Cadeira rouba vidas

Dia desses perguntaram se eu já tinha parado para pensar quanto tempo passo sentada. Não preciso dizer que é algo que nunca esqueço. Sei cada minuto que passo sentada – e isso é algo que me angustia bastante.

MULHER PANICÉ TEMPO DEMAIS

Cadeiras já foram considerados itens de luxo. Hoje estão mais para um mal necessário, sobretudo no trabalho. Passamos pelo menos oito horas por dia (pelo menos!) sentados.  Há dados alarmantes sobre esse hábito. O primeiro data da década de 1970, quando o médico sueco Alf Nachemson realizou um estudo e concluiu que,  quando a pessoa está sentada, sua coluna recebe 40% mais pressão do que quando está de pé.

mulher-doidissima-300x187QUARENTA POR CENTO!

A conclusão da pesquisa há mais de 40 anos foi algo revolucionário. Hoje é uma obviedade: sentar faz mal para a coluna. E por uma matemática bem simples: quando estamos de é, os pés e pernas sustentam o peso do corpo. Quanto estamos sentados, este trabalho sobra para a coluna e a bacia. Por mais confortável que seja a cadeira, não tem jeito: as costas sofrem.

mulher-com-vergonhaEU QUE SEI

Para piorar ainda mais, quem trabalha na frente do computador (meu caso) acaba adotando posturas erradas depois de algumas horas. Tende a jogar o corpo para frente e se aproximar da tela, o que aumenta a pressão sobre os discos vertebrais e sobrecarrega ainda mais a parte posterior da coluna, provocando dor lombar, no pescoço e entre as escápulas.

mulher-com-celular-na-boca1EU QUE SEI

Para piorar um pouco mais ainda, as costas não são a única vítima. Uma pesquisa feita com 220 mil pessoas pela Universidade de Sidney, na Austrália, constatou que quem passa 11 horas por dia sentado tem 40% mais chance de morrer (independentemente da causa) nos próximos três anos, comparado a quem fica apenas quatro horas por dia sentado.

hysteria10EU VOU MORRER!!!

Para piorar mais e mais, esse risco aumenta mesmo se a pessoa estiver em forma e praticar atividade física. Resumindo: nada adianta passar o dia sentado trabalhando e depois sair correndo para malhar.

Angry-woman-and-laptopESTOU À BEIRA DA MORTE!!!

bento1PARA LOGO COM ESSE TORMENTO

mulher-na-tpm-267x300COMO?!

olivia10TROCA DE EMPREGO

mulher com raivaFAÇO O QUÊ?!!

bento1VIRA PASSEADORA DE CÃES

thinking-woman_12NÃO É QUE É UMA BOA IDEIA?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.