POR AÍ NO BAND MULHER: Coletivos de moda dão visibilidade a grifes gaúchas

Compartilhar. Este é o conceito que toma conta do mercado. Mais espaços e serviços de compartilhamento aparecem, criando grupos de pessoas que se reúnem por um interesse em comum. Agora, em Porto Alegre, o que a gente observa é o crescimento dos Coletivos de Moda, arte e design.

São espaços comunitários, uma casa ou mesmo uma sala, em que grifes gaúchas iniciantes ou mesmo tradicionais, mas que preferem arcar com as despesas de uma forma comunitária, se reúnem para vender seus produtos. Visitei o Coletivo 828 e o Nuvem Movimento Temporário. O 828 é um espaço permanente com várias grifes muito bacanas e autorais. Há desde bolsas e acessórios de decoração feitos com o couro excedente da indústria a acessórios, moda praia, infantil e casual.

O Nuvem é um coletivo temporário e itinerante idealizado pela estilista Greice Antes. A cada ano, ocupa um espaço diferente em Porto Alegre. Desde novembro até o Natal, funciona no segundo andar de uma das lojas da Rua Dinarte Ribeiro. Ali, em duas salas, a gente encontra joias, bijuterias, roupas em couro, bolsas, sapatos… Enfim, o que é super importante: somos apresentados ao trabalho de designers e estilistas gaúchos que não teríamos o privilégio de conhecer se não fosse dessa forma.

A economia compartilhada do espaço permite que a criatividade de todo esse pessoal não fique no ostracismo. Que bom! Este foi tema da minha coluna no Band Mulher e na rádio BandNews FM.

Para assistir, basta clicar na imagem!

mari band coletivos

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • A primeira vez com chapinha a gente nunca esquece! #coisasdethayla #figurinoband #bandmulher #poatwentyforseven #tudotemumaprimeiravez
  • “Embarcar em uma primeira vez é uma viagem de risco, sem dúvida. Mas não existe certeza maior de que a vida é feita de constantes estreias, ainda que às vezes um bocado atrapalhadas. E teria graça se não fosse assim?” 😉 #felizsemana #novasestreias #tudotemaprimeiravez #livromarikalil
  • A palavra Páscoa (pascae em latim; pésaj em hebraico) significa PASSO. No caso dos judeus, representa a passagem do Mar Vermelho, ou seja, o PASSO da escravidão para a liberdade. Os católicos comemoram a ressurreição de Cristo, isto é, o PASSO da morte para a vida eterna. 
Por isso, nesta Páscoa, desejo de coração que todos nós demos o PASSO. O PASSO que nos faça passar da indiferença à solidariedade; da queixa à busca de soluções; da desconfiança ao abraço sincero; do medo à coragem de voltar a apostar no amor, de recolher as amarguras e recomeçar. Da autosuficiência à compartilhar fracassos e êxitos; de fazer as pazes com nosso passado para que não arruine nosso presente -  e de saber, sobretudo, que nada serve ser luz se não nos propusermos a iluminar o caminho de alguém. Feliz Páscoa!
Feliz PASSO! ♥️🙌🏻✨🐰
  • Blindagem & Proteção ✨🙌🏻🙏🏻
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven