Por que você não deve ceder aos apelos de cães e gatos por doces e chocolate

Cientistas afirmam que, em geral, os gatos não se interessam por doces. A preferência do gato é o sabor da proteína animal.

– Os gatos, apesar de terem sido domesticados, continuam sendo carnívoros restritos e não consumem doces porque não têm capacidade de sentir esse sabor – explica a médica veterinária Bárbara Benitez.

De acordo, com a revista Scientific American, a causa é um gene. Os felinos, inclusive leões e tigres, não têm uma parte do DNA que existe no gene Tas1r2, o qual é responsável por gerar proteínas que formam os receptores de doces (localizados na língua dos gatos). Por isso, os felinos são percebem o sabor doce como humanos e outros mamíferos.

chocolate-catGATOS & DOCES: ELES NÃO TÊM CAPACIDADE DE SENTIR O SABOR

– Os tutores sabem que olfato e tato de seus gatos são mais apurados, mas talvez não saibam que o paladar dos bichanos seja mais restrito. Saber disso ajuda até no manejo alimentar. O dono deve oferecer alimentos elaborados com fontes de proteínas de origem animal e sempre evitar doces, que podem causar obesidade e diabetes.

Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães, como enfatiza o médico veterinário Marcello Machado:

– O açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e a rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal – comenta.

Segundo o veterinário, os tutores não devem oferecer doces em barras, sejam caseiros ou industrializados, e, principalmente, chocolates.

– O chocolate é tóxico para cães e também para gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos, diarreia e convulsões – alerta

cachorro_doceCÃES & DOCES: COMBINAÇÃO QUE PODE GERAR INTOXICAÇÃO

Mas os cães podem consumir doce? Sim, desde que seja de uma fonte natural.

– Se o tutor pretende oferecer sabores adocicados para os cães, pode optar por frutas, como mamão e maçã, e vegetais, como cenoura e batata-doce. Esses ingredientes, inclusive, já fazem parte da composição de algumas rações, que contêm a quantidade balanceada desses ingredientes.

Os cães possuem menos papilas gustativas do que o ser humano. Então, seu melhor amigo não sente com tanta intensidade os sabores. O homem tem 9 mil papilas gustativas, enquanto os cães têm, aproximadamente, 1706 apenas, finaliza o veterinário.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Festa junina na escola. 😂😂😂 #bento #xerifecaipira #matusa #18years
  • Volta pra casa ao amanhecer. 🙌🏻✨ #ontheroad #goodvibes #mondayiscoming #bomdia
  • Repórter Gorducha sem filtro. 🐶❤️ #sunday #fimdeferiado #fazendatapera
  • Bakasana (Crow Pose; Pose do Corvo) é uma postura de equilíbrio em que nos erguemos acima de nossas limitações percebidas. Assim como um passarinho que tem todas as ferramentas para o vôo, mas duvida da sua força e habilidade, Bakasana muitas vezes pode trazer dúvidas e medos. Aos poucos, porém, nós respiramos e começamos a confiar em nós mesmos. Quando cultivamos a força interior central, não temos de confiar apenas em nossas experiências periféricas para nos guiar. Podemos aprender a confiar em nossa voz interior, nossa intuição, em vez de olhar apenas para o que está disponível externamente. Bakasana é uma postura de yoga projetada para aprimorar a voz interior. Quando a praticamos, somos guiados a confiar em nosso espaço de força interna para que os obstáculos - muitas vezes, o braço e a força do pulso - tornem-se secundários. Assim, podemos voar para dentro do que há de mais profundo em nós. 🧘🏻‍♀️✨🙏🏻 #diainternacionaldoyoga #yoga #yogaposes #yogalife
  • Há entre nós algo melhor do que um amor: uma cumplicidade. @chico_sperotto 💕#loveu #fazendatapera #horamagica #semfiltro
  • Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. ✍🏻Henfil. #camelia #fazendatapera