AMIGA MARI conta por que o boné ganhou sinal verde da moda e merece atenção

Pois então… Devo confessar: não foi nem resistência a usar boné. Foi sequer imaginar que ele poderia, sim, ser um acessório amigo nesta vida urbana da cidade bem longe da praia e das férias. No dia a dia cosmopolita, mesmo em passeios de fim de semana, sempre associei o boné à adolescência, à juventude de seus no máximo 20 anos. Foi então que comecei a perceber um movimento de ode ao boné entre as mulheres de seus 30, 40, 50 anos. O resultado: um visual cheio de personalidade e super versátil, que combina com jeans, vestidos e até alfaiataria, pode acreditar.

O boné feminino é uma peça que esteve em alta nos anos 80 e 90 (a moda atual anda revisitando essas décadas, também por isso essa avalanche de bonés!). Boné, tenha claro, não é tudo igual. Os modelos mais tradicionais são de aba reta e aba curva.

bone aba retaBONÉS DE ABA RETA
Ele são os preferidos da juventude muito em função de sua origem: popularizou-se nos Estados Unidos com os rappers e chegou por aqui na onda dos MCs.

cap-retoABA RETA SEM FRONTEIRAS
Repara só como ele cruzou as fronteiras desses dois universos e ganhou as ruas em produções super modernas e contemporâneas

bone-curvaBONÉ DE ABA CURVA
A modelagem com aba curva é uma opção mais esportiva e descontraída. Funciona mais para quem tem o rosto miudinho. Particularmente, eu acho mais feminino. Os meus bonés são de aba curva (tenho dois e estou apaixonada por este modelo rosé). O que devemos levar em conta na escolha é sempre a proporção do tamanho do boné com o tamanho do rosto, sem muito mistério.

chapeu-mari-capa1MARIANA E SEU BONÉ CAMUFLADO
Este é meu xodó de aba curva e que redescobri recentemente em uma limpeza no armário. Tem seus bons 10 anos e está mais atual do que nunca com essa tendência do camuflado e do militarismo na moda outono inverno. No verão, funciona como ótimo aliado para proteger a pele do sol. No inverno, pra proteger a cabeça do frio. Vocês sabem onde comprei? Não vão acreditar! Kkkkkk. Nova York? Londres, Paris? Que nada! Estava a caminho de uma palestra em uma escola na cidadezinha de Colorado, interior do Estado, quando o ônibus fez uma parada em um restaurante. Desci para tomar um café e o boné me acenava na estante! Feitos um para o outro!

cap-curva1ABA CURVA NAS RUAS
Se quiser experimentar esta moda, prefira modelos de cores discretas e sem símbolos e marcas em letras garrafais

Precisamos falar sobre boné preto. Eis o coringão master, o básico dos básicos e o chique dos chiques. Um boné de couro ecológico no inverno é um up em qualquer estilo. Acho lindo e tem muita personalidade, pois trata-se de um modelo versátil que fica lindo com uma produção preto total e também misturado a um visual com cores fortes. Ele passeia com jeans destroyed, saia rodada, legging, salto alto… Dá uma olhada no perfil camaleônico do boné preto!

cap-curva

pretopreto1preto2preto3preto4cap9

Antes que vocês me perguntem (porque sempre perguntam) se têm idade para usar boné, reitero: não existe idade certa quando estamos em paz com nosso estilo. Se você não se imagina de boné aos 20 anos, ok. Se você adora e faz sua cabeça aos 60, maravilhoso. O que a gente tem que levar em conta é o fato de estar confortável com aquilo que usamos. Ah, sem falar, claro que é um baita parceiro naqueles dias de bad hair day!

dsc066892OLHA ESSA IMAGEM QUE ENCONTREI DA GLORIA KALIL DE BONÉ!

giseleGISELE É OUTRA BRASILEIRA SUPER ENTUSIASTA DO BONÉ DESDE SEMPRE

Elaborei uma seleção de imagens super inspiradoras para você entender melhor como esta tendência anda apresentando-se por aí! Antes de me despedir, fica o convite pra me seguir no Instagram: @mari_kalil

cap25cap24cap23cap22cap20cap19cap18cap17cap16

NEW YORK, NY - SEPTEMBER 12: Model Sara Sampaio outside Jeremy Scott on September 12, 2016 in New York City. (Photo by Christian Vierig/Getty Images)

cap14cap13cap12cap11cap10cap8cap7cap6cap5

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

2 Comentários
  1. Oi Mari, amei o post sobre boné, mas sinto falta, de um modo geral, de fotos com mulheres de 50 ou 60 anos, ou essa moda é só pra mulheres mais jovens?

  2. Oi Mari, esta tendência do boné é só para mulheres mais jovens ou cabe também para mulheres de 60 anos? Sinto falta, de modo geral, de fotos sobre moda e tendências, com mulheres mais velhas. Tenho 60 anos e muito do que é tendência, gostaria de usar mas não sei se cabe pra minha idade. Obrigada.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.