Guia da geladeira: tudo o que a gente precisa saber para armazenar bem os alimentos

Para mudar, é preciso atitude. Não existe fórmula mágica para adquirir novos hábitos e um estilo de vida saudável, principalmente quando o assunto é alimentação. Um dos grandes passos para isso acontecer chama-se planejamento. Para tanto, a maior aliada é uma geladeira bem organizada, que traz praticidade ao cotidiano e evita as tentações de escapar da boa prática da alimentação.

O local onde você armazena sua comida tem que ser alvo de atenção. Uma geladeira mal organizada pode convidar você a comer de forma errada, além de fazer perder tempo e até mesmo favorecer a contaminação de alimentos. Vamos começar?

Antes de qualquer coisa, retire tudo da sua geladeira e faça uma boa limpeza. É fundamental fazer isso pelo menos uma vez por mês, pois muitas vezes é possível encontrar restos de alimentos em alguns cantinhos escondidos. É uma questão de higiene e saúde. Além disso, a geladeira vazia vai facilitar todo o trabalho.

Glass Jars Of Preserved FoodTIRE OS ALIMENTOS DAS LATAS E COLOQUE EM POTES DE VIDRO

Durante a limpeza
• Revise a validade de todos os produtos. Caso o alimento seja retirado de sua embalagem original, use etiquetas para lembrar a data informada pelo fabricante.
• Muitas vezes, é possível encontrar mais de uma embalagem aberta do mesmo condimento. Nestes casos, recomenda-se que armazene tudo em uma embalagem e jogue a outra fora.
• Não deixe os alimentos em enlatados. As latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, então sempre retire da lata e coloque o alimento em potes de vidro.

+ CARINA: Três receitinhas deliciosas para saciar a vontade de doce sem sair da dieta

Depois da limpeza, é a hora de transformar sua geladeira em uma grande aliada para a praticidade da sua alimentação. Para isso, estruture a sua semana. Separe algumas horas e prepare os alimentos para estarem à disposição, na hora certa, sempre que precisar.

• Boas fontes de proteína são fundamentais. Carnes magras picada ou frango refogado desfiado são bons exemplos. Para desfiar um frango de forma fácil, coloque o peito em cozimento na panela de pressão por 20 minutos. Tempere com sal e as especiarias que preferir. Após o tempo previsto, retire um pouco da água, feche a panela e agite por 30 segundos. O frango estará desfiado sem trabalho algum. É possível armazenar na geladeira por cinco dias; no congelador, por até 30 dias.

bioBIOMASSA DE BANANA VERDE: ALIADA PARA VÁRIAS RECEITAS

• Cenoura ou beterraba raladas, folhas lavadas, pastas e patês saudáveis sempre devem estar à disposição. Uma boa dica é a biomassa de banana verde, que pode ser adicionada em diversas preparações e é muito nutritiva. O armazenamento pode ser feito por até cinco dias na geladeira e até 30 dias congelado.

• O cozimento prévio de tubérculos também é importante como batata cozida com casca, aipim, batata baroa ou inglesa. Cenoura, abobrinha, brócolis e outras hortaliças também podem ser cozidas previamente.

• Ao congelar qualquer alimento, lembre-se de fracionar em partes menores. Isso facilitará na hora de utilizar, para separar apenas a porção necessária para o momento. Potinhos menores ou folhas de papel manteiga são a saída para fazer isso com segurança e higiene.

• Preparar cereais como, por exemplo, a quinoa e o arroz integral, podem ser uma mão na roda para obter aquela dose de carboidrato saudável.

suco-verde-detox-cubos-gelo-couve-clorofila-como-fazer-receita-saude-fitnessCUBINHOS DE GELO VERDE FEITOS DE COUVE E HORTELÃ

• Cubinhos de gelo verdes, feitos de suco de couve e hortelã, e chás como gengibre, canela e erva doce, são super legais para enriquecer sucos e a água que é indispensável no cotidiano.

• Não se esqueça das frutas. Banana, manga, abacaxi, uvas verdes ou mirtilos são boas escolhas. Mantenha parte dessas frutas no congelador, para evitar o desperdício. São ótimas sobremesas. A banana congelada, por exemplo, é uma boa base para vitaminas e sorvetes.

french-door-refrigerator-samsung-rf4287-openCADA ALIMENTO TEM SEU LUGAR CERTO

Chegou a hora de armazenar de forma certa na geladeira.

Gaveta superior (temperatura mais baixa/fria)
Local adequado para o armazenamento de carnes e massas cruas que serão usadas com frequência. Nunca lave a carne antes de guardá-la. Lembre-se também que a alteração de cor, nas carnes, nem sempre pode indicar contaminação. Muitas carnes ficam mais escuras por falta de oxigênio. Entretanto o filé, se contaminado pela bactéria Escherichia coli, por exemplo, tem a aparência normal.

Primeira prateleira
Nesta prateleira, o ideal é guardar produtos que se deterioram facilmente, como leites e queijos. O ideal é guardar neste local os produtos já preparados, como os tubérculos cozidos.

Segunda e terceira prateleiras
Guarde, além de preparações prontas, os ovos, bolos, cookies e frutas. Sim, ao contrário do que se pensa, os ovos não devem ser guardados nas portas. O “abre e fecha” da geladeira pode quebrar a casca do ovo e isto pode fazer com que ele seja contaminado.

Gaveta inferior
Este é o local para as folhas lavadas, verduras e hortaliças que se deterioram facilmente com baixas temperaturas. Este é o lugar da geladeira que possui uma temperatura maior, destinada a produtos que geralmente não estragam tão facilmente.

Porta
Lugar ideal para armazenar sucos, molhos e condimentos.

ONION1BATATAS E CEBOLAS FICAM FORA DA GELADEIRA

• Não refrigere alimentos que não estavam refrigerados no mercado. Batatas e cebolas, por exemplo, dispensam a conservação na geladeira. Assim, você ganha espaço para a comida que precisa de temperaturas baixas para ser conservada.

• Evite potes de plástico. Sabemos que são mais práticos, mas o ideal mesmo é adotar potes de vidro, que além de não alterarem o sabor dos alimentos, não liberam substâncias tóxicas.

• Outra dica é não misturar carnes com hortaliças. Essa medida evita contaminações. Vamos lá tornar a geladeira a sua ALIADA?

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

2 Comentários
  1. Olá. Adorei as dicas ! dá vontade de sair e arrumar a geladeira…kkkk..
    Por favor, não entendi o que falasse em relação aos chás de gengibre, erva doce…também é possível congelar em cubinhos?
    obrigada, bjos

    1. Oi Ana, tudo bom? Fico super contente que você gostou das dicas. Espero que as aproveite muito e que isso ajude no seu dia-a-dia. Congelar os chás em cubinhos trará mais sabor, aroma e propriedades aos sucos! Além de ser super prático, né?

      Beijos!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat