“Hygge”, o segredo dinamarquês da felicidade está ao alcance de qualquer uma de nós!

O que é felicidade para você? Para os dinamarqueses, felicidade é atitude – uma atitude simples diante da vida. A constante liderança da Dinamarca na lista de países mais felizes do mundo leva qualquer um a se perguntar, afinal, qual é o segredo dos dinamarqueses? O segredo está no Hygge, um conceito 100% dinamarquês.

Hygge (pronuncia-se hu-ga) é uma palavra dinamarquesa, sem tradução em outra língua, que pode ser interpretada como “aconchego”.  Significa dedicar tempo a algo simples, mas capaz de nos faz realmente feliz, algo que conforta nossa alma e que conseguimos realizar facilmente e com frequência.

Beber um bom vinho, ler um bom livro, assistir ao Netflix, encontrar os amigos, conviver com a família, ficar de pijama em casa no domingo, passear com os cachorros…

bento1120GOSTEI DESSA PARTE

Enfim, realizar coisas prazerosas para as quais muitas vezes nos falta tempo. Hygge é achar tempo para elas – e o mais importante: sem neuroses ou sentimento de culpa. Se perguntarmos a um dinamarquês o que é o hygge, ele responderia que é “sentar em frente a uma lareira em uma noite fria, com um confortável abrigo, uma taça de vinho e o cachorro no colo”.

Helen Russel, autora do livro The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country (O Ano em que Vivemos como Dinamarqueses: Descobrindo os Segredos do País mais Feliz do Mundo, em tradução livre), explica que hygge tem a ver com “ser bom consigo mesmo, passar momentos agradáveis e não se castigar ou se culpar o tempo todo pelos mais variados e banais motivos”.

+MARI KALIL: Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão

A cultura hygge está sendo exportado para outros países – principalmente por meio de restaurantes, cafés e bares de temática escandinava. Nos Estados Unidos, a Hygge West é uma empresa de têxteis e papel de parede cujo objetivo está em canalizar o conceito dinamarquês por meio de desenhos. Em Los Angeles, a Hygge é uma loja que vende os tradicionais pães e doces dinamarqueses.

WithChocolateNHAM NHAM!!

Diz a escritora Helen Russel: “O resto do mundo parece estar se dando conta, gradualmente, de algo que os dinamarqueses sabem há gerações: passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando café com bolo ou cerveja, pode ser bom para a alma”. Resumindo: a felicidade encontra-se nas coisas simples da vida. O segredo, mais do que encontrar tempo, é permitir-se dedicar este tempo a elas.

manaVAMOS PASSEAR?

bento1121NÃO TEM MAIS DESCULPA

Os 10 países mais felizes do mundo, segundo pesquisa de março deste ano, foram Dinamarca, Suíça, Islândia, Noruega, Finlândia, Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Austrália e Suécia – nesta ordem. Os dinamarqueses haviam ficado em terceiro lugar no ano passado, atrás de suíços e islandeses. O Brasil apareceu em 17º lugar no ranking. Os Estados Unidos aparecem na 13ª colocação, a Grã-Bretanha na 23ª, a França na 32ª e a Itália na 50ª.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.