Café passadinho na hora! Dicas quentes para preparar o melhor de todos em casa

O consumo de café no Brasil cresce em média 25% ao ano, sabia? Entre os motivos está o fato de o brasileiro mostrar-se cada vez mais exigente no que diz respeito ao paladar oferecido por esta bebida. Ou seja: não é mais qualquer café passado que satisfaz. Entre um café ruim e uma delícia de companhia, há alguns pequenos truques e dicas a serem seguidas – e que fazem toda a diferença. Confesso que aprendi bastante com elas. Confesso que fazia tudo errado. Como acredito que não estou sozinha nesse mundo de equívocos fáceis de serem corrigidos, divido seis cuidados essenciais para fazer aquele cafezinho passado mais que especial em casa!

Ponto da água
Caso não tenha um equipamento para medir a temperatura da água, preste atenção para que ela não ferva. O ponto correto é quando a água começar a liberar bolhas no fundo. Caso abra fervura, tire do fogo e aguarde em torno de três minutos para baixar a temperatura.

Utilize coador de papel
Antes de colocar o pó, despeje um pouco de água quente para lavar o filtro. Filtros comuns podem liberar resíduo ou alterar o gosto do café. Com esta dica, você conseguirá um bebida com o sabor e aroma mais puro possível.

black-coffee-quotes-6CAFÉ PASSADO: ACOSTUME O PALADAR E NÃO ADOCE A BEBIDA

Não coloque açúcar
Muitas pessoas costumam misturar açúcar na água, ou até mesmo no pó, para o preparo de cafés. Isso jamais deve ser feito. Caso prefira mesmo assim colocar açúcar ou adoçante, coloque somente na xícara.

Não despeje a água sobre o café
Neste momento, muita calma. Comece molhando toda a superfície do pó no filtro, até que tudo fique úmido, e depois mantenha o fio de água lentamente no centro do filtro. Assim evita-se que o café fique amargo.

Conserve o café na própria embalagem
Cafés especiais são acondicionados em embalagens específicas e possuem uma válvula que retira oxigênio, evitando, assim, a oxidação do pó.

coffeeMOÍDO NA HORA: O CAFÉ GANHA OUTRO SABOR

Café moído na hora
Dê preferência a cafés especiais em grãos. Caso não tenha o moedor em casa, procure comprar o produto em cafeterias que façam a moagem do grão na hora para você.

Quantidade de pó
Para obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó. Ou seja, para 100ml de água deverá utilizar 10 gramas de pó.

Não use detergente para lavar
Os utensílios utilizados para preparar e armazenar o café não devem ser lavados com sabão, mas apenas com água quente. O detergente costuma deixar resíduos químicos que interferem no sabor.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla