É tempo de pinhão! Vamos aprender a fazer entrevero, farofa e brigadeiro de pinhão? Vamos!

Inverno sem pinhão não é inverno. Consumido tradicionalmente cozido, ele pode ser utilizado em diversas receitas diferentes e deliciosas na estação fria. A chef Camila Pazello, coordenadora do curso de Gastronomia do Grupo Educacional OPET, criou dois pratos deliciosos (um salgado e um doce) com pinhão para o site MK. Vamos para a cozinha?

entrevero de pinhaoENTREVERO DE PINHÃO

Ingredientes
150g de charque
150g de bacon picado
50g de manteiga
150g  de linguiça calabresa
150g de alcatra ou picanha
200g de tomate picado sem pele e sem semente
200g de cebola picada
3 dentes de alho
200g de pimentão
300g de pinhão cozido e picado
200g de mandioca cozida cortada em cubos
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Dessalgue a carne seca e tempere a carne bovina com sal e pimenta. Frite o bacon com a manteiga e assim que soltar sua gordura retire o excesso. Frite a linguiça e as demais carnes. Refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão. Misture o pinhão e a mandioca, acerte o sal e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Desligue o fogo e finalize com salsinha e cebolinha a gosto. Sugestão de acompanhamento: pode servir com arroz e farinha

brigadeiro de pinhaoBRIGADEIRO DE PINHÃO

Ingredientes
1 caixa de leite condensado (395g)
1/2 caixa de creme de leite (100g)
1 colher (de sopa) de manteiga
150g de pinhão
80g de chocolate branco
Chocolate granulado branco.

Modo de preparo
Primeiro, cozinhe o pinhão por 40 minutos. Descasque e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate para derreter. Com tudo derretido, acrescente o pinhão. Mantenha no fogo durante três minutos. Bata a mistura no liquidificador até o pinhão ser totalmente processado e virar uma pasta. Depois, leve novamente para a panela e aqueça por mais cinco minutos.

O brigadeiro de pinhão fica com uma textura pesada, diferente do brigadeiro tradicional. Leve para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Aí, é só enrolar e passar no granulado branco.

pinhaoFAROFA DE PINHÃO

O chef Walner Sovi, do Bistrô Love Food, criou uma forma de saborear a semente, com uma receita simples de Farofa de Pinhão. Dá uma olhada e mão na massa!

Ingredientes
500g de pinhão
180g de farinha Panko
30g de manteiga
100g de cebola picada em pedaços bem pequenos
30g de cebolinha picada na diagonal
8g de pimenta dedo de moça picada em pedaços bem pequenos
5g de alho esmagado

Modo de preparo
Corte as pontas do pinhão (os que estiverem pretos, descarte). Coloque os pinhões em uma panela de pressão cobrindo-os com água. Depois que pegar pressão, cozinhe por 40 minutos. Deixe ficar morno e descasque, parta ao meio e reserve.

Derreta a manteiga e doure a cebola, até que ela fique transparente. Junte o pinhão, acrescente a farinha Panko e doure um pouco. Junte a pimenta dedo de moça picadinha, corrija o sal e, por último, na hora se servir, junte a cebolinha.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.