Spekulaas Wafel, o biscoito holandês com 7 especiarias e delicioso como o irmão stroopwafel!

Cravo, canela, noz moscada, gengibre, coentro, erva doce e cardamomo. Juro que não acreditei quando olhei o rótulo do Spekulaas Wafel e constatei que ele era constituído de todas e tantas especiarias. Tive que comprar e experimentar – até porque é o biscoito holandês irmão caçula de um outro biscoito holandês que eu amo de paixão e já fiz um sem número de declarações de amor aqui no site: o Stroopwafel.

Porém, atenção!

stroopwafelUMA COISA É UMA COISA…
O stroopwafel, em tradução livre, significa “waffle com calda”. Trata-se de um biscoito formado por duas finas partes de massa em formato de disco e unidas por uma espessa calda que lembra a doçura do caramelo.

OUTRA COISA É OUTRA COISA!
O spekulaas wafel não possui recheio e o sabor é mais forte e marcante, já que conta com sete especiarias na receita.

Spekulaas ou spekulatius é o segundo biscoito mais consumido da Holanda. Trata-se de um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia belga e holandesa e em parte da Alemanha. A massa das spekulaas cresce muito pouco, porque só contém um pouco de levedura química. Exatamente por isso, ele apresenta uma estrutura mais compacta. Traduzindo para o bom “marianês”, faz croc croc croc croc!

Olha!

spekulasComprei até um pratinho lindo na Compañia del Oriente para servir aqui em casa com chá gelado e café! Sim, importei do Brasil uma caixinha para minha temporada aqui no Uruguai. Só esta revelação já demonstra o quanto ele faz parte inseparável da minha vida.

As especiarias usadas para fazer o spekulaas são a principal característica do biscoito. Dá pra ter uma ideia de como a união de cravo, canela, noz moscada, gengibre, coentro, erva doce e cardamomo provocam uma composição de sabor e aroma bem marcantes, vai dizer? Sem falar nos benefícios de todas essas especiarias para a saúde. A maioria já ganhou post próprio aqui no site!

Cravo
Contém boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, ferro, selênio e magnésio. Além disso, possui boa quantidade de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e betacaroteno
Canela
Apresenta como principais nutrientes o cálcio, o manganês e as fibras. É uma ótima fonte de cálcio o que é benéfico para os ossos e para os músculos, que necessitam do mineral para se contraírem.

+MARI KALIL: A torta de maçã com stroopwafel da Elis é daquelas delícias para a vida

Noz moscada
Tem várias propriedades medicinais que a tornam um ótimo remédio natural para muitas doenças. Também é um estimulante, sedativo e relaxante com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.
Gengibre
Possui ação bactericida, desintoxicante, atua nos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, além de acelerar o metabolismo, queimando aquela gordurinha indesejada.

dsc_0943SPEKULAAS WAFEL: SETE ESPECIARIAS EM UM SÓ BISCOITO

Coentro
É conhecido por seus benefícios de desintoxicação de metais pesados do corpo. Os metais pesados estão ligado a muitos problemas de saúde, incluindo câncer, doenças do coração, a deterioração do cérebro, problemas emocionais, doença renal, doença pulmonar e ossos fracos.
Erva doce
Pode ser usada para controlar a pressão arterial. O seu consumo também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

+MARI KALIL: Sete maneiras de comer e servir stroopwafel, este divino e tradicional biscoito holandês

Cardamomo
Auxilia na produção de saliva e na desintegração adequada das partículas de alimento. As fibras alimentares presentes na especiaria auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a prisão de ventre. Contém vários óleos voláteis, que ajudam na prevenção de gases e inchaço.

spekulas1SERVIDAS?

apontando_para_baixo_0111ESPIA AQUI
Onde encontrar na sua cidade!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Deprimida sem motivo! 🤣🙌🏻🙏🏻♥️
  • 26/12/1993, PUC-RS, Bacharel em #jornalismo e uma frase de #paulofrancis que sempre me guiou: “Crítica não é raiva. É crítica. Quem ofende os leitores é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom às vezes é sarcástico. Pode ser desagradável, mas é, insisto, uma forma de respeito”. #tbt #throwbackthursday #quintafeiradoretorno #quintafeiradoretrocesso
  • A gente volta das férias assim! 💙 #lardocelar #gremio #campeaorecopa
  • Milanesa con huevo, papas y sin filtro 👌🏻🍳🍟 #despedida #fimdeferias 😢
  • Uma grata surpresa em Punta: Club de los Balleneros. Lugar lindo, restaurante maravilhoso e pet friendly. Precisa mais!? 🌞🙌🏻🐶♥️
  • Amizade: precisa mais!? Gracias por un verano más @jubassani ♥️ #tamojunto #puntadeleste