O nosso sofrimento vem das percepções erradas e dos mal entendidos

Em tempos de internet, é muito fácil a gente se perder lendo notícias aqui, revistas ali, redes sociais acolá e esquecer que os livros ainda são nossos melhores companheiros – sobretudo para mim, que trabalho bastante com aquilo que está acontecendo no mundo aqui e agora. Já tive muito mais tempo de ler livros, mas nunca perdi o hábito de ter sempre um exemplar na minha mesinha de cabeceira.

São os livros que nos levam para longe, que dão asas à nossa imaginação, que trazem os melhores ensinamentos. Não é a toa que estou construindo, tijolinho a tijolinho, passinho por passinho, uma carreira literária com o objetivo de poder transmitir a mesma diversão, entretenimento e sabedoria que tantos outros autores me passaram até hoje.

bento1ELA VAI LANÇAR O QUARTO LIVRO EM 2018

586crazy-woman-calls-her-ex-boyfriend-65000-times-1050998-flash-1050998-flash4SÓ ESTÁ FALTANDO SENTAR E ESCREVER

Tive contato recentemente com os livros de um dos mestres do zen budismo mais conhecidos e respeitados do mundo, Thich Nhat Hahn. Ele é autor da Coleção Mindfull Essentials, composta por três livros de bolso: “A arte de sentar”, “A arte de comer” e “A arte de amar”. Os três best sellers orientam a prática da meditação, que simboliza o estado mental de atenção plena em si e no presente como forma de alcançar paz e felicidade.

De acordo com Thich Nhat Hanh, a arte de viver consciente cada momento, em vez de se apegar ao passado ou ao futuro, é a chave para desenvolver a paz em si e no mundo. “A paz é possível. A felicidade é possível. E essas práticas são simples o suficiente para todos seguirem”, diz. As obras fazem parte do conjunto de 85 títulos publicados internacionalmente pelo escritor, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos.

Olha!

ARTE SENTARA ARTE DE SENTAR
Neste primeiro livro, ele compartilha um guia detalhado de exercícios de respiração e mentalizações, assim como insights e histórias pessoais. Com textos curtos, Nhat Hanh cria o livro de bolso ideal para os iniciantes na prática da meditação sentada e para aqueles que estão mais avançados na caminhada espiritual.

ARTE COMERA ARTE DE COMER
Em “A arte de comer”, segundo livro da coleção, o autor busca inspirar o leitor a um relacionamento alegre e sustentável com todos os aspectos da alimentação – desde o plantio à limpeza depois de uma refeição
. Muito interessante!

ARTE AMARA ARTE DE AMAR
O terceiro livro reflete sobre a dádiva do amor, da intimidade física, das crianças e da família, das paixões e muito mais. As meditações curtas contidas neste volume podem ser feitas sozinho ou acompanhado e procuram expandir a própria capacidade de amar. Com clareza, compaixão e humor, Nhat Hanh demonstra que apenas quando o indivíduo ama a si mesmo, ele será capaz de amar o outro – e ainda: quando se está próximo daquele a quem se ama, mais se está conectado ao universo.

woman-yelling-istock-de23FALA MAIS SOBRE O MONGE BUDISTA, MARIANA!

Thich Nhat Hanh é um dos mestres do zen budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges aos 16 anos. Por ocasião da Guerra do Vietnã, os mosteiros se defrontaram com a questão de aderir ou não, exclusivamente, à vida contemplativa e continuar a meditar nos mosteiros, ou ajudar a população que sofria sob bombardeios e outras devastações da guerra.

+MARI KALIL: Por que medito e por que cientistas recomendam a meditação contra o estresse

Nhat Hanh foi um dos que optaram por fazer as duas coisas, ajudando a fundar o movimento do budismo engajado. Desde então, tem dedicado sua vida ao trabalho de transformação interior para o benefício dos indivíduos e da sociedade.

thich-nhat-hanh-arrives-by-kelvin-cheukELE É O CARA

Há um trecho de uma das palestras dele que eu gosto muito e reproduzi em meu livro de memórias. Compartilho com vocês:

“O nosso sofrimento vem das nossas percepções erradas, da ignorância e dos mal entendidos. É por isso que a prática da meditação, de olhar intimamente para dentro de si, tem o propósito de remover as percepções erradas de nós. Se eu for capaz de remover essas percepções erradas, serei capaz de ser livre de todo o sofrimento e de todas as aflições que sempre se originam de percepções erradas. Se você tem uma percepção errada a seu respeito e a respeito do outro, e o outro tem uma percepção errada a seu respeito e a respeito dele, esta é a causa do medo, da violência e do ódio. É por isso que tentar remover as percepções erradas é a única maneira de se obter a paz”.

Aproveitem o fim de semana para refletir sobre isso. O entendimento tem o poder de transformar nossa vida e nossas relações.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

6 Comentários
  1. Beleza, Mariana; leio todosos teus escritos, e gostei particularmente deste. Tô com a saudades – que tal uma ida aos Destemperados? Eles vão adorar.
    Abração, e comtinúa assim – Claudio Barreto Viana

  2. MUito bom ! Aproveito para te parabenizar por tuas colunas que aprecio muito. Leio todo o ano, mesmo durante meus 6 meses fora de POA. Felicidades e abraço Berenice

  3. Fantástico! Saindo para comprar esses livros agora… e mudar algumas percepções dentro de mim!
    Mariana, senta logo e começa a escrever o quarto livro por favor!!!
    Beijos querida.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.” Passeio na janela. Pra ti, Xerife! #bento #companheirodejornada ❤️
  • E que a gente nunca esqueça que a autoestima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo. #sejaluz #sejavoce #sejaleve #sejaforte #sejapositivo #sejafeliz
  • Quem acertar o peso de cada uma (com roupa!) ganha um chope com as duas!! 🍻 #145quilosjuntas
  • Favor manter sempre em mente! 👆🏻
  • Só as gatas! 💅🏻 #miau @marina_tkalil @cami_abbott
  • “Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” (Fernando Sabino). Estância Dona Genoveva, Bagé, março’19. #tbt