Seis receitas místicas para atrair sorte na virada do ano

Sim, eu sou supersticiosa. Sim, eu só saio pela mesma porta que entrei. Sim, eu como lentilha na virada do ano e sete uvas também. Sim, meu crachá é um santuário de pingentes e imagens de proteção.

Olha!

crachaXÔ, COISA RUIM!

Não, eu não vou ficar enumerando todas as minhas manias e superstições – porque um pouco de privacidade é bom e eu gosto. O momento é de falar de receitas místicas para atrair sorte na virada do ano. A terapeuta holística e numeróloga Vivien Bonicelli mapeou alguns ingredientes que ajudam a atrair energias positivas para 2015.  Não preciso dizer que acredito em tudo.

Por acreditar em tudo, quero dividir minha crença com quem passa o ano todo aqui aguentando minhas neuras e bobagens (e informações relevantes também, confessem!). É por isso que venho por meio desta apresentar as seis opções de receitas para usar e abusar desses itens selecionados, especialmente nas ceias de Natal e Ano Novo. Segundo Vivien, os ingredientes e a mistura deles trazem paz, harmonia, sorte, saúde e amor.

desenho-apresentador-de-circoSENHORAS E SENHORES!

httpwpclicrbscombrporaifiles201307tamborpngBAM BAM BAM

desenho-apresentador-de-circoRECEITAS PARA ATRAIR ENERGIAS POSITIVAS EM 2015

palmas-1CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP

httpwpclicrbscombrporaifiles201306macumba-na-ruagifUHU UHU ANHÃÃ UHU

Mas o que é isso?

bento1ACHO QUE É MACUMBA

Mas quem deixou essa louca entrar aqui no blog?

bento1EU NÃO FUI

 Olha, Bento, na boa. Tudo bem que tu não queira trabalhar, que tu jogue aberto sobre isso e não deposite em mim qualquer expectativa de mudança para 2015. Mas daí a deixar uma macumbeira invadir o blog justamente quando estamos falando sobre receitas para energias positivas para o próximo ano já acho um pouco demais.

bento1JÁ DISSE QUE NÃO FUI EU

Mas tu é o xerife desse blog! Se eu não puder confiar em ti, vou confiar em quem? Eu te peço que apenas fique de olho em uma única porta e nem dessa porta tu consegue dar conta! Agora tem uma macumbeira com uma garrafa de canha se refestelando no blog e eu vou fazer o que para tirar?

bento1DEIXA COMIGO

Bom, vou seguir com as receitas para as ceias de Natal e Ano Novo que prometem trazer boas energias. No final do post, a gente volta a falar para saber qual foi a solução que tu encontrou para a macumbeira. Senhoras e senhores, a primeira receita! PS: elas são um pouco grandes, com muitos ingredientes, e por isso parecem complexas. Mas não são. Fora que sempre dá pra pedir aquela mãozinha pra Rosa existente na vida de cada uma de nós (ou na vida de nossas mães, vai dizer?). Até porque em, tratando-se de ceias de fim de ano, toda a família tem que pegar junto. As imagens são ilustrativas, busquei tendo mais ou menos ingredientes semelhantes aos das receitas.

Vamos a elas?
Olha!

cuscuzCUSCUZ AROMÁTICO VEGETARIANO

Ingredientes
1 xícara de cuscuz
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média cortada em cubos pequenos
4 dentes de alho picado
1 colher de sopa de tempero “Ras El Hanout” (um tempero árabe)
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de cominho
1/2 xícara de suco de laranja
1/4 xícara de suco de tangerina
1 xícara de caldo de galinha
2 colheres de sopa de damascos picados e secos
1/4 xícara de cranberry seco
1/2 colher de chá de sal do Himalaia (cor de rosa e 100% natural, encontrado em lojas de produtos naturais)
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
3 colheres de sopa de manteiga ghee (lê-se “gui”, ela não contém lactose)
1/4 xícara de lascas de amêndoas, sem pele, laminadas e tostadas, previamente
Suco de 1 limão siciliano
Raspas de 1 limão siciliano
Alguns ramos de hortelã fresca picada
Aspargos verdes previamente cozidos, cortados em lascas diagonais.

Antes de iniciar a receita
Amasse bem, num pilão – item culinário feito de madeira, usado para triturar alimentos -, pequenas quantidades de coentro, páprica doce, cúrcuma, sal cor de rosa, páprica picante, feno-grego, erva-doce, canela, cravo, gengibre e cardamomo preto. Depois, você deve saltear numa frigideira, em fogo baixo, com movimentos constantes para liberar os aromas. Adicione o suco de tangerina e deixar ferver por 2 minutos.

Modo de preparo
Em uma panela, em fogo médio, cozinhe a cebola e o alho até ficarem transparentes. Adicione os temperos, sal rosa e pimenta, cozinhando por 2 minutos. Misture o suco de laranja e o caldo de galinha, bem como o cranberry e os damascos secos. Continue a cozinhar em fogo médio, por mais 2 ou 3 minutos. Misture o suco e as raspas de limão e, finalmente, adicione a manteiga e leve ao fogo. Misture o cuscuz. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Uma vez terminado, “afofe” com o garfo. Misture por cima a hortelã fresca picada e as amêndoas tostadas. Está pronto para servir.

salada-de-folhas-e-frutasSALADA REFRESCANTE AGRIDOCE DE FOLHAS, ERVAS FRESCAS, SEMENTES E FRUTAS SALTEADAS

Ingredientes
Radicchio (folhas vermelhas e brancas, é da família das chicórias)
Endívias (um tipo de vegetal)
Alface americana
Rúcula
Hortelã
Espinafre
Sálvia
Manjericão
Baby alface
Blueberry seco
Castanhas de caju
Abobrinhas
Tomates
Casca de limão
Manga
Pêra
Melão
Morango
Abacaxi

Modo de preparo
Pique grosseiramente o radicchio, as endívias, a alface americana, rúcula, hortelã, espinafre, sálvia, manjericão e baby alface. Misture castanhas de caju picadas, blueberry seco, abobrinhas bem picadinhas (cozidas previamente no vapor) e tomates cerejas cortados ao meio. Regue com azeite aromatizado e casca de limão. Reserve. Em seguida, corte cubos de manga, pêra, melão, morango e abacaxi.

Faça um caramelo com açúcar orgânico, cravo, canela, gengibre em lâminas, anis e noz-moscada. Coloque as frutas. Salteie movimentando a panela com cuidado por 2 minutos. Adicione o molho à salada. Tempere com 1/2 xícara de mango chutney (acompanhamento para carnes e aves) diluído em um pouquinho de água de flor de laranjeira. Envolva delicadamente e polvilhe por cima castanhas de caju picadas, decorando com sementes de romã ligeiramente espremidas. Sirva a seguir.

polentina grigliata con funghi trifolati-1POLENTA BRANCA COM TRUFAS, TRIO DE COGUMELOS E QUEIJO TALLEGIO

Ingredientes
Cogumelos secos
Flor de sal
Pimenta do reino
Óleo de trufas
Cogumelos frescos
Cogumelos shimeji
Manteiga clarificada (ghee)
Vinho branco seco
Ervas de provençe (originárias da região francesa de Provença, e estão incluídos tomilho, alecrim, segurelha, óregãos e alfazema)
Sal marinho (obtido a partir da evaporação da água do mar)
Queijo taleggio (tipo de queijo italiano)

Modo de preparo
Coloque os cogumelos secos de molho por 2 horas em água filtrada fria. Depois cozinhe-os por 15 minutos, deixando ferver por mais 5 minutos, sempre em fogo mínimo. Pique-os e reserve-os. Faça uma polenta branca mole utilizando a água em que cozinhou os cogumelos secos. Tempere-a com flor de sal (muito encontrada em mercearias), pimenta do reino e um pouco de óleo de trufas.

Corte cogumelos frescos e shimeji em fatias. Esquente bem a manteiga clarificada e despeje todos os cogumelos. Tempere com vinho branco seco, ervas de provençe e sal marinho. Numa tigela faça camadas de polenta, sauteé de cogumelos e queijo taleggio até terminar. Leve ao forno para garantir e sirva imediatamente.

KedgereeKEDGEREE
(Arroz cremoso ao Haddock perfumado com açafrão)

Ingredientes
300 g de arroz basmati (aromático e de grão longo, geralmente ele é usado na culinária indiana)
50g de manteiga
3 ovos cozidos, descascados e cortados ao meio
200 ml de creme de leite fresco
500g de haddock – peixe da família do bacalhau, defumado naturalmente e com pele removida
100 ml de vinho branco
1 colher de chá de pimenta caiena
Alguns pistilos de açafrão
1 colher de sopa de curry suave em pó
Noz-moscada ralada na hora
1 pequeno punhado de salsinha picada
1 limão

Modo de preparo
Cozinhe o arroz basmati ao dente e deixe esfriar. Aqueça o forno a 160 graus. Unte um pirex grande com manteiga. Passe as gemas por uma peneira e pique as claras em pequenos pedacinhos. Aqueça suavemente o creme em uma frigideira até um pouco abaixo do ponto de ebulição e, em seguida, adicione o peixe. Cubra e cozinhe por 4 minutos.

Coloque o vinho em uma panela com o açafrão e deixe esquentar para dissolver. Em uma tigela grande, misture o arroz, pimenta de caiena , curry em pó , noz-moscada, tempero, claras picadas e o vinho com a infusão de açafrão.

Retire e coloque o peixe em lascas numa tigela, mas retire espinhas se encontrar. Coloque, de novo, no creme e misture delicadamente mais uma vez. Coloque tudo num refratário bem untado com manteiga, e polvilhe com pequenas pitadas de manteiga por cima. Asse até aquecer bem por 20 minutos. Sirva polvilhando a salsa e as gemas peneiradas, com as fatias de limão ao lado, para decorar o prato.

fancy-stollen-december-1stSTOLLEN
(pão alemão considerado uma iguaria no Natal)

Ingredientes
Fermento fresco
Leite bem morno
Trigo
Açúcar
Ovos
Manteiga sem sal
Canela em pó
Cravo moído
Passas brancas
Passas escuras
Nozes picados
Frutas cristalizadas picadinhas
Mel
Trigo

Modo de preparo
Noite anterior: fazer um fermento com 150 gs de fermento fresco diluído em 2 copos de leite bem morno, 150 gs de trigo, 200 gs de açúcar, 3 gemas, 150 gs de banha e 200 gs de manteiga sem sal. Mexa e cubra.

No dia seguinte: acrescente 2 ovos, 50 gs de canela em pó, 10 gs de cravo moído, 200 gs de passas brancas, 200 gs de passas escuras, 100 gs de nozes picados, 200 gs frutas cristalizadas picadinhas, 2 colheres (sopa) de mel e trigo. Até dar ponto.

Deixe a massa descansar por 40 minutos. Amasse um pouco, modele os pães. Coloque-os numa assadeira untada e polvilhada, e deixe crescer por 1 hora cobertos. Pincele com gema diluída em água. Depois, asse em forno a 200 graus até corar. Quando estiver no ponto, retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Terrine de legumes grelhados - QuintanaTERRINE DE PISTACHE, TOMATES ASSADOS, QUEIJO PROVOLONE, PESTO E CREAM CHEESE COM ERVAS E PASSAS

Ingredientes
2 potinhos de cream cheese misturado c/ 1 kg requeijão
100 g pistache picadinho
100 g passas brancas
2 colheres de sopa salsa picadinha
2 colheres sopa de molho pesto
Fatias de provolone para a montagem
5 tomates secos cortados em tirinhas

Modo de preparo
Misture os 5 primeiros ingredientes até que fique uma massa homogênea. Forre uma forma de bolo inglês (retangular) com papel laminado e por cima use fatias de provolone. Em seguida monte a terrine por cima do laminado e do provolone.

Coloque uma camada de creme de queijo, depois uma camada de tomate seco, outra de provolone, queijo, e assim por diante. Faça isso até terminar com fatias de provolone. Feche a forma com o papel laminado e leve ao freezer por pelo menos 2 dias.

bento1TUDO RESOLVIDO COM A MACUMBEIRA

Sério? Este é meu cachorro!

bento1FOI BEM FÁCIL

Eita, Lhasa Apso dos bons esse! Xerife de todos os xerifes. O que tu fez para ela ir embora tão facilmente?

bento1FALEI PRA ELA VOLTAR PRA CEIA DE NATAL

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.