Veludo é vida! AMIGA MARI ensina como usar esta super tendência o ano inteiro

Era um domingo desses com cara de domingo quando Titha apareceu para colocar o papo em dia. Titha é minha amigona, aquela amiga de mais de duas décadas, aquela que a gente pode passar um ano sem falar, mas, quando se encontra, continuamos o assunto de onde ele tinha parado, sabe assim? Primeira coisa que Titha disse quando me viu:

– Olha isso! – mostrou, colocando uma perna na frente da outra para que eu admirasse  sua calça de veludo preta.
– Tá fina, hein? – brinquei.
– Tu não lembra desta calça? – ela perguntou, me abraçando.
– Não acredito! É aquela?!
– Siiiim! Aquela que eu usava pra ir nas festas, que comprei na Maria Helena quando a Maria Helena funcionava ainda lá nas Três Figueiras!
– Está nova! Ficou linda com tênis e camiseta!
– Siim! Agora versão 2018! – ela riu.

Uso este exemplo porque para mim significa muito. O que significa exatamente, Amiga Mari? Vamos lá!

1) Veludo continua como tendências desta estação.
2) Veludo é tecido nobre que deve permanecer sempre no nosso guarda-roupa, pois a moda vai e volta e ele é um clássico.
3) Veludo pode ser usado também no calor.
4) Veludo é companhia na festa e no dia a dia da vida urbana.
5) Veludo combina com tudo.
6) Veludo é investimento.

Vamos conhecer as mil faces do veludo?
Vamos Amiga Mari!

veludo-tres-ideiasSAIA LONGA, JAQUETA E PANTALONA DE VELUDO
Décadas atrás, a gente encontrava veludo apenas em roupas formais e de festa. O mundo mudou; a moda também. Hoje em dia, veludo sai pra rua com produções bem informais, mas nem por isso menos elegantes, já que o veludo é por si só um material nobre. Na primeira foto da esquerda para a direita, ela combinou saia longa de veludo com camisa (fica ótimo com camisa jeans também, viu?). Na segunda, repare no look bem esportivo da jaqueta de veludo com short jeans e botinha. Na terceira imagem, nada e tudo: pantalona de veludo com regatinha branca!

veludo-vestidoVESTIDO DE ALCINHA
Se você é magrinha e esguia, pode incorporar já esta ideia de uma das maiores influenciadoras da moda do momento, a modelo Gigi Hadid.
Como o veludo por si só já diz muito, ela preocupou-se apenas em usar uma botinha de salto médio confortável para andar na rua.

veludo-vestido-curtoVESTIDO CURTO DE VELUDO MOLHADO
A versão molhada do veludo também está super em alta, e um vestido curtinho nesses padrões pode ser usado por mulheres de todos os tipos físicos, não precisa ser magrinha e esguia como Gigi Hadid. A dica é apenas cuidar quanto à cor e seguir aquela regrinha básica dos “escuros emagrecedores”. Além do rosé, tendência fortíssima, verde, marinho, vinho, cinza e preto também fazem parte da cartela de cores da estação.

veludo-jaqueta-couroVESTIDO DE VELUDO E JAQUETA DE COURO
Veludo e couro forma uma dupla dinâmica e super moderna. O comprimento do vestido pode variar do curto ao longo passando pelo mídi. Use com uma botinha (com ou sem cadarço) ou mesmo um oxford que vai ficar incrível! É preciso apenas tomar cuidado porque o veludo é um tecido que brilha e aumenta as proporções. Caso queria disfarçar o quadril, por exemplo, prefira tons mais escuros e variações mais opacas do tecido.

veludo-agasalhoVELUDO EM QUIMONO E BOMBER
Prova irrefutável de que o veludo conquistou de vez a vida urbana e passeia na meia-estação. Na imagem da esquerda, quimono de veludo com jeans skinny, All Star e camiseta. Mais low profile impossível. Na direita, bomber de veludo cereja com t-shirt e minissaia.

veludo-blazerBLAZER
Com short ou calça jeans, com alfaitaria, com camiseta básica ou blusa com brilhos, blazer de veludo combina com tudo. Se você ainda está se acostumando com a ideia de adquirir um, opte por tons neutros, como preto ou grafite, para depois iniciar a jornada pelos coloridos, como o azul petróleo e o vermelho rubi

veludo-saia-jovemSAIA
A saia de veludo é um curinga que pode ser usado com inúmeras blusas de diversos estilos. Aqui, a saia de veludo aparece com camiseta em um visual super jovem. Mas fica linda também com camisa ou suéter em dias mais frios. Uma ideia bacana é combinar a saia de veludo com blusas de tecidos delicados. Por ser um tecido pesado, o veludo ganha ares de luxo com materiais leves.

veludo-joggingCALÇA JOGGING DE VELUDO COM TÊNIS
O esporte chique é um estilo lindo pra gente aderir, sobretudo em eventos durante o dia aos finais de semana. Nesta imagem, ela está super confortável com t-shirt, tênis e calça de veludo e nem por isso menos elegante. Rola o mouse para ver outra versão para o mesmo modelo de calça!

veludo-esporte-chiqueCALCA JOGGING COM SCARPIN
Percebe como a calça jogging de veludo pode ser usada em diferentes versões? Aqui, com casaco de mini paetês e scarpin e tudo se transforma!

veludo-camisaCAMISA DE VELUDO
Como ela já é por si só uma peça requintada, dispensa maiores acessórios. Prefira acessórios delicados e o visual está completo!

veludo-blusaBLUSA DE VELUDO
Até aqui, você deve ter reparado que o veludo aparece bastante em combinações com jeans. Por um motivo óbvio. Como trata-se de um material nobre, nada mais lógico do que combiná-lo com peças em denim, o material mais urbano do nosso guarda-roupa. Nesta imagem, a blusa tomara que caia de veludo aparece com salto e jeans skinny.

veludo-camisetaCAMISETA DE VELUDO MOLHADO
Um jeito super despojado de usar o material. As blusas com modelagem de camiseta estão em alta! Repare que dispensa maiores acessórios!

Ok, digamos que você chegou até aqui e ainda não está convencida se vai curtir ou não usar veludo. Eu garanto: vai curtir, sim. Mas longe de mim querer convencê-la à força. Em vez disso, deixo uma dica para familiarizar-se com o tecido: invista em acessórios. Uma bota, uma bolsa, um sapato, uma sandália, uma mochila… Algum desses acessórios em veludo já vai garantir que você interaja com a tendência e sinta vontade de ir além.

veludo-botaBOTA ROXA DE VELUDO
Você pode não ter coragem de comprar um blazer roxo assim, de primeira. E eu até entendo. Mas uma bota roxa é diferente. Posso falar com conhecimento de causa: já tive uma e usei muito. É aquela opção de calçado completamente “fora da casinha” para incrementar qualquer look. Mas vale também preta, rubi, verde, azul, cinza… Sendo de veludo, vale tudo!

veludo-bota1BOTA AZUL
Repito a imagem de uma bota para chamar atenção para a barra da calça nas duas imagens: dobrada ou encurtada. E por que: porque a protagonista é a bota, claro!

veludo-sapatoSAPATO COM TORNOZELEIRA
Acho o supra sumo da feminilidade este tipo de sapato em que a alça prende o tornozelo. O rosé é um tom presente em todos os acessórios nesta estação.

veludo-mochilaMOCHILA DE VELUDO
Uma mochila é muito mais do que uma mochila quando o material é o veludo. Ela pode acompanhar você nas mais formais ocasiões. E o melhor: cabe tudo que a gente precisa!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

6 Comentários
  1. Adoro tuas informações. Sou grata por compartilhar teus ensinamentos de moda e tudo mais. Tenho 63 anos mas sou Light e despojada. Abraços.

  2. Geeeeente amei as dicas!! Sempre achei que veludo combinava mais com aqueles visuais mais elegantes, adorei saber que dá pra usar em looks mais descontraídos no dia a dia e que combina com quase tudo. UM CHARME! Sem contar que é super confortável. Depois dá uma olhadinha no look que postei no meu blog usando uma blusinha de veludo molhado: Veludo para destacar.

    Beijos, Mari!

    ;*

  3. Boa noite tenho um vestido midi de veludo… gostaria de usa-lo em um casamento o problema é que ele e de alça e estou com medo de sentir frio ! Com que posso usa-lo? Para ficar elegante?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • VENEZUELA LIVRE! #VenezuelaBrasilTeAcompana #VenezuelaGritaLibertad #venezuelalibre #venezuelagritalibertad #23ecallehastaquesevaya #23enero2019
  • Né?!👌🏻#simplesassim #bekind
  • “Nunca mais me convida pra pegar praia em José Ignacio.” #gorda #reportergorducha
  • Dia de praia no @lachozademarparador. Viaja até José Ignacio, caminha na areia quente, procura guarda-sol, carrega geleira, sacola, mochila, faz reportagem para o Band Mulher e sorri pra foto! 🤣🐶
  • Bento envelheceu. Não foi do dia para a noite. Trata-se de um envelhecimento gradativo. Uma enfermidade aqui, uma coisinha crônica acolá – e há uns bons cinco anos vamos levando esses percalços da velhice com acompanhamento veterinário, exames de rotina, troca de medicações, mas sobretudo, com amor, cuidado, amizade, lealdade e fé. Neste último ano, mais precisamente nos últimos meses, Bento deixou de ser um cachorrinho vivaz, de olhos espertos e comportamento ágil para se transformar em um senhor de seus lá 95 anos (equivalente à idade humana) que requer uma série de cuidados e a minha presença e atenção 24 horas por dia. O diagnóstico complicou, como costumam complicar os diagnósticos à medida que a idade avança, e através do olhar do Bento eu enxergo diariamente o reflexo da finitude da vida. Não pode existir sofrimento maior para um dono de cachorro do que essa despedida diária. A cada dia, menos um dia. A cada dia, também uma surpresa. Um dia feliz, caminhando melhor, disposto, com apetite e sorrisos. No dia seguinte, sono, muito sono, xixi nas calças, olhar distante, cabecinha para o lado e alheio ao mundo ao redor. Um dia vivaz; noutro, senil. Deveria ser proibido pela natureza vivermos tal experiência. Bento significa para mim muito mais do que um dos meus grandes melhores amigos.
É meu companheiro de jornada por uma vida de altos e baixos, cheia de mudanças e reinvenções – e da qual foi testemunha ocular e grande conselheiro. Nos conhecemos quando ele tinha 30 dias de vida e desde então cruzamos oceanos até. O que eu quero que ele saiba – e o que eu sei que ele sabe – é que estarei sempre aqui. E hoje estamos aqui. E assim seguiremos juntos. Com sorrisos e mãos dadas. Até o fim. Porque a única certeza que temos é a de que o fim chega para todos nós. E com ele um novo renascer.🐶♥️🙏🏻 #bento #xerife #18anos #companheirodejornada
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda