Se você, seu produto ou sua empresa deixassem de existir, alguém sentiria falta?

A provocação é profissional, mas mexe pessoalmente com todo mundo. Até que ponto o que você faz em seu emprego ou o produto/serviço que você vende fazem falta? Se você fosse demitido hoje ou o seu produto sumisse do mercado seriam facilmente substituídos? A resposta positiva é preocupante e aponta para a próxima pergunta: você já pensou em fazer algo diferente para criar seu próprio nicho e diferenciar-se da maioria?

Eu penso muito nisso. De apenas mais um e profissional básico, generalista, o mercado está cheio, e pior, com ou sem emprego. Só pra lembrar que o Brasil tem hoje 11,4 milhões de desempregados, o que equivale à população da cidade de São Paulo. Em média, cada desempregado está levando oito meses para voltar a ter sua carteira assinada.

Bom, de primeira você já sabe que para ter cauda longa no mercado é preciso ser único, mas isso não basta. Mesmo que você ou seu produto sejam diferenciados, precisam ter valores. E eu não me refiro a preço. O que vai te tornar admirado ou só mais um na multidão é a alma do que você faz ou vende.

“Você tem que fazer sentido para a empresa ou mercado onde está inserido”.

abrace-esse-conceito-na-sua-loja-virtualprint2-1443553398444_600x400COMPARTILHE SUA HISTÓRIA: AS PESSOAS CONSOMEM MAIS DO QUE APENAS O PRODUTO QUE COMPRAM

As pessoas consomem, de um modo geral, mais do que o produto que compram. Querem o conceito por trás do objeto ou da pessoa. Já parou pra pensar o que faz alguém que você não conhece te seguir nas redes sociais? As pessoas querem saber o que você faz, pensa, quem você admira, o que você recomenda e, é claro, que tipo de ensinamento você transmite. Alguma característica sua chamou a atenção daquele que te segue. Tente descobrir o que seria. Já é um começo para você se reconhecer como referência em alguma coisa.

+LU BEMFICA: Desafio: você consegue dizer quem é em apenas cinco palavras?

Pessoas admiram quem está por trás das marcas, querem se aproximar, interagir. Eu não me contento em seguir as empresas do Abílio Diniz. Eu sigo o Abílio porque quero saber mais sobre ele: suas opiniões, suas frases, seu modo de vida.

DNA-1TRANSMITA O SEU DNA E DIFERENCIE-SE: NÃO EXISTEM DUAS PESSOAS IGUAIS

Só quem se conhece, quem é fiel aos seus propósitos, quem sabe se definir em cinco palavras, vai chegar com sucesso a algum lugar. Se você conseguir transmitir o seu DNA no que faz, certamente vai conseguirá ser notado por um motivo muito simples: não existem duas pessoas iguais a você. Estude, melhore, ganhe conhecimento. Essa bagagem é só sua e tudo o que você aprender tendo um objetivo claro, sabendo o que quer fazer, vai te tornar um profissional melhor e mais preparado. Boa sorte!

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

2 Comentários
  1. Oi, trabalhei durante 14 anos numa empresa. Era responsavel pela confecçao de produtos para a divulgação de raças bovinas. Ha 2 anos atras me demiti. Fico muito feliz quando meus antigos clientes ,que compravam os ´produtos, me contatam , querendo encomendar artigos comigo. Apesar de existir hoje outra pessoa responsavel por este setor,ate mesmo os funcionarios da minha antiga empresa seguem comprando comigo.
    Entao realmente acho que fiz e continuo fazendo a diferença, consegui imprimir a minha marca.

  2. Mônica, esta é a mensagem do post. Imprimistes a tua marca pessoal e ganhou a preferência dos clientes mesmo fora da empresa. Cuide do teu patrimônio, busque conhecimento e vais manter o teu diferencial onde quer que estejas. Adorei!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Faz cara de palestrante, Mariana! 😂😂 Repost from @assessoriafotografica Mariana Kalil durante  a #fbv17 – Feira Brasileira do Varejo
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira
  • Olivia ♥️
  • Ele é capa de revista! Parabéns @carloseduardosperotto! Sou testemunha diária da tua máxima dedicação à terra! Prêmio merecido! #gentedocampo #dalechiquinho #peludinhosorgulhososdopai 🔝🔝🔝