O sumiço do tomate, meu jeito certo de comer caqui e outras frutas de inverno

Estou em busca de tomates. Alguém pode me ajudar a encontrar tomates vermelhos, com gosto de tomate? Sou uma pessoa movida a tomate, minha vida não existe sem tomate. Eu como tomate todos os dias. Tomate cru, tomate com casca, tomate sem casca, molho de tomate, tomate quente, tomate frio, com azeite de oliva, tomate com arroz. Portanto, não pode existir suplício alimentício maior para mim do que chegar à feira, ao supermercado, ao mercadinho da esquina e não encontrar uma abundância de lindos tomates vermelhos, maduros e suculentos.

A questão toda é a época do ano, eu entendi. A maioria dos tomates cresce e tem uma produção melhor no verão, apesar de ser possível cultivá-los na primavera e no começo do outono. Já estamos no final de outono e quase início do inverno. ou seja: natural que os bons tomates tenham se escafedido na região localizada abaixo da linha do Equador.

crying-baby1EU QUERO IR PRA PARIS

Tem um trecho do livro Mulheres Francesas não Engordam do qual gosto demais. Diz assim: “As mulheres francesas e quase todos os amantes da gastronomia deliram quando chega a época dos tomates. A diferença entre um tomate fresco na estação e um tomate de supermercado fora da estação é como a diferença da noite para o dia. Um tomate maduro na estação é, sozinho, uma refeição. O tomate fora de estação faz feio até mesmo no mais simplório dos sanduíches”.

Em compensação está aberta a temporada de uma fruta que amo: caqui.

caqui-fullNHAM NHAM

Assim como o tomate, ele é fonte de licopeno. Soube disso hoje. Durante muito tempo, tive preguiça de comer caqui. É que minha mãe sempre serviu em casa, quando éramos crianças, caqui de sobremesa. Vinha aquela bandeja de caquis, com colher e pratinho para cada um. Abríamos o caqui ao meio e comíamos o recheio com colher. Só que eu cresci, deixei de comer sobremesa e parei de encontrar a hora certa de comer um caqui. Porque vamos e venhamos, praticidade não é lá o forte do bonitão.

Então, um belo dia, abri a geladeira louca para comer um caqui, mas com preguiça de pratinho e colher e tal e pensei: “E se eu comer esse caqui a dentadas, com casca e tudo?”. “Será que pode?, continuei pensando. “Na verdade, se pode ou não pode quem decide sou eu, afinal, a vida é minha e o caqui é meu”, terminei de pensar. E caí de boca no caqui.

almondegas16ABRI A BOCA ASSIM, Ó

Já caíram de boca em um caqui com casca? Não estou falando nenhuma novidade, é isso? Não caíram? Pois, caiam! É outro gosto, é outra fruta. Comer às dentadas um caqui com casca é uma das melhores experiências com frutas que já tive. Aprendi também que é possível retirar a casca do caqui fazendo exatamente o mesmo procedimento que realizamos com o tomate. Ou seja, mergulhando na água quente por pouco tempo. Caquis e tomates têm mais semelhanças do que a gente imagina, vai dizer?

+MARI KALIL: Da série de desaforos do Bento à sopa de legumes de Mireille Guiliano

E antes que o animal venha dar o ar da graça afirmando que este blog é um desserviço e que eu uso meu tempo que julgo ser precioso para lamentar a falta de tomates e ficar discorrendo do tamanho da boca aberta para comer caqui, venho por meio desta deixar uma listinha das frutas típicas de outono e inverno. Tudo para que você, querida leitora, não fique procurando no supermercado ou na feira por algo que não vai encontrar – e aproveite a estação fria para saborear as frutas de inverno.

baby-kiss1NÃO SOU UM AMOR?

Anotem!

1 – Limão ( só para temperar, claro).
2 – Romã (só viajando para Israel, claro).
3 – Morango (não consigo gostar).
4 – Laranja (do céu, de preferência. E se alguém descascar pra mim.)
5 – Maçã (Fuji é a melhor variedade).
6 – Bergamota (o inverno é mais feliz porque ela existe).
7 – Pera (devoro com prazer, mas corto em pedaços porque não gosto de me babar).
8 – Uva (corto em mini cachinhos e deixo na geladeira para ir pegando).
9 – Graviola (nunca comi, não sei que cara tem e nunca encontrei na região sul do país).
10 – Pinhão (quentinho na beira da lareira e a dieta se foi ladeira abaixo).

Ahhhhhhh!!FALA DOS BENEFÍCIOS DE CADA UMA DELAS MARIANA

Ah, não! Isso já é demais! Eu já estou feito uma morta viva, lutando contra mim mesma, tomando uma lata de RedBull, tentando ficar acordada e escrevendo depois de uma noite péssima – com o sofá ali na sala me chamando, e eu fazendo de conta que ele não está falando comigo – e daí aparece esta pessoa dizendo o que eu devo e o que eu não devo falar no meu próprio blog?

olivia10ELA SÓ QUER TE AJUDAR

Não, isso não é ajuda. Isso é tortura. Imagina agora eu ter que parar tudo para pesquisar os benefícios de 10 frutas?

olivia10ISSO É O QUE TODOS OS SITES FAZEM

Eu acho que s queridas leitoras podem escolher da listinha de 10 que eu apresentei quais são as frutas que elas curtem. Então, elas se despedem de mim e vão pesquisar em todos os outros sites da internet. Não é assim que funciona?

bento1121QUANDO EU DIGO QUE ESSE BLOG É UM DESSERVIÇO, ELA BRIGA COMIGO

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. Oi Mari, acompanho o blog diariamente. Sou do interior e aqui a gente come o Caqui a dentadas mesmo, com casca e tudo, uma delícia. Confesso que nunca havia pensado em comer de colher não. Beijos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada
  • Dia de esquentar a cuca. No bom sentido, claro 👌🏻#chapeu #frio #invernogaucho