Me chama bastante atenção pessoas que são fiéis às suas garrafinhas de água. Digo aquelas que andam sempre com uma na bolsa, ou estacionada na estação de trabalho e as abastecem nos bebedores mais próximos. Digo aquelas pessoas que não terminam uma garrafinha, jogam fora e compram outra. Digo muitas vezes eu. Tenho minhas fases – e faço esse mea culpa. Acho que é preciso admitir o que está errado na gente para conseguir mudar. E eu admito que me equivoco muito, muitas vezes, comprando garrafinhas de plástico e jogando fora como quem arremessa um cuspe pela janela do carro.
TU ARREMESSA CUSPE PELA JANELA, MARIANA?
Não, eu não arremesso cuspe pela janela. Foi uma comparação desnecessária, admito. Mas foi a comparação mais fiel que me veio à cabeça para comparar a utilização de garrafinhas de plástico a bel prazer – algo que estou mudando. Dia desses, almoçando na casa de minha adorada mamãe, ela sabendo que eu não gosto de beber suco enquanto como qualquer coisa que seja, me ofereceu um copo de água.
– Pode ser da jarra, minha filha?
– Por que a pergunta, mãe?
– Porque a água da jarra é a água da torneira.
– Pode ser – respondi.
Então, ela veio da cozinha com o copo de água da torneira defendendo uma tese que faz muito sentido. “Eu sei que vocês têm preconceito com água da torneira, dizem que ela tem gosto e tal. Mas vocês já pararam para pensar que essas águas de garrafas plásticas que a gente encontra por aí são transportadas em caminhões que ficam cozinhando no sol? E que essas águas ficam cozinhando dentro de embalagens plásticas no sol? E mesmo assim vocês acham mais saudável beber esse tipo de água?”.
SABE QUE EU NUNCA TINHA PENSADO NISSO, PENSEI
– O problema é que essa água que tu pega da torneira, coloca na jarra e guarda na geladeira tem um gosto meio ruim, mãe – respondi.
– O problema não é a água – interveio minha adorada irmã (se ela não gostasse de intervir em conversas não seria minha adorada irmã). – O problema é que a mãe guarda a jarra aberta na geladeira. Daí, esse gosto que tu sente é o cheio dos alimentos que acabam se misturando ao sabor da água – minha irmãzinha disse.
SABE QUE FAZ TODO O SENTIDO?
Feita toda essa ponderação, narrada todas essas observações, venho por meio desta fazer o que deveria ter feito já lá no início do post: falar do que vim realmente falar: da marca de garrafinhas Dopper. Já ouviram falar? A Dopper é uma marca holandesa (só podia ser, os holandeses sabem tudo!) de conceito sustentável e promove alternativas para o uso de materiais não recicláveis. Uma de suas criações são as garrafinhas coloridas para água potável – e é justamente essa coleção que acaba de chegar ao Brasil. Oba!
Olha!
NÃO SÃO LINDAS?
Não dá vontade de ter todas e beber dois litros de água por dia?
Além do conceito sustentável de reduzir o descarte de plástico e promover o aumento do consumo de água filtrada, a empresa, criada pelo empreendedor holandês Merjin Everaarts, tem como filosofia também a responsabilidade social. Diz Merjin: “A Dopper é uma empresa social e nós estamos aqui para causar um impacto positivo, não pensamos somente no lucro. Ainda há muito a se fazer em relação ao conhecimento sobre a poluição do uso de plástico descartável e o acesso à água limpa no Brasil, por isso esse país é tão interessante para a Dopper, que tem a missão de levar mensagens de consciência ambiental. Foi muito difícil para mim imaginar que um país como o Brasil, que tem uma das maiores reservas de água doce no mundo, ainda não consegue abastecer uma parte da população com água filtrada.”
ALGUÉM AÍ ESTÁ OUVINDO O SENHOR MERJIN?
O senhor Merjin garante que 5% de todos os rendimentos brutos obtidos com as vendas das garrafas são reservados para a Fundação Dopper, que tem a missão de oferecer acesso à água filtrada para o máximo de pessoas no mundo, além de também fornecer educação, por meio de palestras, seminários e atividades externas.
DESIGN & SUSTENTABILIDADE
As garrafinhas foram desenvolvidas para que a gente possa escolher se prefere beber no bico ou na taça acoplada
OH, DÚVIDA CRUEL!
A Dopper veio para o Brasil em parceria com a Bento Store, aquela marca que amo tanto, tanto… Especializada em “mobile food” (marmita para os íntimos) e sobre a qual já falei sobre ela no post SEGUNDA-FEIRA POR PARTES.
ELA AMA A LOJA POR CAUSA DE MIM
O BENTO SE ACHA