MARI KALIL: Rosa salmão é a cor que melhor representa a mulher do século 21

Pantene decretou, mas a regra colou até por ali. Por mais que o rosa quartz tenha sido celebrado como o tom de rosa das últimas estações, é o primo próximo dele, um tom mais alaranjado, que tomou de assalto a indústria da moda, da beleza e até da gastronomia. Um simples olhar ao redor e está comprovada a tendência do rosa salmão como protagonista. Chique como ele só! Campanhas publicitárias, roupas, revistas, maquiagem, utensílios domésticos, embalagens… Tudo, tudo, tudo tem como semelhança a mesma tonalidade.

The Cut, o site feminino da The New York Magazine, logo identificou a tendência e tratou de publicar uma reportagem que mostra o investimento forte de publicitários e designers gráficos nesta tonalidade sob o título “por que os millennials adoram esta cor?”. Na reportagem, a jornalista Véronique Hylandanalisa analisa o fenômeno e reflete sobre a enorme quantidade de produtos dirigidos a uma parcela específica da população mundial: mulheres entre 25 e 40 anos com bom poder aquisitivo e gosto pelas artes em geral.

Conclusão: aquele rosa forte, o pink, tão associado à boneca Barbie, a perfis como de Paris Hilton e a uma certa infantilidade, perdeu interesse nesta parcela de consumidoras. Uma pesquisa da Universidade de Harvard comprovou que as mulheres reagem negativamente ao rosa por considerá-lo uma referência óbvia ao feminino. Querem algo mais moderno e contemporâneo. É aí que entra o rosa salmão, mais neutro e elegante.

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No universo da moda, ele reina em terrenos variados: no logotipo de Acne Studios, nas sacolas de liquidação, em campanhas publicitárias. No mundo editorial também. É o tom eleito para colorir capas de livros, revistas e sites femininos, como Sweetbitter, o romance de Stephanie Danler, que ganhou destaque mundial como uma das novas vozes da literatura feminina; no livro Girlboss, da diretora da Nasty Gal; na edição em espanhol do livro de Virginia Woolf e no design de revistas independentes, como Kinfolk, Blend e Animae.

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A beleza não ficou de fora. Glossie, Chloé, Burberry, Lord & Berry, M.A.C lançaram produtos e embalagens com referência ao rosa salmão. A sul-coreana Miin chegou a pintar todas as suas lojas com a cor.

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Até cigarros japoneses entraram na moda, além de cervejas de produção artesanal, vinhos e chás. O rosa do século 21 tornou-se, sem dúvida, o preferido dos designers de embalagens gourmet para o público feminino. O marketing apropriou-se de vez desta cor para seduzir as consumidoras a passarem felizes seu cartão de crédito pela maquininha e levar este universo rosa salmão para casa.

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Dá uma espiada na galeria e veja se o rosa salmão não é pura inspiração na hora de se vestir! Ah, e me segue lá no Instagram clicando aqui: @MARI_KALIL

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Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

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