Uma franja pra chamar de minha

Eu não planejei durante semanas cortar o cabelo. Até porque não sou uma pessoa que costuma planejar qualquer coisa durante semanas. Sou imediatista. Detectada a necessidade de mudança, preciso que ela seja pra já. Por essas e outras, não entendo quem se diz insatisfeito com determinado estilo de vida e segue mantendo aquele estilo de vida durante dias, meses, anos a fio.

coceiraME DÁ COCEIRA

Sábado passado, eu tinha apenas marcado para pintar os indesejados fiozinhos brancos que aparecem depois de uma determinada idade. estava me esperando no Sexton e para lá me dirigi. Fazia já uns dois dias que andava pensando na possibilidade de voltar a usar franja. Sim, eu já usei franja. Eu já fiz de tudo com meu cabelo. Já tive ele inteiro no meio das costas, já cortei pelo ombro, depois cresceu tudo de novo. O bom do cabelo é que ele sempre cresce – e só senti um desapego total mesmo em usar a tesoura depois que passei de guria de cabelo madalena para guria de corte joãozinho.

bento clássicaELA CHEGOU EM CASA QUASE CARECA

A-Felicidade-nas-Coisas-Simples-da-Vida-por-Fabricia-RibeiroFOI UMA LIBERTAÇÃO

Mas eu não cortaria tão curtinho de novo. O bom de não ter medo da tesoura é a oportunidade de experimentar novos cortes e novas formas que proporcionam novas perspectivas. Cortar o cabelo é praticamente um ato de libertação, de sensação de domínio sobre a vida, da certeza de que quem manda nela somos nós. Todas as vezes em que dei o ok para alguém passar a tesoura nas minhas melenas, senti que as rédeas da minha vida estavam bem presas nas minhas mãos.

0_0_0_0_476_325_csupload_40934907POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ

A vontade de voltar a usar franja ressurgiu ainda com mais força junto com a estreia da nova novela, Em Família – mais precisamente com a personagem Clara, da atriz que amo de paixão: Giovanna Antonelli.

Olha!

NovoVisualAntonelliDE FRANJA E COM MÁXI BRINCOS QUE TANTO ADORO!

O novo visual da Giovanna me deu a sensação de jovialidade, de frescor, de low profile, de se levar menos a sério – e comecei a pensar que era tudo devido à franja. E comecei a cultivar esse desejo quase irrefreável por um estilo igual. Eu até ia fazer uma pequena enquete com a família para saber se deveria cortar ou não. Mas cheguei à conclusão que, quanto mais palpite a gente ouve, mais confusa a gente fica e acaba se distanciando daquele sentimento inicial.

cochichoNÃO DIVIDI COM NINGUÉM

bento clássicaNEM COMIGO

cochichoNEM COM O BENTO

Tampouco marquei o corte no Sexton. Decidi o seguinte: eu iria até lá pintar meus fiozinhos brancos. Caso o Edison tivesse horário para me encaixar, eu cortaria. Como diz minha amiga Mônica Martelli, “era pra ser”. Cheguei, cumprimentei a Bê e perguntei:
– O que tu acha de eu cortar uma franja?
– Como assim?
– Uma franja. FRANNNJA. Não frajinha, mas uma franja – expliquei.
– Acho que ia ficar lindo – ela disse.
– O Edison está aí?
– Sim.
– Será que ele consegue me encaixar?
– Vamos lá ver.

feliz SmileHE HE HE HE

Fiz a mesma sondagem. Edison achou que ficaria ótimo e lembrou desse meu desprendimento.
– Tu já fez tanta coisa, né, Mari? Esse teu desapego é ótimo. Vamos cortar!!

Mulher blusa vermelha nao quero verUI…

Uma coisa é armar o circo; outra coisa bem diferente é a hora de subir ao picadeiro. Eu tinha armado o circo todo e era chegada a hora de me apresentar. Comecei a ponderar os contras da franja: acordaria todas as manhãs com ela amassada, não sairia do chuveiro direto pra rua, o secador teria que voltar a fazer parte da minha vida… Eu, que já reclamo de não ter tempo, teria ainda que encontrar tempo pra cuidar da franja.. Será que valia a pena mesmo? Quando senti que ia começar a amarelar, respondi.
– Vamos cortar!

ENXAQUECA 3SEJA O QUE DEUS QUISER

Por essas boas ironias do destino, no momento em que sentei na cadeira do Edison, o DVD instalado na sala, que tocava ColdPlay, iniciou a canção Viva la Vida, minha música de alma, aquela que sempre anuncia boas e novas mudanças. Respirei fundo, fechei os olhos e me entreguei à tesoura. Quando a música terminou e voltei a abrir os olhos, era uma pessoa com franja.

Olha!

foto-699NÃO FIQUEI A CARA DA GIOVANNA ANTONELLI?

Então veio a segunda parte: chegar em casa com a surpresa literalmente estampada na testa. Abri a porta, Chico e Bento estavam no escritório.
– Não olhem, ainda! – falei, enquanto fechava a porta e largava a bolsa no sofá.
– Ai, ai ai…Qual foi a invenção do fim de semana? – resmungou o Chico.
– Podem olhar agora! – disse, e me apresentei no meio do escritório.

Tcharan!!

bento clássicaCHICO FICOU MUDO

– Não gostou? – perguntei.
– Não é isso… É que preciso me acostumar – ele respondeu.
– Acho que ele não gostou, né, Bento? – falei pro cara.
– Não é isso, né, Bento? É que é uma boa mudança. Tu não estranhou? – Chico perguntou pro cara.

bento clássicaEU NÃO ESTRANHO MAIS NADA

– Bento já me viu de cabelo joãozinho. Tu acha que ele vai estranhar uma franja? – brinquei.
– Eu gostei – disse o Chico. E então, completou a frase com aquele acréscimo que diz tudo:
– Cresce rápido, né?

bento clássicaACHO QUE ELE NÃO GOSTOU

Eu também acho que ele não gostou muito, apesar de ter dito mais tarde que tinha ficado legal. A questão é que agora tenho uma franja, e ela tem personalidade. E cuidar dela requer disposição. E não é sempre que ela está bonita, como acontece neste momento em que vos escrevo, quando acabo de sair do banho, afinal de contas, franjas têm vida própria. A questão é que agora terei que estudar sobre como cuidar da aparência de uma franja. E já descobri algumas dicas. Uma delas é usar condicionador na franja. Isso nunca tinha me passado pela cabeça. Condicionador garante uma franja mais lisa e menos propensa ao frizz.

Woman_writing_chalkboardCONDICIONADOR NA FRANJA ANOTADO
(Embora eu ache que vai ficar oleosa, mas vou experimentar. A dica-mór é passar o condicionador apenas nas pontinhas da franja)

Outras sugestões interessantes:
1) A melhor maneira de conseguir uma franja encorpada é secá-la quando ela ainda está encharcada (eu fiz isso hoje e realmente ela ficou bem encorpada. Mais até do que eu gostaria).
2) Seque sempre com movimentos circulares. Para não deixar a franja sem movimento, evite passar chapinha (chapinha nunca fez e nunca fará parte da minha vida).
4) Se a raiz está sem volume, espirrar um pouco de shampoo seco é a solução.
4) Aplique pomada em pó nos fios para conseguir um efeito cool.

franja-reta-02VOU ATRÁS!

No caso específico da franja da Giovanna Antonelli, descobri o seguinte:

NovoVisualAntonelli“A franja da personagem Clara da novela Em Família, interpretada por Giovanna Antonelli tem o ‘estilo Penélope Cruz’, como define Fernando Torquatto, consultor de caracterização da novela. “A franja, além de estar na moda, nela (Giovanna) entrou de um jeito muito casual. Ela é mais curta no centro e bem comprida nas laterais, bem Penélope Cruz”, contou. Ele disse também que usa um surf spray para dar a impressão de que não foi feito nada no cabelo

amo almondegasEU TAMBÉM COLOQUEI SURF SPRAY NO MEU CABELO!!

bento clássicaELA JURA QUE É A GIOVANNA ANTONELLI

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

22 Comentários
  1. Que legal! Adoro mudanças. Também já tive cabelo joãozinho, laranja, vermelho, chanel. Agora depois de deixar crescer muito fui lá e cortei um chanel assimétrico.
    bjos

  2. Bah! Penso exatamente assim sobre cortar cabelos! Já passei a máquina três vezes nas minhas melenas…na verdade nem tenho “melenas”, pois apesar de um certo volume, tenho pouco cabelo! Agora até me deu vontade de fazer franja de novo, mas o comprimento dele está quase nos ombros…acho que ainda não cai bem! Será?? Ó dúvida cruel! … ligaste o botãozinho da mudança de visual em mim Mariana!!! e agora? tb não sei esperar…só tenho que ponderar se a franja é a solução em função do comprimento atual…

  3. Super-aprovada Mari!!! Desapego com o cabelo é ótimo, também já fiz de tudo, desde cores até cortes (pausa para contar sobre a vez que fiquei loira e meu irmão ao me ver exclamou: “nossa, como você está loira!”, eu respondi prontamente “obrigada!” e ele logo emendou “não, não. Não teve elogio”. Implicância de irmão mais velho <3).
    Minha última aventura além de “cortar as pontinhas” foi um corte joãozinho, mas que agora já está na altura dos ombros e começo a me perguntar se deixo crescer ou se encaro a tesoura novamente…

  4. Oi Mari!!! Amei teu post e a tua mudança!!! Sou bem suspeita para falar, pois amo usar franja e concordo com tudo que você disse. Que franja dá um ar de jovialidade, dá uma renovada no look em apenas um gesto, e que sim, também dá trabalho.
    O meu cabelo é bem oleoso, porém no inverno lavo o cabelo dia sim, dia não, exceto a franja, que quando o cabelo não está tão limpinho, eu dou um jeito de lavar só a franja na pia do banheiro mesmo, e na sequência já seco ela com o secador e dou uma escovada rápida(aliás, isso eu sempre faço, pois gosto dela bem cheinha mesmo).
    E sempre sou eu mesma que corto minha franja, pois já tive duas experiências ruins com cabelereiros que me deixaram com a franja juruna. Inclusive até fiz um vídeo mostrando como eu corto a franja, eheheh. Se quiser é só olhar no meu blog(ali em cima).

    Beijão!
    Espero que o Chico se acostume com seu novo visual! Ficaste linda! ^u^~

  5. Mariana!
    Adorei teu corte! Ficou mto legal!
    Quando cortei franja em maio passado, meu marido teve a mesma reação do Chico!
    Só q ele dizia q não via mais nada além da franja! Olhava pra mim e pum! Lá estava ela dominando o visual. Isso durou mais ou menos 1 mês. Depois acostumou.
    Minha franja tb tem vida própria, ainda mais por ter o cabelo naturalmente cacheado e progressivamente domado. Quando a raiz cresce demais, a jeripoca pia. Mas já estou em vias de uma nova sessão domar-a-franja.
    Adorei as dicas!!!
    bj e boa semana!

  6. Mariiii você ficou linda!!! Eu cortei a franja há umas três semanas logo que vi a foto da Giovana usando, já calculei que seria tendência, o problema é que peguei bem aquele calor do inferno e não deu pra usar a franjica, deixei ela pro lado. Sempre corto no inverno minha franja e todo mundo adora, na verdade a franja se torna um acessório, você fica com cara de moderna, mais vaidosa e sexy também, chama muita atenção você vai ver. Para ajeitar de manhã, se você está com o cabelo limpo apenas molhe na pia sua franja e seque com o secador ela de um lado pro outro, meio que batendo ela pra dar movimento e não ficar colada na testa, o controle da oleosidade da testa também é um fator importante pra manutenção da franja durante o dia, dá um pouco de trabalho, mas os elogios e olhares compensam. Beijos de outra franjuda.

  7. Muito legal a tua franja, ficou um look bem jovem e atual!Aproveitando, vou comentar algo que não tem nada a ver com o post.Você e sua equipe estão de parabéns pelos editoriais de moda do Donna.Sou assinante do jornal há muito tempo e tenho percebido que os editoriais evoluíram muito em qualidade, estão contemplando públicos diversos, como gestantes, mulheres de baixa estatura, etc.Algum tempo atrás teve um direcionado a mulheres maduras que estava lindo!!Acho isto muito bacana, mostrar que a moda é possível e acessível a todas.bj

  8. Que bacana receber esse retorno, Denise. Assumimos este novo posicionamento de falar com mulheres reais e temos perseguido esse objetivo. Bom saber que está dando resultado. Bjo. MK

  9. Ai Mari,olha o que eu li num blog de fofocas:
    “A franjinha estranha de Giovanna Antonelli na novela Em Família não agradou.
    O público odiou, criticou, xingou.
    Depois disso, a personagem da atriz já começou a aparecer com visual diferente.
    Colocaram a franja bizarra dividida no meio.
    Não adianta ir contra a opinião pública e irritar o telespectador, né? Ainda mais com uma novela que não está dando muito certo…
    A própria atriz também estava odiando o cabelinho.”

    Eu confesso que estranhei logo que vi a franja dela, mas como uma adepta a franja, depois acostumei e gostei. Amei a tua também! Mas a Gio e o povo não curtiram…
    Viva as franjudas!!!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.