Por que nosso corpo implora por chocolate no período pré-menstrual? Estudo explica!

Respire tranquila, você não está sozinha. Há uma legião de mulheres que são quase capazes de matar por um pedaço de chocolate em determinados períodos do mês – o período pré-menstrual. Agora a ciência vem comprovar uma vez mais que há fundamento biológico para o desejo. Não é fricote e frescura, viu?

Segundo artigo publicado na revista Annales D’Endocrinologie, nos dias que antecedem a menstruação as mulheres ingerem até 500 calorias a mais devido a mudanças hormonais. Estudos têm demonstrado que essas calorias extras costumam resumir-se a carboidratos – alimentos com açúcares, como chocolate, massa e pão. Há explicação para esta necessidade orgânica de hidratos de carbono.

giphy

Segundo artigo da Annales D’Endocrinologie, “as variações no apetite e a ingestão de calorias durante o ciclo menstrual ocorrem de maneira paralela às alterações nos níveis de serotonina”, que, todo mundo sabe, trata-se do hormônio do bem-estar. Pois a serotonina justamente tende a diminuir durante o período pré-menstrual.

Numerosas pesquisas têm demonstrado que os hidratos de carbono são responsáveis pela liberação da serotonina no cérebro – daí o fato de aquela atração irresistível por um chocolate, um farto prato de massa e mesmo um hambúrguer nada mais ser do que a resposta do organismo para tentar recuperar os níveis do hormônio da felicidade e bem-estar

giphy-1

Portanto, fique sabendo: no próximo ciclo menstrual, quando seu corpo pedir ardentemente por esses alimentos, atenda seus desejos. Caia de boca! Sem culpa! A saúde agradece!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.