COLUNA DA MARI: Como não adoecer com a podridão das notícias

Operação Lava Jato, roubalheira, disparate, dinheiro em cueca, em mala, em meias, na mochila. Taxa extra na conta de luz, criança tocando artista nu em exposição de “arte”, agressões e gritarias em redes sociais, tropas armadas na Rocinha, tiroteio, bala perdida, bandida endeusada. Lula, Dilma, Temer, Garotinho, Sergio Cabral, Gleisi Hoffmann, Gilmar Mendes, Joesley e Wesley Batista. Pyongyang e seus brinquedinhos com bomba atômica, Donald Trump e seus discursos estapafúrdios… Até poucos dias atrás, eu acordava pela manhã mastigando essas e outras notícias escabrosas que tomam por completo o noticiário e ia para a cama à noite com todas elas mal digeridas no estômago.

elena_throwing_up

bento1124ERA UMA CENA HORRÍVEL

Começava meu dia tomando café, ouvindo rádio e cultivando uma gastrite nervosa, enquanto escutava Boechat, Mônica Bergamo e companhia, e deitava só depois de ter assistido Jornal da Band, Jornal Nacional, Jornal da Cultura, Jornal das 10 e Jornal da Globo. Todos, assim, em série, um depois do outro, trocando de canal e amaldiçoando o mundo e a humanidade.

angry-gifMORRAM TODOS!!!

bento1124ERA UMA CENA HORRÍVEL

manaA GENTE ATÉ SAÍA DE PERTO

Até que um dia me dei conta do óbvio: estar absolutamente inteirada de todas as notícias e de todos os comentários de todos os comentaristas de todos os canais a respeito de todas as notícias não me levaria a lugar algum senão à sepultura precocemente. Estava fadada a adoecer de tristeza e desgosto. Então resolvi dar um basta.

mulher-gifDESAPAREÇAM, MALDITOS!

Daquele momento em diante, continuaria, sim, informada dos caminhos escolhidos e trilhados pelos homens e seus líderes, mas sem me aprofundar (e consequentemente afundar) em todo esse mar de lama. Acredito em energias que se atraem e naquele mesmo dia deparei com a pesquisa de um especialista em física quântica do qual agora não lembro o nome, mas tinha todas as credenciais de suma autoridade – e corroborava minha tese. Ou seja, havia luz no fim do túnel.

247ihk6OBRIGADO, SENHOR

A ciência já comprova algo que sabemos há muito tempo: pensamento positivo ajuda a prevenir e superar doenças e a melhorar a qualidade de vida. Sempre que estamos pensando em algo, emitimos uma onda eletromagnética que funciona como uma antena que atrai as pessoas que possuem uma vibração similar. Desta forma, é preciso tomar alguns cuidados para estar sempre com o pensamento em uma vibração positiva, mesmo em um mundo onde as notícias negativas predominam.

Hoje sabemos que o cérebro tem tendência de focar em coisas negativas e podemos tomar alguns cuidados para evitá-la e nos conectarmos com um padrão de positividade. Segundo o especialista em física quântica, “evitar o noticiário ruim” é um desses principais cuidados.

champagne-gif-19EU SABIA!!!

Vale a pena ler atentamente o que ele diz:

“Eu procuro me informar rapidamente daquilo que é mais importante e evito o contato com os noticiários só focados em tragédias e notícias ruins. A frequência com que as pessoas acompanham as notícias ruins termina sendo uma armadilha contra uma vida saudável. Essas notícias despertam no corpo uma química associada às emoções negativas. O seu cérebro registra essas informações, ativando novas redes neurais, e esses arquivos de memória poderão ser acessados a qualquer momento do seu dia, quando alguma situação despertar a lembrança dessas notícias. Isso faz com que o corpo seja convidado a viver em um estado de estresse permanente em função da associação com as memórias negativas.

women-headache

bento1124ELA ATÉ MELHOROU DA ENXAQUECA

Há outros cuidados a serem tomados para que gente consiga viver com mais leveza e felicidade nesse mundo cada vez mais duro e caótico. Olha só!

Ter uma atitude positiva perante a vida
Ler um bom livro, ouvir uma boa música, praticar atividades físicas, caminhar em contato com a natureza, meditar, entre outras práticas que fazem bem ao corpo e à mente devem estar presentes na rotina diária, explica o especialista. Essa é uma maneira saudável de direcionar a mente para uma frequência positiva. “Esteja sempre vigilante aos pensamentos negativos e busque redirecionar a sua mente para uma frequência mais harmônica. Assim você não será seduzido a entrar na negatividade das outras pessoas ou dos problemas externos”, sugere.

mm-gifCORPO FECHADO!

Compreender o poder de mudar o mundo
Uma pessoa com mentalidade negativa tem o potencial de influenciar as pessoas ao seu redor e pode levá-las a ter a mesma vibração. O mesmo acontece com a mentalidade positiva. “Quando nos posicionamos em um estado vibracional positivo, identificamos os problemas e focamos nas soluções. Assim, somos capazes de influenciar, positivamente, as pessoas ao nosso redor”, destaca a pesquisa.

aplausosASSIM QUE TEM QUE SER

Enxergar a negatividade como oportunidade evolutiva
Notícias ruins ou fatos negativos às vezes são inevitáveis. Por isso, é necessário enxergar a negatividade de forma diferente. Todo obstáculo, desafio ou situação negativa proporciona uma oportunidade evolutiva. Dizem que nos momentos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços. Historicamente, foram os momentos em que a humanidade passou pelas maiores crises que impulsionaram grandes ideias que mudaram o mundo. Portanto, a ressignificação dos momentos difíceis também nos faz focar em soluções, ao invés de problemas. Assim, é possível dar comandos mentais conscientes que nos impedem de ser arrastados pelos sentimentos negativos associados às notícias ruins.

14890247REPROGRAMANDO, REPROGRAMANDO, REPROGRAMANDO

manaAGORA ELA ANDA ASSIM PELA CASA

bento1124E A GENTE AINDA TEM QUE RESPEITAR

Conectar-se com o mundo interior
Por fim, a pesquisa destaca que, para treinar a mente com o que é positivo, é importante que cada pessoa encontre uma maneira de conectar-se com o seu mundo interior para viver mais em um estado de presença.

“Práticas de meditação, tai chi chuan, yoga, orações, entre outras, possibilitam um estado de maior atenção, em que podemos dar comandos mentais conscientes para mudar os padrões de realidade que não nos interessam mais. Ao fazer isso, você reduz a frequência das ondas cerebrais, possibilitando que a mente fique em um estado relaxado e de presença, sem desperdiçar energia lembrando de experiências passadas negativas ou preocupando-se com situações futuras. Desse modo, pacificando o mundo interior, é possível atrair situações favoráveis e pacíficas no mundo exterior”, conclui o estudo.

im2SIGAM-ME OS BONS!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

7 Comentários
  1. Mari, há muito tempo pratico essa terapia da alienação e confirmo a pesquisa do cientista! Agora só programas divertidos (até a baixaria da Fazenda serve) e leituras leves, e tuas stories diariamente, óbvio. Beijos. Cristina

  2. Estamos atravessando um momento difícil,sim, mas outros bem piores virão se simplesmente dermos as costas ou, ficarmos Zen… É preferível se incomodar agora, um pouco, para que se evite (ou se minimize) que no futuro tenhamos um problema enorme e irreversível. Bjs e adoro sua coluna. LL

  3. Querida, Mari. Durante muito tempo da minha vida fui assim como você. Absorvendo os males do mundo sem filtro. Um baixo astral sem explicação. Até que me dei conta de que eu não tinha gerência nenhuma sobre grande parte de tudo o que acontecia e que deveria me focar no que dependia unica e exclusivamente de mim. Mudar primeiro a minha aldeia, pra depois, mudar o mundo. Hoje, meu dia começa com uma meditação (guiada, pq ainda não consigo sozinha) e fecho o dia com um caderninho de gratidão (presente da minha coach maravilhosa especializada em mulheres, Vanessa Costa Mainardi), onde coloco pelo menos três razões para agradecer pelo dia que eu tive. E amiga Mari, tu não tem ideia de como tudo começa a fluir numa vibe diferente. Meu marido e meus dois filhos agradecem. Vou juntar as tuas dicas às minhas e bora mudar o mundo a partir da nossa aldeia. Beijos.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood