Vou usar o branding da Lush, marca inglesa de cosméticos frescos feitos à mão, como lições que podem ser usadas nas marcas pessoais.
1. Propósito
A Lush tem um propósito de marca muito claro, que vai além de ganhar dinheiro com a venda dos produtos: gerar sensações.
“Nós acreditamos em pessoas felizes fazendo sabonetes felizes, em colocar a nossa cara nos produtos e em deixar as nossas mães orgulhosas.”
“Nós acreditamos em aproveitar sua banheira com longos banhos à luz de velas, em desfrutar chuveiradas em ótima companhia, em massagens, em preencher o mundo com perfume e no direito de cometer erros, perder tudo e começar de novo.”
“Nós acreditamos que todas as pessoas devem ter o direito de ir e vir a qualquer lugar do mundo.”
“Nós também acreditamos que palavras como “Fresco” e “Orgânico” tem um significado sincero, que vai além do marketing.”
Marcas pessoais de sucesso têm propósito que vai além do benefício próprio. O caráter de utilidade da pessoa, do profissional, deve fazer sentido não apenas para si, mas para outras pessoas.
IMAGEM DE UMA DAS LOJAS LUSH: MAIS DO SABONETE, PRODUTOS COM ALMA
2. Originalidade
A Lush ocupa um nicho muito bem definido: cosméticos frescos feitos à mão. Marcas pessoais que não se destacam por suas qualidades genuínas caem na vala comum do mercado. São apenas mais uma na multidão. Saber qual é a sua diferença e fazer dela o melhor a oferecer é o seu nicho.
3. Proposta de valor
Quem compra um produto Lush adquire mais do que um produto cosmético. Compra os valores da marca, que são: produtos frescos e feitos à mão, uso de ingredientes vegetarianos, ingredientes comprados apenas de empresas que não realizem e não estejam relacionadas com testes em animais, uma clara política de trabalho, reciclagem de embalagens, empoderamento do cliente, entre outros que podem ser acessados aqui.
+LU BEMFICA: Vida real faz sucesso! Humanizar a marca pessoal é uma poderosa estratégia
Marcas pessoais influentes conseguem transmitir suas crenças e filosofia, o que aumenta a promessa de valor. Por que o cliente escolhe você? Se for apenas porque o seu preço é melhor para ele, você não consegue elevar a sua marca ao intangível. Ao agregar valor, e isso está ligado à maneira como você comunica quem é, como humaniza, o cliente escolhe você, independentemente do preço.
POLÍTICA LUSH: SEM TESTES EM ANIMAIS E INGREDIENTES VEGETARIANOS
4. Transparência
A política da Lush, seus valores e justificativas estão claros no site e nas redes sociais. Marcas pessoais que buscam reconhecimento e credibilidade devem ter uma “casa” digital para serem encontradas. Se um potencial cliente procura o seu nome ou o da sua marca no Google ou nas redes sociais encontrará todas as informações sobre quem você é e o que você faz?
5. Atendimento
A experiência de compra na Lush é extremamente positiva. Funcionários bem treinados, que explicam tudo sobre os produtos que vendem e ainda te oferecem amostras para você usar. Responder e-mails, telefonemas, dar atenção a quem o procura, atender bem o cliente que escolhe você é construir uma boa imagem de marca.
Muito bacana. Marcas nacionais também nessa pegada originalidade/inovação. Phebo, Granado e Natura somente alguns exemplos