Especialista explica o Visagismo: a linguagem visual na construção da imagem pessoal.

Você pode ainda não saber exatamente o que significa o termo visagismo mas, com toda certeza, já ouviu falar dele em rodas de conversa, salões de beleza ou leu por aí nas revistas especializadas da área de estética e comportamento.

Essa técnica, que apareceu pela primeira vez na França, consiste em valorizar a beleza de cada pessoa buscando os seus melhores aspectos baseada em sua personalidade e características físicas. A ideia é que cada pessoa tem uma beleza única e que pode ficar ainda mais incrível se receber os cuidados e as orientações de um profissional especializado. Certamente você se surpreenderá ao descobrir traços que nem imaginava que pudesse explorar com sucesso.

Com o visagismo você passa a entender que não adianta querer copiar o corte de cabelo da moda, a roupa da atriz da novela, o tom de cabelo da cantora de sucesso e os acessórios que aparecerem na TV. Apesar de ficarem lindos em outras mulheres nem sempre será a melhor opção para o seu biotipo. Traços da sua personalidade e características como a sua estatura e peso podem esconder, sem que você perceba, quais são as opções que valorizam sua beleza e te fazem única.

rj3VISAGISMO: A BUSCA PELA BELEZA E IDENTIDADE PARTICULAR DE CADA UM

As técnicas de visagismo são muitas e variam de acordo com cada profissional da área. O certo é que, na maioria delas, uma conversa inicial com o visagista pode ser o primeiro passo para um processo de transformação. As próximas etapas geralmente incluem estudos personalizados do seu estilo de vida, suas preferências de vestuário e até mesmo sobre os seus objetivos de vida.

+RACHEL JORDAN: Especialista em imagem ensina a causar uma ótima primeira impressão

Se ainda restou alguma dúvida de como o visagismo pode te valorizar, uma pesquisa revela que 70% da imagem que passamos inicialmente é determinada pelo que apresentamos dos ombros para cima: ou seja, os cuidados e apresentação de cabelos, sobrancelhas, maquiagem e acessórios.

Tudo isso aliado à consagrada ideia de que a primeira impressão é a que fica. É muito bacana constatar que um investimento em si mesma pode auxiliar no resgate da autoestima perdida com o tempo e na valorização de uma beleza que sempre esteve ali e só precisava ser lapidada.

rj2ESTILO: DESCOBERTA DA MELHOR MAKE, SOBRANCELHA E CORTE DE CABELO

Como não existe um kit padrão, cada pessoa tem o seu próprio “diagnóstico” num processo de visagismo. É um trabalho personalizado e exclusivo. O resultado disso é uma melhor imagem transmitida em círculos sociais, ambiente de trabalho e nas relações interpessoais. Ou seja, além de mudar a maneira como você se vê, muda também a forma como as pessoas te enxergam. Além de um resultado estético satisfatório, estudos comprovam que uma pessoa realizada com sua aparência desenvolve melhor aspectos como segurança e autoconfiança.

+RACHEL JORDAN: As maravilhas de vestir amarelo, a cor do sol

Um estudo completo de visagismo pode mudar uma pessoa da cabeça aos pés, literalmente. Quando um profissional promove uma mudança completa, ele harmoniza todos os aspectos: desde o corte de cabelo, que vai seguir as características pessoais e as tendências de moda, com uma nova identidade do guarda-roupa e até mesmo um kit completo de acessórios que vão ornar com o novo modelo.

Neste trabalho, observa-se ainda a proporção de cada linha do seu rosto e como ela se comporta com o novo corte de cabelo e o design da sobrancelha. Tudo é feito para que a harmonia de todos estes elementos promovam a renovação de sua beleza. Estas técnicas se assemelham ao trabalho de antigos pintores e escultores que retratavam com perfeição as suas modelos. E você, já passou pela experiência do visagismo? Que tal aproveitar essas informações para valorizar ainda mais a sua beleza?

Compartilhar
Rachel Jordan

Rachel Jordan

Consultora de Imagem, Rachel Jordan é especializada em Comportamento, Moda, Etiqueta Social e Corporativa, Dress Code e formada em Protocolos Internacionais pela renomada The Protocol School of Washington. Referência em seu segmento, a consultora é palestrante e instrutora. Executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano. O olhar diferenciado, observador, sensível e profissional de Rachel Jordan é potencializado também por sua formação como artista plástica. Membro da Association of Image Consultants Internacional (AICI), tem especializações em História da Moda, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Comportamento, Etiqueta Social e Corporativa, Análise Cromática. Rachel Jordan estreia este mês (janeiro 2016) como colunista de moda, etiqueta e comportamento do site Mariana Kalil (marianakalil.com.br).

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.