Adora floral, mas fica confusa ao vestir? AMIGA MARI fez um guia para ensinar a usar a estampa!

Desde que me conheço por gente e trabalho com conteúdo de moda – e lá se vão bons 20 anos -, a primavera, por ser a estação das flores, também ganhou a alcunha de temporada das estampas florais. Entra ano, sai ano, as revistas colocam em seus editoriais toda sorte de cores, tamanhos e espécies da flora mundial. E sabe o que é mais incrível nisso tudo? Sempre dá certo! Pelo menos, comigo funciona!  Sou invadida por um espírito mais leve, livre, a fim de levar para o guarda-roupa um pouco desta atmosfera feliz e primaveril (e olha que não sou de estampa!).

Durante muitos anos, a estampa floral esteve associada a um estilo romântico, ultra feminino, delicadíssimo e quase ingênuo. As coisas mudaram muito. Hoje em dia, há florais para todos os gostos e personalidades. Há florais de todas as cores e tamanhos. Há também algumas dicas de como usar para transmitir quem você é e também para disfarçar partes do corpo que não curte muito e realçar aquelas que gosta de deixar mais em evidência. Que tal? Para ajudar em tudo isso,  Amiga Mari entra agora em ação.

Percorri os quilômetros de corredores do BarraShoppingSul, entrei em diversas lojas e fotografei distintas peças florais para apresentar um verdadeiro bê-à-bá desta moda. Sabendo o tipo de floral que você curte, o estilo do seu corpo e a sua personalidade, vai ficar fácil fácil aderir a toda essa alegria de vestir.

Vamos lá!

shoulder5VESTIDO SHOULDER
Vamos começar pelo lado delicado do floral, bem o estilo deste vestido. O que a gente percebe são estampas de traço fino e elegante. É um tipo de peça que cai bem em mulheres mais miudinhas e com uma personalidade mais discreta, reservada.

Não quero dizer com isso que mulheres de estatura mignon só possam usar estampas miúdas e mulheres maiores só possam usar estampas graúdas. Tudo é uma questão de equacionar o seu estilo + ambiente onde a roupa será usada. Exemplo: sou baixinha, delicada, mas tenho uma reunião importante e quero passar uma imagem forte e determinada, ok, Amiga Mari? Ok! Minha sugestão? Opte por estampas florais coloridas e maiores.

Por exemplo?

ellus2CAMISA ELLUS
Colorida e cheia de personalidade, este tipo de peça ajuda a passar essa imagem forte e decidida que você busca. Rola o mouse!

ellus-camisa-patchOLHA O PATCH DE BEIJA FLOR ALI!
Se a ideia for customizar ainda mais a forma como você deseja se apresentar, este patch contribui para mostrar que você não só tem estilo como consegue criar em cima dele!

ellus5-patchPATCHES ELLUS
Com essa febre de patches no ar, opções não faltam para customizar o que você bem entender. Faz parte da turma que olha meio enviesado para o floral, mas gostaria de começar a tentar usar? Por que não aderir aos patches e começar devagarinho? Rola o mouse!

ellus4-patchPATCHES NO JEANS
Olha a alegria que as flores depositam no jeans básico!

Estampas podem favorecer ou destruir o visual e não é porque uma estampa é linda que necessariamente vai ficar bem em mim. Você tem um biotipo grande e curte ser assim? Ótimo! Invista em estampas grandes. Você tem um biotipo grande, mas gostaria de parecer menor? Vá de estampas pequenas? Você tem seios grandes e quer disfarçar? Prefira sempre as blusas e camisas de florais miudinhos – sem esquecer que o decote V é indicado neste caso. Seu quadril é pequeno e você gostaria de aumentar? Vá com tudo em calças e shorts estampados. E vice-versa para tudo isso!

Algumas imagens de peças com florais miúdos que selecionei nas lojas do Barra!

daniel-cassin4CAMISA DANIEL CASSIN

renner3VESTIDO RENNER

daniel-cassin7SHORT DANIEL CASSIN

zara5SHORT ZARA

Devemos seguir o mesmo raciocínio com as estampas que desenvolvemos com a peças lisas, ou seja: estampas de cores intensas e vibrantes chamam mais atenção; estampas escuras são mais discretas. Isso vale também para o tom de fundo das peças estampadas. O escuro sempre vai transmitir mais seriedade; enquanto o claro dará mais a ideia de delicadeza.

zara6VESTIDO ZARA
Um bom exemplo de peça de fundo escuro que passa essa imagem de formalidade e seriedade. Funciona muito no ambiente corporativo. Rola o mouse!

shoulderVESTIDO SHOULDER
Percebe a diferença entre um fundo claro e um escuro? Aqui, o branco passa essa imagem mais romântica e lúdica. É uma ótima peça para momentos de lazer.

A gente tem mania de pensar que só existem dois tipos de roupas florais – aquelas com estampas grandes e aquelas com estampas miúdas. Há porém, um terceiro estilo de estampa a levar em conta (e não apenas em relação aos florais): são aquelas estampas espaçadas, sabe? Olha!

zara3CALÇA ZARA
Escolhi esta calça como exemplo clássico: ela possui estampas pequenas, porém espaçadas. Portanto, cuidado: o fato por si só de a estampa ser miúda não quer dizer que você vai conseguir disfarçar um quadril ou pernas grossas, se esta for a intenção. Por quê: porque justamente este espaçamento entre uma estampa e outra promove um efeito alargador da silhueta.

l-perfume1VESTIDO LANÇA PERFUME
Aqui acontece justamente o contrário: sabe a máxima das listras verticais que contribuem para alongar e parecer mais magra? Neste vestido, o floral cumpre o mesmo papel com perfeição, uma vez que é estrategicamente colocado em forma vertical bem rente aos limites do corpo. Rola o mouse!

l-perfume4SHORT LANÇA PERFUME
Mais do que falava acima: percebe como a estampa ajuda a compor a cintura alta do short? Se a ideia é marcar a cintura, portanto, invista em estampas evidentes nesta região!

Considero shorts em geral um excelente investimento. Shorts jeans, então, nem se fala! Hoje em dia, short vai à praia e à festa – e a onda floral trouxe a estamparia também para essas peças, garantindo ainda mais sofisticação ao então shortinho básico. Se um short floral fica datado e enjoa? Olha, eu não acho. Até porque se trata de uma peça que pode ser usada com blusas e camisas lisas e não está em contato direto com o rosto.

Separei alguns shorts florais que amei!

l-perfume5LANÇA PERFUME
Repara na preciosidade dos bordados. Este short jeans desfila lindamente em qualquer festa de verão! Rola o mouse!

l-perfume-5-detalheMERECE ATÉ UM CLOSE!!

morena-rosa3MORENA ROSA

l-perfume2LANÇA PERFUME

renner4RENNER

A lógica para comprar biquínis é a mesmíssima das roupas: quer disfarçar quadris? Prefira estampas miúdas e juntinhas. Quer alargar? Estampas grandes e espaçadas. Vale também para a parte de cima. Espia só!

farm1farm2BIQUÍNIS FARM COM SUTIÃ OMBRO A OMBRO
A mesma modelo com duas estampas diferentes: a primeira mais miúda; a segunda, maior. Repara só como a ilusão de ótica muda! Ela parece ter mais quadril e busto na segunda imagem, não é?

Deu para compreender melhor a lógica do uso de florais? Deu uma animada para vestir e experimentar o que faz mais o seu estilo? Então, Amiga Mari despede-se com uma vitrine de outras peças florais garimpadas nas lojas do Barra – e com um aviso de amiga: até 31 de dezembro, a cada R$ 300,00 em compras nas lojas do shopping, podemos trocar as notas fiscais por um cupom para concorrer a duas SUV Nissan Kicks e 20 vales-presente no valor de R$ 20 mil reais cada. Os sorteios serão realizados nos dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro (4 vales-presentes por sorteio) e, para encerrar, no dia 02 de janeiro, (2 carros + 4 vales-presentes).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla