Por que você não deve ceder aos apelos de cães e gatos por doces e chocolate

Cientistas afirmam que, em geral, os gatos não se interessam por doces. A preferência do gato é o sabor da proteína animal.

– Os gatos, apesar de terem sido domesticados, continuam sendo carnívoros restritos e não consumem doces porque não têm capacidade de sentir esse sabor – explica a médica veterinária Bárbara Benitez.

De acordo, com a revista Scientific American, a causa é um gene. Os felinos, inclusive leões e tigres, não têm uma parte do DNA que existe no gene Tas1r2, o qual é responsável por gerar proteínas que formam os receptores de doces (localizados na língua dos gatos). Por isso, os felinos são percebem o sabor doce como humanos e outros mamíferos.

chocolate-catGATOS & DOCES: ELES NÃO TÊM CAPACIDADE DE SENTIR O SABOR

– Os tutores sabem que olfato e tato de seus gatos são mais apurados, mas talvez não saibam que o paladar dos bichanos seja mais restrito. Saber disso ajuda até no manejo alimentar. O dono deve oferecer alimentos elaborados com fontes de proteínas de origem animal e sempre evitar doces, que podem causar obesidade e diabetes.

Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães, como enfatiza o médico veterinário Marcello Machado:

– O açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e a rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal – comenta.

Segundo o veterinário, os tutores não devem oferecer doces em barras, sejam caseiros ou industrializados, e, principalmente, chocolates.

– O chocolate é tóxico para cães e também para gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos, diarreia e convulsões – alerta

cachorro_doceCÃES & DOCES: COMBINAÇÃO QUE PODE GERAR INTOXICAÇÃO

Mas os cães podem consumir doce? Sim, desde que seja de uma fonte natural.

– Se o tutor pretende oferecer sabores adocicados para os cães, pode optar por frutas, como mamão e maçã, e vegetais, como cenoura e batata-doce. Esses ingredientes, inclusive, já fazem parte da composição de algumas rações, que contêm a quantidade balanceada desses ingredientes.

Os cães possuem menos papilas gustativas do que o ser humano. Então, seu melhor amigo não sente com tanta intensidade os sabores. O homem tem 9 mil papilas gustativas, enquanto os cães têm, aproximadamente, 1706 apenas, finaliza o veterinário.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.