A União Europeia declarou 2014 como o ano do combate ao desperdício de comida. Pudera. Trezentos milhões de toneladas de frutas e vegetais são jogadas fora todos os anos. Isso em um mundo onde a falta de comida em alguns países é causa de morte, sobretudo infantil. Em vez de ficar apenas observando o caos acontecer, uma rede de supermercados criou uma iniciativa louvável que deveria ser imitada em cada cidade desse planeta.
Chama-se Intermarché, a terceira maior rede de supermercados da França. Ela bolou uma campanha incrível que vem gerando grande impacto na mídia e em redes sociais. Em português, a campanha seria chamada de algo como “Frutas e Vegetais Inglórios”. Trata-se de reabilitar frutas e vegetais imperfeitos, que não se enquadram no padrão de qualidade para ir para a gôndola. Vamos às estrelas da campanha da Intermarché!
Há ainda a Laranja Hedionda, o Limão Falho, a Berinjela Desfigurada e a Tangerina Infeliz. O que fez a Intermarché: passou a comprar dos seus fornecedores todos esses alimentos que eles normalmente jogariam fora – tão bons quanto os perfeitos – e a vendê-los 30% mais baratos. Eles ganharam sua própria ala na rede de supermercados francesa. Para que as pessoas percebessem que eles são tão bons quanto os outros, a Intermarché produziu sopas de vegetais inglórios e sucos de frutas inglórias.
A campanha causou uma enorme mobilização dos franceses a ponto de as frutas e vegetais inglórios se esgotarem. Uma média de 1,2 toneladas foi vendida nas lojas nos dois primeiros dias, gerando 24% no aumento do movimento do supermercado. E o mais importante: a iniciativa conscientizou as pessoas sobre o desperdício da comida.
DESPERDÍCIO DE COMIDA NO PRATO!
Adoro comprar frutas e legumes tortinhos pra brincar em casa!!! Dia desses fui fatiar uma cenoura “feia” e as fatias ficaram em formato de florzinha!!! Às vezes eles dão trabalho pra descascar mas são iguaizinhos em gosto aos “normais”. Ótima tua dica contra o “preconceito”!!!
Quem diria… até os pobres legumes e frutas sofrem “bullying” ? Que iniciativa incrível e que aula de marketing ! Mari, muito obrigada por sempre nos trazer notícias diferentes e atuais. Bjks