A região de Farroupilha acaba de receber um certificado muito especial

Os produtores que integram a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) receberam no dia 27 de outubro o certificado de registro da mais nova Indicação Geográfica (IG) de vinhos do país, a Indicação de Procedência (IP) Farroupilha para vinhos finos moscatel. É a quinta região do Rio Grande do Sul a receber essa certificação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, possui, além dessa, outra certificação, a Denominação de Origem. Mas, afinal, o que é esta certificação?

Dez vinhos Merlot nacionais que ganharam a nota… Excelente!

Ela nada mais é do que a proteção de um determinado produto, no caso os vinhos, suas qualidades e suas características que são atribuídas a uma origem geográfica específica. Isso porque a IG delimita a área de produção, restringindo seu uso aos produtores de uma localidade e mantendo esses padrões tradicionais. A certificação indica, para as nossas memórias, as características que nos levam a associar o vinho ao seu local de origem. A certificação também resulta na fidelização do cliente, que identificará, sob a etiqueta da Indicação de Procedência ou Denominação de Origem, um produto de qualidade e com características locais, peculiares a um determinado lugar.

Valtair Comachio(1)A DELICIOSA UVA MOSCATEL

As regiões certificadas são:

IP Farroupilha (Farroupilha): identificação da área delimitada associada à histórica região produtora de uvas Moscatel da Serra Gaúcha, onde há a maior concentração destas variedades de uvas.

Do Vale dos Vinhedos (abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul): A região deu o pontapé inicial do Brasil no círculo mundial das IGs. O reconhecimento foi obtido em 2002, quando a área ficou certificada a conceder aos vinhos brancos, tintos e espumantes, que estivessem dentro dos padrões de qualidade exigidos pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).

IP Monte Belo (Monte Belo do Sul): O grande diferencial de Monte Belo é o fato de ser constituída quase que exclusivamente por vinícolas de pequeno porte: os estabelecimentos são familiares, empregando os próprios donos ou seus filhos.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 👌🏻 #nãosejaumadelas
  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
  • #blackisbeautiful 🖤 #porai #bandmulher #transformaçãododia #twentyfoursevenpoa
  • Quem sabe ainda sou esta garotinha. Porto Alegre, 1979 #tbt
  • Muito prazer, Half-Tuck! Sou o estilo do momento de usar camisas e a Mari já sabia disso há 20 anos. É antenada essa guria, vai dizer?👌🏻🤣 Detalhes no blog e no Stories! #amigamari #camisa #halftuck #tendencia2018