Veludo é vida! AMIGA MARI ensina como usar esta super tendência o ano inteiro

Era um domingo desses com cara de domingo quando Titha apareceu para colocar o papo em dia. Titha é minha amigona, aquela amiga de mais de duas décadas, aquela que a gente pode passar um ano sem falar, mas, quando se encontra, continuamos o assunto de onde ele tinha parado, sabe assim? Primeira coisa que Titha disse quando me viu:

– Olha isso! – mostrou, colocando uma perna na frente da outra para que eu admirasse  sua calça de veludo preta.
– Tá fina, hein? – brinquei.
– Tu não lembra desta calça? – ela perguntou, me abraçando.
– Não acredito! É aquela?!
– Siiiim! Aquela que eu usava pra ir nas festas, que comprei na Maria Helena quando a Maria Helena funcionava ainda lá nas Três Figueiras!
– Está nova! Ficou linda com tênis e camiseta!
– Siim! Agora versão 2018! – ela riu.

Uso este exemplo porque para mim significa muito. O que significa exatamente, Amiga Mari? Vamos lá!

1) Veludo continua como tendências desta estação.
2) Veludo é tecido nobre que deve permanecer sempre no nosso guarda-roupa, pois a moda vai e volta e ele é um clássico.
3) Veludo pode ser usado também no calor.
4) Veludo é companhia na festa e no dia a dia da vida urbana.
5) Veludo combina com tudo.
6) Veludo é investimento.

Vamos conhecer as mil faces do veludo?
Vamos Amiga Mari!

veludo-tres-ideiasSAIA LONGA, JAQUETA E PANTALONA DE VELUDO
Décadas atrás, a gente encontrava veludo apenas em roupas formais e de festa. O mundo mudou; a moda também. Hoje em dia, veludo sai pra rua com produções bem informais, mas nem por isso menos elegantes, já que o veludo é por si só um material nobre. Na primeira foto da esquerda para a direita, ela combinou saia longa de veludo com camisa (fica ótimo com camisa jeans também, viu?). Na segunda, repare no look bem esportivo da jaqueta de veludo com short jeans e botinha. Na terceira imagem, nada e tudo: pantalona de veludo com regatinha branca!

veludo-vestidoVESTIDO DE ALCINHA
Se você é magrinha e esguia, pode incorporar já esta ideia de uma das maiores influenciadoras da moda do momento, a modelo Gigi Hadid.
Como o veludo por si só já diz muito, ela preocupou-se apenas em usar uma botinha de salto médio confortável para andar na rua.

veludo-vestido-curtoVESTIDO CURTO DE VELUDO MOLHADO
A versão molhada do veludo também está super em alta, e um vestido curtinho nesses padrões pode ser usado por mulheres de todos os tipos físicos, não precisa ser magrinha e esguia como Gigi Hadid. A dica é apenas cuidar quanto à cor e seguir aquela regrinha básica dos “escuros emagrecedores”. Além do rosé, tendência fortíssima, verde, marinho, vinho, cinza e preto também fazem parte da cartela de cores da estação.

veludo-jaqueta-couroVESTIDO DE VELUDO E JAQUETA DE COURO
Veludo e couro forma uma dupla dinâmica e super moderna. O comprimento do vestido pode variar do curto ao longo passando pelo mídi. Use com uma botinha (com ou sem cadarço) ou mesmo um oxford que vai ficar incrível! É preciso apenas tomar cuidado porque o veludo é um tecido que brilha e aumenta as proporções. Caso queria disfarçar o quadril, por exemplo, prefira tons mais escuros e variações mais opacas do tecido.

veludo-agasalhoVELUDO EM QUIMONO E BOMBER
Prova irrefutável de que o veludo conquistou de vez a vida urbana e passeia na meia-estação. Na imagem da esquerda, quimono de veludo com jeans skinny, All Star e camiseta. Mais low profile impossível. Na direita, bomber de veludo cereja com t-shirt e minissaia.

veludo-blazerBLAZER
Com short ou calça jeans, com alfaitaria, com camiseta básica ou blusa com brilhos, blazer de veludo combina com tudo. Se você ainda está se acostumando com a ideia de adquirir um, opte por tons neutros, como preto ou grafite, para depois iniciar a jornada pelos coloridos, como o azul petróleo e o vermelho rubi

veludo-saia-jovemSAIA
A saia de veludo é um curinga que pode ser usado com inúmeras blusas de diversos estilos. Aqui, a saia de veludo aparece com camiseta em um visual super jovem. Mas fica linda também com camisa ou suéter em dias mais frios. Uma ideia bacana é combinar a saia de veludo com blusas de tecidos delicados. Por ser um tecido pesado, o veludo ganha ares de luxo com materiais leves.

veludo-joggingCALÇA JOGGING DE VELUDO COM TÊNIS
O esporte chique é um estilo lindo pra gente aderir, sobretudo em eventos durante o dia aos finais de semana. Nesta imagem, ela está super confortável com t-shirt, tênis e calça de veludo e nem por isso menos elegante. Rola o mouse para ver outra versão para o mesmo modelo de calça!

veludo-esporte-chiqueCALCA JOGGING COM SCARPIN
Percebe como a calça jogging de veludo pode ser usada em diferentes versões? Aqui, com casaco de mini paetês e scarpin e tudo se transforma!

veludo-camisaCAMISA DE VELUDO
Como ela já é por si só uma peça requintada, dispensa maiores acessórios. Prefira acessórios delicados e o visual está completo!

veludo-blusaBLUSA DE VELUDO
Até aqui, você deve ter reparado que o veludo aparece bastante em combinações com jeans. Por um motivo óbvio. Como trata-se de um material nobre, nada mais lógico do que combiná-lo com peças em denim, o material mais urbano do nosso guarda-roupa. Nesta imagem, a blusa tomara que caia de veludo aparece com salto e jeans skinny.

veludo-camisetaCAMISETA DE VELUDO MOLHADO
Um jeito super despojado de usar o material. As blusas com modelagem de camiseta estão em alta! Repare que dispensa maiores acessórios!

Ok, digamos que você chegou até aqui e ainda não está convencida se vai curtir ou não usar veludo. Eu garanto: vai curtir, sim. Mas longe de mim querer convencê-la à força. Em vez disso, deixo uma dica para familiarizar-se com o tecido: invista em acessórios. Uma bota, uma bolsa, um sapato, uma sandália, uma mochila… Algum desses acessórios em veludo já vai garantir que você interaja com a tendência e sinta vontade de ir além.

veludo-botaBOTA ROXA DE VELUDO
Você pode não ter coragem de comprar um blazer roxo assim, de primeira. E eu até entendo. Mas uma bota roxa é diferente. Posso falar com conhecimento de causa: já tive uma e usei muito. É aquela opção de calçado completamente “fora da casinha” para incrementar qualquer look. Mas vale também preta, rubi, verde, azul, cinza… Sendo de veludo, vale tudo!

veludo-bota1BOTA AZUL
Repito a imagem de uma bota para chamar atenção para a barra da calça nas duas imagens: dobrada ou encurtada. E por que: porque a protagonista é a bota, claro!

veludo-sapatoSAPATO COM TORNOZELEIRA
Acho o supra sumo da feminilidade este tipo de sapato em que a alça prende o tornozelo. O rosé é um tom presente em todos os acessórios nesta estação.

veludo-mochilaMOCHILA DE VELUDO
Uma mochila é muito mais do que uma mochila quando o material é o veludo. Ela pode acompanhar você nas mais formais ocasiões. E o melhor: cabe tudo que a gente precisa!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

6 Comentários
  1. Adoro tuas informações. Sou grata por compartilhar teus ensinamentos de moda e tudo mais. Tenho 63 anos mas sou Light e despojada. Abraços.

  2. Geeeeente amei as dicas!! Sempre achei que veludo combinava mais com aqueles visuais mais elegantes, adorei saber que dá pra usar em looks mais descontraídos no dia a dia e que combina com quase tudo. UM CHARME! Sem contar que é super confortável. Depois dá uma olhadinha no look que postei no meu blog usando uma blusinha de veludo molhado: Veludo para destacar.

    Beijos, Mari!

    ;*

  3. Boa noite tenho um vestido midi de veludo… gostaria de usa-lo em um casamento o problema é que ele e de alça e estou com medo de sentir frio ! Com que posso usa-lo? Para ficar elegante?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 🤣
E toca o barco, como dizia meu amigo @boechatreal ♥️
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa
  • Patricia foi minha boxer dos cinco meses de vida aos 12 anos de idade. Ganhei a Patricia de presente e fiquei muito incomodada. Cachorros têm sentimento, coração, pulmão. Cachorros não são vasos, lustres, sabonetes. Cachorros não são presentes que devemos ganhar sem o nosso consentimento. E a Patricia entrou na minha vida sem o meu consentimento. Eu não estava disponível para cuidar da Patricia naquele momento, eu estava com passagem comprada para São Paulo, contratada para um novo emprego, para um outro estilo de vida que exigia demais da minha capacidade profissional. Então, curti a Patricia por alguns meses, mas precisei ir embora. Durante anos, ela viveu na casa dos meus pais, e eu pedia notícias diárias por telefone. Voltava a Porto Alegre sempre que podia para que ela soubesse que meu comportamento não significava abandono, apenas nos encontramos em circunstâncias desfavoráveis. Pra mim; pra ti; pra nós duas, Patricia. Quando regressei definitivamente a Porto Alegre, Patricia havia acabado de completar 12 anos de idade. Ela sabia desde sempre, por mais de uma década, que pertencia a mim, e eu a ela. Aproveitamos nosso último ano com passeios em ritmo lento, com suas bochechas esbranquiçadas, com a fidelidade rara que só os animais conhecem. Ela partiu pouco tempo depois. Comemos um cheeseburger juntas no nosso último dia sentadas na grama do parque - e o bafo do queijo com mollho de catchup com maionese naquele pão ela sopra de quando em vez no meu nariz, durante a madrugada. Patricia desapareceu dos meus olhos, mas segue onipresente em cada minuto da minha vida. E eu tenho certeza que quando for a minha hora de cruzar a porta que leva para o outro lado da vida, ela estará lá, abanando o rabo e com o focinho rosinha para me buscar. #tbt. Porto Alegre, março de 1999
  • Minha irmã que criou. Minha irmã que me deu. Chato ter uma irmã assim, vai dizer?! 😜#convexoshoes #lojaconvexo #convexopoa #slipon #trendalert #animalprint