POR AÍ NO BAND MULHER: Coletivos de moda dão visibilidade a grifes gaúchas

Compartilhar. Este é o conceito que toma conta do mercado. Mais espaços e serviços de compartilhamento aparecem, criando grupos de pessoas que se reúnem por um interesse em comum. Agora, em Porto Alegre, o que a gente observa é o crescimento dos Coletivos de Moda, arte e design.

São espaços comunitários, uma casa ou mesmo uma sala, em que grifes gaúchas iniciantes ou mesmo tradicionais, mas que preferem arcar com as despesas de uma forma comunitária, se reúnem para vender seus produtos. Visitei o Coletivo 828 e o Nuvem Movimento Temporário. O 828 é um espaço permanente com várias grifes muito bacanas e autorais. Há desde bolsas e acessórios de decoração feitos com o couro excedente da indústria a acessórios, moda praia, infantil e casual.

O Nuvem é um coletivo temporário e itinerante idealizado pela estilista Greice Antes. A cada ano, ocupa um espaço diferente em Porto Alegre. Desde novembro até o Natal, funciona no segundo andar de uma das lojas da Rua Dinarte Ribeiro. Ali, em duas salas, a gente encontra joias, bijuterias, roupas em couro, bolsas, sapatos… Enfim, o que é super importante: somos apresentados ao trabalho de designers e estilistas gaúchos que não teríamos o privilégio de conhecer se não fosse dessa forma.

A economia compartilhada do espaço permite que a criatividade de todo esse pessoal não fique no ostracismo. Que bom! Este foi tema da minha coluna no Band Mulher e na rádio BandNews FM.

Para assistir, basta clicar na imagem!

mari band coletivos

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.