o pão da dieta alimentar é a morte para mim. Tiro a batata, o arroz, a massa. Mas o pão, não.

vazaPOR FAVOR, NÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!!

Natural, portanto, que ame padarias, que ame café da manhã, que ame um lanche no almoço e no jantar. Não me importo de “ter que” comer um sanduíche porque não tive tempo de almoçar. Devoro feliz da vida. Não por acaso, fiquei de quatro diante de um livro que acaba de ser adicionado à minha prateleira da cozinha: Sanduíches Especiais – Receitas Clássicas e Contemporâneas.

Olha!

sanduiches-especiais-receitas-classicas-e-contemporaneas-709788_m1_635832711700334000NHAM NHAM!!

Ele reúne informações sobre a origem do sanduíche, aborda o sanduíche nos dias de hoje, dá dicas de como preparar o nosso sanduíche de cada dia e ensina molhos e acompanhamentos entre uma série de otras cositas más. São três os autores: Vinícius Capovilla, Eduardo Mandel (sócio do restaurante Obá e da Taquería La Sabrosa) e Felipe Viana. Eles dizem, por exemplo, que na hora do preparo do sanduíche, o queijo deve ficar sobre a carne. Sabia dessa?

sanduicheREPITA COMIGO: O QUEIJO DEVE FICAR SOBRE A CARNE
“O sabor da carne é aguçado pelo sal e pela textura do queijo”, escrevem os autores

No hambúrguer, o tomate deve ficar entre a folha de alface e a carne. Sabia dessa?

model_hamb4REPITA COMIGO: O TOMATE FICA ENTRE O ALFACE E A CARNE
“Se colocarmos a carne em contato com a alface, em pouco tempo ela estará murcha pelo efeito do calor da carne”, ensinam os autores

thinking-woman12-499x499COMO EU NUNCA TINHA PENSADO NISSO?

bento1122ELA NÃO PENSA

Os hambúrgueres americanos e os lanches brasileiros ganharam capítulos especiais, com destaque para bauru, buraco quente e o famoso churrasquinho com vinagrete. O livro ainda traz as famosas delícias da Itália e França com os queijos marcantes; os sanduíches do Oriente Médio; do Reino Unido; do Vietnã e por aí vai. Uma delícia de obra!

Eu fiquei encantada com o capítulo do buraco quente. Confesso que amo esse tipo de sanduíche, mas ele andava esquecido da minha memória. Saí a googlear atrás de buracos quentes. Mas antes de tudo: sabe o que é um buraco quente?

Olha!

receita-buraco-quente-diferenteOOOOOOOOHHHHHHHH!!!!!
Sanduíche recheado de carne moída e otras cositas más!

Há alguns truquezinhos básicos para preparar o buraco quente e quem ensina é a cozinheira Kátia Mello, especialista na organização de festas temáticas. Kátia conta que costuma preparar, além da tradicional carne moída, refogados de calabresa e frango com catupiry.

– Mas dá para inventar o que quiser: pernil, peixe e até um vegetariano, de cebola e pimentão – explica.

Para isso, basta seguir a receita básica. “Refogar o ingrediente eleito já moído em azeite de oliva, cebola e alho, acrescentar tomate picadinho e deixar desmanchar. O toque final fica a cargo do cheiro verde fresco. Para facilitar o serviço, deixo os pães furados com os dedos e uma bandeja com queijo prato fatiado por perto. Minha sugestão é fazer um rolinho com o queijo e acomodá-lo no pãozinho. O recheio quente faz a sua parte e derrete o laticínio”, explica Kátia.

Vamos salivar com várias imagens de buraco quente?
Vamos, Mari!
Olha!

buraco-quente1COM CARNE MOÍDA BEM TEMPERADINHA E PÃO CROC CROC CROC

buraco-quente2OLHA QUE AMOR PRA OFERECER EM CESTINHAS AOS CONVIDADOS!

buraco-quente3VEGETARIANO, COM RÚCULA E SHIMEJI SALTEADO!

buraco-quente4DE CARNE SECA E ACOMPANHADO DE UM CHOPINHO!

buraco-quenteVERSÃO CACHORRO-QUENTE, COM SALSICHA E BATATINHA PALHA!

Achei uma ideia e tanto para esses convescotes de fim de ano e para aniversários adultos (com uma cervejinha bem gelada!) e infantis, vai dizer?

bento1122TÔ DENTRO

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Parrilla uruguaya! 👌🏻#puntadeleste
  • Melhor definição de “tomando todas”, vai dizer? 🤣🥂 #spritz #fasanopuntadeleste #fimdetarde
  • Rabas! #squidrings ♥️ #puntadeleste
  • Punta del Este, aí vamos nós! #ontheroad #uruguay #puntadeleste #partiu ♥️🙏🏻🐶🌞🥐🍾🍤🍺
  • Meu #tbthursday de hoje vai para o tempo em que achava divertido passar as madrugadas de #carnaval correndo atrás das celebridades nos camarotes da #marquêsdasapucaí. Ah, a #juventude 🤣 #istoegente #vidadereporter #riodejaneiro #carnaval2006 #tbt
  • Porque depois de trabalhar 12 horas ininterruptas numa #segundafeira de #janeiro em #portoalegre achei mais do que merecido 🍻🙌🏻 #umbrinde #saúde #sóosfortessobrevivem